Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde, eu e a minha mulher estamos interessados em comprar e construir moradia (100 m2 +/-), mas desconhecemos o processo e as obrigações que isso implica, por isso venho aqui pedir ajuda a quem tem esses conhecimentos, e desde já agradeço o tempo que disponibilizarem.

    Moramos na zona de Viseu, e estamos á procura de terreno que custe na ordem de os 20 000 euros, como é obvio vamos ter que afastar um bocadinho do centro mas não é isso que está aqui em questão, vamos usar esse valor como base para termos uma noção das taxas a pagar.

    1º passo encontrar 1 terreno e ver se tem condições (saneamento/electricidade/inclinação) para construir certo?
    2º passo consultar o PDM para saber se e como podemos construir?
    3º passo comprar o terreno, usando os 20 000 euros como exemplo que taxas temos a pagar?

    Temos muito mais perguntas isto é so para começar.

    Obviamente que antes de fazer seja o que for, ainda vamos tentar esclarecer o resto das dúvidas e definir o orçamento para a construção para saber se temos condições para avançar ou não, neste momento queremos mesmo é saber o processo e as taxas/impostos que vamos ter que pagar para tornar isto possivel.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Colocado por: oliveira213º passo comprar o terreno, usando os 20 000 euros como exemplo que taxas temos a pagar?

    Não é preciso nenhum solicitador.
    Paga 6.5% de IMT (1300€), e 0.8% de Imposto de selo (160€) mais os custos da escritura e registo 300€ mais coisa menos coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oliveira21
  3.  # 3

    Obrigado, já agora, tenho visto alguns terrenos em que as pessoas que vendem dizem que é para construção de moradia em banda, tipo este:

    "Lote com 205m2 para Construção de Moradia em Banda. Infra-estruturas Realizadas, Bons Acessos, Excelente Exposição Solar."

    O que é que isto significa? que não posso construir uma moradia unica aí?
  4.  # 4

    Colocado por: oliveira21Obrigado, já agora, tenho visto alguns terrenos em que as pessoas que vendem dizem que é para construção de moradia em banda, tipo este:

    "Lote com 205m2 para Construção de Moradia em Banda. Infra-estruturas Realizadas, Bons Acessos, Excelente Exposição Solar."

    O que é que isto significa? que não posso construir uma moradia unica aí?
    Certo, tem de ser "coladas" umas às outras
    Concordam com este comentário: Picareta
  5.  # 5

    Com 20 000 euros em Viseu procure nas aldeias aí a 5 kms da cidade.
  6.  # 6

    Sim é uma opção, mas mesmo assim talvez tenhamos que aumentar o orçamento do terreno para os 30 000.
    Outra questão, como funciona a questão da electricidade e saneamento? Por exemplo o construtor faz a ligação dentro dos limites do terreno e a câmara faz o resto?

    Outra questão, se comprar 1 terreno que não é completamente liso, posso mandar "alisar" o terreno? ou o meu projeto tem que considerar essas irregularidades? Se poder "alisar" que custos teria para além da mão de obra para tal? Teria que involver a Câmara nisso?
  7.  # 7

    Colocado por: oliveira21O que é que isto significa?

    Significa que é um lote de um loteamento, onde as regras e capacidade construtivas já estão definidas, tem que as consultar na Câmara. Em Viseu não há necessidade de se meter nisso.
  8.  # 8

    Boa noite a todos,

    Tenho acompanhado este fórum com regularidade e nós estamos a pensar em mudar. E construir a casa seria uma possibilidade.
    O custo de construção e toda a burocracia depende da zona?
    Existe alguma diferença entre ter o terreno e pedir empréstimo para construção ou pedir por tudo?
    Vendi o meu apartamento aproveitando a situação de mercado e penso que cnstruir uma moradia seria uma hipótese.
    Pelo que vi através de uma amiga, muito depende do projecto e dos materiais. Só?

    Cumprimentos.
  9.  # 9

    Colocado por: JoaoMJ23O custo de construção e toda a burocracia depende da zona?
    sim, mas tb deve ter em conta e perceber que se existe uma grande diferença entre o preço construtivo de um e de outro o mais barato vai ter de 'manobrar ' para ganhar dinheiro. neste caso quem perde é vc, principalmente na qualidade do produto final, mas tb o mais caro não quer dizer que seja melhor por isso. pode ser como o primeiro ms inflacionado... terá de pesquisar

    a burocracia sim, depende da CM


    Colocado por: JoaoMJ23Existe alguma diferença entre ter o terreno e pedir empréstimo para construção ou pedir por tudo?
    existe, se pedir para tudo vai pedir mais dinheiro.


