Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Bom Dia Luís,

A situação não é clara o suficiente para poder ser fiador.
    Para ser exigido um fiador para esse tipo de valores ainda por cima para aquisição de um terreno cuja avaliação é superior , significa que os rendimentos da pessoa que solicita o empréstimo não são nem regulares, nem significativos . ( os declarados claro).
    Depois em caso de incumprimento não é tão fácil assim , sendo fiador , fazer o que seja ao terreno.
    Não esquecer que na prática o terreno não é do seu familiar, é do banco.
    Portanto caso ele não cumpra, não está nas vossas mãos fazer o que quer que seja ao objeto hipotecado sem autorização do banco.
    Depois , se ele não consegue sequer garantir um empréstimo de 30k, se ele não pagar, garanto-lhe que o banco vai cair em cima de si na hora.
    È que as pessoas não se podem agarrar ao valor do imóvel ou terreno. O banco analisa as condições em que o mesmo imóvel pode ou não ser transacionado em caso de "default".
    É que se ele não pagar, voçe paga , mas o IMOVEL ou TERRENO não passam a ser seus. Atenção
    Concordam com este comentário: Paramonte
  2.  # 22

Colocado por: NelhasBom Dia Luís,

A situação não é clara o suficiente para poder ser fiador.
    Para ser exigido um fiador para esse tipo de valores ainda por cima para aquisição de um terreno cuja avaliação é superior , significa que os rendimentos da pessoa que solicita o empréstimo não são nem regulares, nem significativos . ( os declarados claro).
    Atenção
    Concordam com este comentário:Paramonte

A situação é mais ou menos essa. Eu gostaria de os ajudar, mas eu também vivo do meu e da esposa, salários e não me quero enterrar.
  3.  # 23

Colocado por: luisrds
    A situação é mais ou menos essa. Eu gostaria de os ajudar, mas eu também vivo do meu e da esposa, salários e não me quero enterrar.

luisrds
    Está a pensar com o coração e pode arrastar a sua esposa para o "inferno" do incumprimento. A sua família (esposa e filhos) está em 1º lugar.
    Concordam com este comentário: zinna, Vítor Magalhães
    • eu
    • 2 maio 2019

# 24

Colocado por: luisrdsO empréstimo e 25m mas o Banco avaliou em 37 o terreno

E mesmo assim querem fiador? Eles que contactem outro banco.
    Concordam com este comentário: zinna
  4.  # 25

E qual é o intuito do comprador?
    Revender o terreno ou construir?
  5.  # 26

Colocado por: PalhavaE qual é o intuito do comprador?
    Revender o terreno ou construir?

Ficar com ele como patrimônio.
  6.  # 27

Ficar com ele como patrimônio.
    é porque não hipotecar o restante património para adquirir esse?
  7.  # 28

Colocado por: PedroGomesé porque não hipotecar o restante património para adquirir esse?

Mas qual? A casa andam a pagar faltam 6 anos o terreno em Lisboa ê herdeiro.
  8.  # 29

Luis,

Os Bancos gerem as hipotecas e os ativos conforme a situação do mercado vigente.
    Nos anos seguintes ao Crash os bancos faziam tudo para que os clientes em caso de default pagassem o que fosse pelos créditos.
    Como o mercado e o capital disponível estavam pela hora da morte, os ativos tinham pouco valor devido a fraca procura, e portanto os bancos preferiam manter os créditos de que forma fosse. O cliente ganhou alguma margem de manobra perante o seu financiador.
    E a velha máxima que as pessoas gostam de dizer que é um disparate, mas na prática é o óbvio:
    Se lhe devo 30k eu tenho um problema, se lhe dever 900k, você têm um problema.
    Neste momento o mercado ainda está forte, e portanto os bancos não se importam de transacionar os ativos aos primeiros default´s.
    No entanto, as avaliações estão nos picos, e basta o mercado tremer , para o terreno avaliado em 30k ou 40k cair para 10 ou 15, e ai garanto-lhe que o financiador não vai querer transacionar nada.
    Vai querer que alguém pague as prestações. E vai cair em cima de si.
    Existem 3 ou 4 formas de proteger a sua posição futura , mas todas com base em património existente do seu familiar e não sobre o terreno que ele quer comprar.

