Iniciar sessão ou registar-se
    • aiac
    • 4 setembro 2009 editado

     # 1

    Boa tarde a todos,
    Cá estou eu mais uma vez a chatear um bocadinho...:)

    Nos próximos dias iremos ver uma moradia vizinha de um casal amigo nosso que está à venda. A casa terá seguramente mais de 50 anos, por isso será para remodelar.
    A casa está muito bem localizada, tem logo ali a entrada para o IC24 - esta é para os nortenhos :) e fica muito perto do centro da cidade, aspectos que para nós são importantes. E é principalmente por isso que a vamos ver.

    MAS...(há sempre um MAS, esse danado!!) esta casa tem algo que me desagrada à partida: uma cave (ou será que podemos chamá-la de meia-cave, porque não é totalmente subterrânea? Isso existe? :))
    Sempre disse que na minha futura casa não queria cave, mas às tantas...será apenas preconceito...?

    Coloco aqui uma foto para terem a noção do que estou a falar...

    Faz-me alguma impressão as janelas estarem ao nível do chão, não sei, parece-me estranho...

    E a teoria que as caves são frias no Verão e quentes no Inverno será verdade? É que, como a idéia seria ter lá a sala, escritório e 1 wc (este piso é destinado a habitação) e eu sou muito friorenta :), tenho algum receio que a parte "quente no Inverno" não seja bem verdade, e lá se vai o meu conforto em casa...

    Que me dizem?

    Obrigada pelas vossas opiniões...
    Isabel
      moradia1.jpg
  1.  # 2

    Em teoria, as variações térmicas diminuem à medida que se baixa da cota do terreno. Mas aquelas janelas vão andar sempre sujas. E prefiro não comentar os azulejos.
    • jma
    • 4 setembro 2009

     # 3

    .. se tiver espaço pode sempre optar por rampear o jardim na zona das janela e levá-las até próximo do chão (substituido-as, claro e colocando uma drenagem que recolha as águas da chuva).. e acaba o efeito cave...
    Quanto à teoria de serem mais quentes no inverno, é natural que assim seja. não é esse mesmo o conceito da geotermia?.. o problema é mais as humidades, inflitrações, mas se não tiver disso, não deve haver problemas!
    • aiac
    • 4 setembro 2009

     # 4

    Obrigada pelas vossas dicas.

    AugstHill:
    se ficarmos com a casa, os azulejos seriam para retirar, ou cobrir com algo...CLARO! :))
    Eu posso limpá-las mais vezes...basta deitar-me na relva... :)))
    "...as variações térmicas diminuem à medida que se baixa da cota do terreno" - isso quer dizer que efectivamente a temperatura é mais amena dentro do espaço da cave, correcto?

    jma:
    já tinha pensado se haveria algo que pudesse pelo menos minimizar este efeito cave, por exemplo "escavar" o terreno à volta, mas para uma remodelação já me parece muita coisa...a nível de trabalhos e e custos, não é?...
    Não sei se entendi bem a sua ideia, principalmente onde diz "...levá-las até próximo do chão...", mas pelo menos é bom saber que pode haver soluções...:)
    • jma
    • 4 setembro 2009

     # 5

    "levá-las até próximo do chão" era para o caso de não ser viável escavar o terreno até à cota do "chão" da cave.. ou seja, poderia ficar numa situação intermédia... escavar 1 metro de profundidade, e para trás cerca de 1,5 a 2m, e ficava com vista para os taludes, com relva, por exemplo. Os principais problemas que vejo são: a recolha das águas da chuva, mas que se resolve; a eventual falta de espaço... (mas ficava com janelas mais altas e, já agora, com a largura das do andar superior).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiac
    • aiac
    • 4 setembro 2009

     # 6

    jma:
    ahhhhh! Já entendi! :)
    Exacto, o que diz insere-se na minha idéia...seria óptimo se fosse possível...

    Esse tipo de trabalhos deve encarecer bastante uma remodelação, não?
  2.  # 7

    as meias caves não são grande solução não, primeiro porque esse espaço em principio nem é carne nem peixe, a luz que vai para esse espaço será pouca, e nunca será um espaço nobre, como se fosse à cota da terra, agora se se assumir esses espaço para arrumos garagem etc, tudo bem.
    há uma solução que se pode utilizar nestes casos que é, como acho que foi dito abrir terreno à volta das janelas, ou nesse alçado, o denominado poço de luz"" ou trincheira""
    se for bem feito, até pode originar uma solução engraçada.
    nunca tinha visto umas janelas tão assumidas à cota do terreno :)
    • aiac
    • 4 setembro 2009

     # 8

    Fernando Gabriel:
    Pois, não queremos que seja para arrumos ou garagem porque a área da casa (apenas medido pelo google earth) é cerca de 100 m2, o que provocaria divisões muito pequenas, quando o que queremos são justamente divisões amplas...
    Aliás, aquele piso, bem como o de cima são habitados, a garagem e os arrumos são exteriores...

    Eu também nunca tinha visto nada do género, por isso o meu desagrado à 1ª vista, mas como é a casa é tão bem localizada, estamos na disposição de ir ver e, se fôr o caso, tentar opções para modificar esse aspecto...

    O meu receio é que, para se encontrar uma "solução engraçada" como diz, o que eu acredito que se possa conseguir, se tenha de ultrapassar largamente o orçamento...parte importante! :)
    Que lhe parece?
  3.  # 9

    pois 100 metros é pouco,
    vou deixar aqui duas imagens de uma solução possivel.
    mas eu dava uma boa remodelação à casa pelo que vejo na fotografia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiac
      819322711_project20x20-201320-20rene920van20zuuk.jpg
      1251970582_1151295021-1.jpg
    • aiac
    • 5 setembro 2009

     # 10

    É uma opção interessante e original, mas...parece-me um pouco estranho a vista da minha sala ser uma parede...:)
    A nossa idéia seria algo do género (por exemplo) escavar o terreno de forma a criar um declive na direcção da frente da casa para as traseiras (como se o chão do jardim fosse descendo), de forma a que nas traseiras a semicave fique ao mesmo nível do solo do jardim...fiz-me entender? :) Ou então, claro, escavar todo o terreno à volta, sem declive nenhum...será que é possível?

    Se calhar possível é, mas o orçamento estoura, não? :)

    Sim, a casa teria de sofrer uma grande remodelação...em breve irei vê-la por dentro...
  4.  # 11

    Colocado por: aiacÉ uma opção interessante e original, mas...parece-me um pouco estranho a vista da minha sala ser uma parede...:)
    A nossa idéia seria algo do género (por exemplo) escavar o terreno de forma a criar um declive na direcção da frente da casa para as traseiras (como se o chão do jardim fosse descendo), de forma a que nas traseiras a semicave fique ao mesmo nível do solo do jardim...fiz-me entender? :) Ou então, claro, escavar todo o terreno à volta, sem declive nenhum...será que é possível?

    Se calhar possível é, mas o orçamento estoura, não? :)

    Sim, a casa teria de sofrer uma grande remodelação...em breve irei vê-la por dentro...


    sim passará sempre pela escavação, se der eu optava pela primeira hipotese de suavizar a escavação, e não escavar tudo à volta, pode trazer problemas de deslocação de terras e associado, de estrutura-sapatas, além de ficar mais caro, mas estou aqui a falar sem conhecer o caso em particular, em geral seria esta a indicação.
    sim precisa de uma remodelação, mas pode ser que se possa aproveitar ainda bastantes coisas.
    cumprimentos
 
0.0160 seg. NEW