    Colocado por: JoaoMJ23Pelo que vi através de uma amiga, muito depende do projecto e dos materiais. Só?
    não só, mas também. atenção que embora aproveitou o atual mercado para vender, tb vai ter de aguentar com o atual mercado para construir. Neste momento os preços da construção estão bastante inflacionados.

    mas pegando na questão, sim, um bom projecto, contido e bem documentado é essencial para poupar dinheiro. Não deve poupar nesse planeamento se o objectivo for reduzir os custos da construção.
  10.  # 10

    Obrigada pelas respostas. Pois, a nossa intenção seria pedir empréstimo para construção apenas. Vimos alguns terrenos fora da zona que moramos (Sintra). Gostámos muito de Mafra e livraríamos do IC19 e 2ª Circular em termos de deslocações. O meu pai é serralheiro e seriam aspectos com que iria estar confortável. Tendo em conta que teria um lucro de 110m com venda de imóveis o nosso pensamento parece ter pernas para andar.
    Tudo começa com ida à Câmara para saber pormenores e posteriormente Arquitecto?
  11.  # 11

    Colocado por: JoaoMJ23Tudo começa com ida à Câmara para saber pormenores e posteriormente Arquitecto?
    sim, pode ser por essa ordem, ou ao contrário. não seá talvez mal pensado irem já com o arqº à reunião. será mais útil para os dois.
  12.  # 12

    Ir com arquitecto ao mesmo tempo, os três?
    O terreno que vimos tem 368m2, 250m de área de construção. A informação que nos transmitiram foi de que já está loteado e que aconselhavam procurar arquitectos e construtores na zona. Neste caso sobravam-nos cerca de 35m. Será que é suficiente para a burocracia, licenças?
  13.  # 13

    Colocado por: JoaoMJ23Ir com arquitecto ao mesmo tempo, os três?
    sim, o arqº já sabendo o programa para a casa será muito mais util nessa reunião do que vc's irem a sós. em primeiro está dentro do tema e sabe o que perguntar. e em segundo é escusado ir vc e depois o arquitecto ter de ir tb ter exactamente a mesma reunião. tb vc ajudará a decifrar qq problema.
  14.  # 14

    Colocado por: JoaoMJ23Será que é suficiente para a burocracia, licenças?
    o quê? n percebi.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemoso quê? n percebi.



    Vimos o terreno que costava 71 e sobrava cerca de 35m para pagar papeladas e lincenças.
  16.  # 16

    Consultando um arquitecto, já fica com uma boa ideia do que poderá executar no terreno que tem em vista.
    Se fizer a reunião com o técnico camarário e já com o arquitecto da sua escolha, poupa tempo e verá mais questões esclarecidas.
    Por exemplo, em Cascais, as reuniões levam algum tempo a ser agendadas.


    Colocado por: JoaoMJ23Obrigada pelas respostas. Pois, a nossa intenção seria pedir empréstimo para construção apenas. Vimos alguns terrenos fora da zona que moramos (Sintra). Gostámos muito de Mafra e livraríamos do IC19 e 2ª Circular em termos de deslocações. O meu pai é serralheiro e seriam aspectos com que iria estar confortável. Tendo em conta que teria um lucro de 110m com venda de imóveis o nosso pensamento parece ter pernas para andar.
    Tudo começa com ida à Câmara para saber pormenores e posteriormente Arquitecto?
  17.  # 17

    Boa tarde,
    finalmente o terreno que vimos parece ser o ideal.
    As licensas são muito caras? São três mais a escritura do terreno correcto?
  18.  # 18

    Boa tarde,
    finalmente o terreno que vimos parece ser o ideal.
    As licensas são muito caras? São três mais a escritura do terreno correcto?

    Alguma referência a nivel de Arquitectos? Fora do concelho é mais caro?
  19.  # 19

    Caro João,
    Se assim o entender, poderemos fornecer uma Proposta de Honorários para os serviços que pretende.
    Pelo falar connosco através do email [email protected] ou telefone (9 3 7 7 7 0 9 7 7).
 
0.0229 seg. NEW