Abraço
    Concordam com este comentário: PedroGomes
  9.  # 30

Mas qual? A casa andam a pagar faltam 6 anos o terreno em Lisboa ê herdeiro.

procure saber mais sobre esse terreno. onde fica. o valor em si e procure alternativas a ser fiador. ja ouvi historias demais em que as pessoas com tudo em dia perderam tudo simplesmente porque foram fiadores de alguem e qd lhes caiem em cima é com tudo. nem que va a cofidis pedir 5 ou 10mil euros para comprar o terreno. nem que compre voce o terreno e faca lhe um negocio vantajoso pra ambos.
  10.  # 31

Se quiseres um argumento para não ser fiador diga ao seu familiar um segredo 'que está a procura de nova casa ou novo carro e que o aconselharam a não ser fiador'
    Se quiseres ajudar diga que caso precisem poderá ajudar
    Concordam com este comentário: PedroGomes
  11.  # 32

Tenho um conhecido que foi fiador da irmã, ainda hoje é o dia que só aufere o salário mínimo nacional, o restante (outro tanto) vai directo para o além...
    "Perdeu" um familiar, o dinheiro e a dignidade...
    Concordam com este comentário: PedroGomes, A. Madeira, Paramonte, eu
  12.  # 33

Uma boa desculpa a dar: diga ao seu familiar/amigo que falou com a sua mulher e que ela se opõe a que seja fiador seja de quem for.
    Também eu em tempos fui contactado por um amigo - nem sequer era família, para ser fiador. Claro que não fui, sabia o historial das dívidas que tinha e não ia dar cabo da minha vida e da dos meus.
    Do que eu me livrei! Mais tarde, alguns anos depois, declarou falência e o património nem de longe nem de perto chegou para pagar aos credores.
    Fiador só se fosse dos meus filhos, mas mesmo assim quando comprou casa preferi emprestar-lhe o dinheiro que necessitava. Posso nunca mais o receber ( já lá lhe fica...), mas pelo menos durmo descansado.
    Concordam com este comentário: eu, PedroGomes, ADROatelier
  13.  # 34

Parece-me que também li algures que, quem tem empréstimos bancários, como por exemplo crédito à habitação, pode , em teoria, ver o seu spread aumentado se passar a ser fiador, pois aumenta, em teoria, o risco de incumprimento, se o fiador for chamado a cobrir dívidas com so seus bens.

Isto pode ser um grande disparate, mas recordo-me de ver isto discutido algures
    • RCF
    • 2 maio 2019

# 35

Colocado por: A. MadeiraUma boa desculpa a dar: diga ao seu familiar/amigo que falou com a sua mulher e que ela se opõe a que seja fiador seja de quem for.

é pá, isso é que não... em vez de um, passa a ter dois problemas... com o amigo/familiar e com a mulher!

De todas as ideias aqui dadas, penso que a de oferecer algum dinheiro emprestado (se puder, claro) em vez de ser fiador, talvez seja a melhor. Livra-se de ser fiador, mas não deixa de disponibilizar ajuda. É dizer que fiador, não. Que é algo que sempre entendeu que não deve ser de ninguém. Que prefere emprestar.
    Concordam com este comentário: eu, Bender
  14.  # 36

Colocado por: RCFé pá, isso é que não... em vez de um, passa a ter dois problemas... com o amigo/familiar e com a mulher
    Foi a desculpa que dei, e a minha mulher não ficou chateada comigo. Antes pelo contrário!
    • RCF
    • 2 maio 2019

# 37

Colocado por: A. MadeiraFoi a desculpa que dei, e a minha mulher não ficou chateada comigo. Antes pelo contrário!

com certeza, era uma situação diferente da aqui colocada:
    Colocado por: luisrdsé família muito chegada e boa gente
  15.  # 38

Colocado por: A. Madeiraa sua mulher

É sempre uma desculpa muito boa.
    Pode ficar um ambiente pesado no início, mas é pelo melhor.
  16.  # 39

Até eu já me sinto tentado em comprar o terreno só para você não ser fiador 😂😂😂😂
  17.  # 40

Obrigado a todos pelos conselhos. acabo de sair deste dilema, disse às pessoas para não contarem comigo.
    afinal ainda tenho um fiho na universidade e pode precisar de comprar um carro, ou casa, e depois vai pedir a quem para ser fiador?
    Concordam com este comentário: PedroGomes, A. Madeira, eu, Paramonte

0.0231 seg. NEW