Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Uma ajuda, pf.
    A minha namorada tem uma casa em seu nome, sua habitação própria permanente.
    Eu tenho a minha própria casa, também como habitação própria permanente.
    Ambas as casas tem crédito bancário associado.
    Com o nascimento do nosso filho, pretendemos passar a viver na mesma casa, a minha.
    A ideia seria vender a casa da minha namorada e com esse dinheiro liquidar o crédito dela e ela comprar metade da minha casa. Eu receberia o dinheiro e liquidava o meu crédito habitação.
    A minha dúvida estás nas mais valias a pagar para mim é para ela, sendo que a habitação própria permanente dos dois passaria a ser a minha casa, ou seja, eu manteria e ela alterava para a minha morada.
    Outra dúvida é a aceitação por parte do banco a este negócio.
    Antecipadamente grato pela ajuda.
  2.  # 2

    Boas,

    Se existirem mais valias é só para a sua namorada, pois foi ela que vendeu.
    Depois a sua casa só começa a pertencer também á sua namorada se:
    - casarem em comunhão de bens, e automaticamente ela fica com a mesma quota parte em tudo que é seu, e você no que é dela. Mas para justificar mais valias, so poderão casar depois de ela vender a dela e só amortizarem o seu credito depois de casarem.
    - realizarem nova escritura com o banco, onde já incluem a sua namorada e novo valor de crédito. E assim penso que tambem conseguem justificar mais valias.

    Mas atenção não sou advogado nem solicitador, consulte um que conseguem responder-lhe mais acertadamente.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagorov
  3.  # 3

    Já agora dá casa que vai ser vendida quando devem ao banco e quanto está amortizado?
    Por exemplo
    O imóvel é vendido por 100 mil
    Do crédito está liquidado 40 mil mas falta liquidar 60 mil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagorov
  4.  # 4

    Vão ser liquidados 180.000€ e prevejo uma venda de 475.000€.
  5.  # 5

    Sim, mas do valor da compra quanto tem amortizado no banco?

    Por exemplo
    O imóvel é vendido por 475 mil
    Do crédito está liquidado xx0 mil mas falta liquidar 180 mil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagorov
  6.  # 6

    20.000€
  7.  # 7

    Que ripada em mais valias...
  8.  # 8

    Consultar um advogado. Quem tem uma casa no valor de 475.000€ (ainda que não esteja liquidada) certamente que tem dinheiro para pagar a um advogado ou solicitador para o aconselhar melhor.
    Concordam com este comentário: fl1pp3r
  9.  # 9

    Colocado por: smstConsultar um advogado. Quem tem uma casa no valor de 475.000€ (ainda que não esteja liquidada) certamente que tem dinheiro para pagar a um advogado ou solicitador para o aconselhar melhor.

    Não percebi o seu comentário, em nenhum post o Tiagorov referiu que não tinha dinheiro para pagar a um advogado...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 10

    Colocado por: rjmsilvaQue ripada em mais valias...


    depende.... a namorada vai vender uma casa é verdade mas vai usar esse dinheiro na compra da futura habitação propria permanente dela, pelo que não sei se aplica-se as mais valias da venda.

    não sei se ia já falar com um advogada, provalvelmente nas finanças podem-lhe dar uma resposta à sua questão.
  11.  # 11

    Colocado por: Tiagorov20.000€



    Colocado por: TiagorovVão ser liquidados 180.000€ e prevejo uma venda de 475.000€.


    Pelo que dá a entender a compra foi de 200.000 o que quer dizer que tem mais valias de 275.000, para mais valias entra metade desse valor sendo taxada a 10%.
    O ideal é mesmo usar a maior parte desse valor em reinvestimento, porque isso dá uma balúrdio para as finanças ;)

    Mas vá a um advogado como já foi dito que talvez ele lhe consiga poupar umas coroas ;)

    Cumprimentos
  12.  # 12

    Colocado por: jorgebogasvalias entra metade desse valor sendo taxada a 10%


    Quer dizer 45%...

    Mas não confundam mais valias, com valor de realização e reinvestimento. Já tou a ver muita asneira nos comentários anteriores.
    Concordam com este comentário: Picareta, FJDMC
  13.  # 13

    Colocado por: jorgebogaspara mais valias entra metade desse valor sendo taxada a 10%.


    Era bom, era.
  14.  # 14

    Só porque pediram 200.000€ ao banco deduzem logo que o valor da compra foi 200.000.
    Este tópico é um fartote :-))
    Concordam com este comentário: Diogo999
  15.  # 15

    A compra foi de 200.000€ e a minha namorada pediu 200.000€ ao banco.

    Ela pretende reinvestir as mais valias na metade da minha casa (300.000€).

    Agradeço todos os comentários, mesmo os que pouco ajudam a esclarecer...
  16.  # 16

    Não é as mais valias que ela tem de reinvestir para n ser tributada em mais valias.

    Tem de reinvestir o valor de realização - a dívida ao banco.
    No exemplo que expôs, 475k-180k=295k é o que tem de rei vestir.

    Mas agora tem outro problema, você ao vender 1/2, não terá mais valias?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagorov
  17.  # 17

    Não devo ter. Comprei acima de 300k e continua a ser a minha habitação própria permanente...
  18.  # 18

    Mas se vende metade por 300, está a atribuir 600 à casa. Você tem de calcular sempre a mais ou menos valia da venda de metade.
  19.  # 19

    Comprei por 490k. Ou seja, mais valias de 245k para 300k, mas tenho obras de melhoramento recentes no valor de 70k, logo não deve haver mais valias para mim, penso eu...
 
0.0182 seg. NEW