Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Depois de ouvir múltiplas hipóteses (grande parte contraditórias), também já li vários posts aqui, mas alguns são antigos e o mercado está sempre a oferecer alternativas melhores. Por isso peço a vossa ajuda para este problema

Quero remodelar uma moradia pequena (50m2 no rc/ + 50m2 no 1º andar), em Stª Mª da Feira, num local perto do rio e já por si húmido

A moradia é dos anos 50 e não tem outro tipo de humidade que não seja por capitalização, vinda do terreno. Está "plantada" no meio de um quintal e a meia cana que tem no exterior, para "conduzir a agua" foi inútil . Tem a tal meia cana em 2 paredes e noutras 2 não, No interior todas as paredes estão estragadas de igual modo.

Pergunta: que materiais usar, quer no interior quer no exterior? Claro que procuro a solução que seja o mais económica possível mas que seja minimamente duravel
    (A opção capoto no exterior está fora de hipótese - um familiar optou por isso e passados 2 anos a humidade já estava nas paredes de gesso cartonado, interiores, outra vez ... )
    Muito obrigada
    junto foto das paredes exteriores (2 têm aquela meia parede de pedra e outras 2 não) Parede a sul é a mais estragada. Por dentro, a humidade e salitre está igual em todas as paredes
      paredeInterior.jpg
      parede_sul.jpg
      parede_nascente.jpg
  2.  # 2

Colocado por: Teresa Pintocapitalização
    capilaridade
  3.  # 3

Colocado por: Teresa Pintoque materiais usar, quer no interior quer no exterior?
    abrir umas valas em toda volta da casa, impermeabilizar a parede, meter drenagens em condições. escoar essa água para longe da casa
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  4.  # 4

Colocado por: Teresa Pinto(A opção capoto no exterior está fora de hipótese - um familiar optou por isso e passados 2 anos a humidade já estava nas paredes de gesso cartonado, interiores, outra vez ... )
    o capoto é para outros problemas, não para tratar humidades ascendentes. se o seu familiar usou capoto para tratar deste tipo de humidade foi mal aconselhado e deitou € ao lixo. mas tem uma casa mais quente.... vestiu um casaco por causa de uma dor de dentes.
    Concordam com este comentário: bettencourt
  5.  # 5

quanto â humidade por capitalização LOL ;)) ... foi a agua, as condições para proliferação de fungos e materiais do século passado a capitalizar com juros os estragos ao longo de quase 70 anos :))))

Colocado por: antonylemosbrir umas valas em toda volta da casa, impermeabilizar a parede, meter drenagens em condições. escoar essa água para longe da casa

Mas a casa, como disse já tem a meia cana (acho que é esse o termo ... não percebo nada de engenharia ... nem por osmose nem por capilaridade ;)) e isso não resultou . Colocar tela asfaltica na tal meia cana poderia ajudar ? (foi uma das sugestões que me deram)

O que aconselha para impermeabilizar a parede exterior e o que fazer na interior?

Muito obrigada
  6.  # 6

Colocado por: Anonimo18072022ANo exterior parece-me (á distância) nítida falta de qualidade dos materiais usados ou técnicas abordadas às circunstâncias do local.

No interior já analisou a falta de ventilação e/ou isolamento deficiente?

Muito obrigada pelo comentário. Como referi a casa tem cerca de 70 anos (anos 50 do século passado ... materiais e técnicas do outro século ;))

Para além de validar o que eu já sei sobre o capoto, tem alguma sugestão para o caso ?
    Grata pela atenção
  7.  # 7

Assim pelo aspecto das fotos,vejo inúmeras rachadelas na fachada,que de certeza causa infiltração de humidades,e no estado que a pintura está só piora..
    Se for essa a causa o capoto era uma boa solução.
  8.  # 8

Colocado por: Teresa PintoMas a casa, como disse já tem a meia cana (acho que é esse o termo ... não percebo nada de engenharia ... nem por osmose nem por capilaridade ;)) e isso não resultou . Colocar tela asfaltica na tal meia cana poderia ajudar ? (foi uma das sugestões que me deram)

O que aconselha para impermeabilizar a parede exterior e o que fazer na interior?
    colocar tela na meia cana??? se o problema for apenas a humidade ascendente já lhe expliquei o que deve fazer. use a tela asfaltica na parede esqueça a meia cana.. quem sugeriu isso percebe tanto disso como vc.
  9.  # 9

Colocado por: antonylemosesqueça a meia cana..

mas ela está lá desde sempre (1950) .
    Elimino-a? melhora.a? mas como ? ou ??
    obrigada pela ajuda :))
  10.  # 10

Colocado por: ****abre uma vala em todo o perímetro da habitação, lava bem a parede , aplica uma tela ou algo similar , em seguida faz um dreno com géotextile e brita .
    Interiormente pode levantar o pavimento e impermeabilizar , paredes idem , vá ao tópico da Schluter sobre o salitre.

Muito obrigada. a sua parece-me ser a solução mais valida até agora :))
    A vala é fácil, aproveitando a meia cana que existe.
    tem alguma especificação que possa dar? a quantos metros das paredes, que profundidade? revestida a quê (dreno com géotextile e brita )?
    Estive no site da Schluter e vou ligar-lhes amanhã . Tem algum conselho da sua experiência com os materiais deles?
    Mais uma vez obrigada
  11.  # 11

Colocado por: ****-Vala abrir em todo o perímetro ,da casa até apanhar a base da fundação.

Excelente explicação. MT obrigada :)
    Para a parede exterior (acima do nível da terra) recomenda algo especifico,, para além de lavar e tratar da fissuras ?
  12.  # 12

Colocado por: ****Caso tenha disponibilidade financeira , mude as janelas e aplique isolamento térmico etics , pode descer com o mesmo , um pouco mais abaixo do nível do terreno.

Sim ,as janelas e portas vão ser mudadas. que isolamento ETICS (sendo que capoto não funcionou noutra casa ao lado que tinha problemas iguais)
    MT obrigada
  13.  # 13

Colocado por: ****Não funcionou , porque estamos a falar de casas com problemas e patologias diversas

Neste caso isso não é verdade, por isso capoto não resulta. Muito obrigado de qq modo . Os posts anteriores foram muito uteis :)
  14.  # 14

Colocado por: ****no final quem perde é você, nem sei porque pergunta .

Perguntei pq não sabia. E agora já sei graças ás suas respostas que muito agradeço.
    E claro que iria perder na minha casa, caso lhe colocasse capoto, como foi colocado na casa ao lado.
    Volto a renovar os meus agradecimentos quantos ás suas recomendações que considerei muito validades ou seja todas menos a do ETICS .
    Se tiver alternativa pf diga :)
  15.  # 15

oh se sei, Mas neste caso é só para minimizar. resolver custava uma casa nova :)
  16.  # 16

Devia contratar uma empresa da área ou um engenheiro
    A intervenção será distinta na várias zonas da casa
  17.  # 17

Colocado por: Teresa Pintooh se sei, Mas neste caso é só para minimizar. resolver custava uma casa nova :)

Nem sempre é uma verdade absoluta!
  18.  # 18

Colocado por: Teresa PintoNeste caso isso não é verdade,
    não é verdade porque vestiram uma camisola para resolver um furo nas galochas
  19.  # 19

Colocado por: Teresa PintoE claro que iria perder na minha casa, caso lhe colocasse capoto, como foi colocado na casa ao lado.
    o ETICS não é para resolver humidades ascendentes.. é para resolver problemas de térmica... No seu caso nesse tipo de casa, seria uma mais valia. não adianta apenas mudar janelas.
  20.  # 20

Teresa, explicado por miudos. Na realidade tem diversos problemas não haverá uma solução que resolva todos os seus problemas. Terá que 'fazer' difrentes correções para ir resolvendo os difrentes problemas.
    Problema 1 - capilaridade
    É executar a tal vala (a que o **** refere), criar dreno e isolar com tela desde o nível das fundações
    Problema 2 - térmica
    É executar com o sistema ETICS (capoto) para isolar térmicamente a sua casa.

Só uma dás soluções não será suficiente. No fundo é isso que lhe estão a dizer

0.0258 seg. NEW