Boa tarde a todos. Finalmente tenho o projeto da minha moradia térrea com 3d exterior incluído. Gostaria da vossa opinião e acima de tudo as cossas criticas sinceras. Pois não gosto muito do que tenho em mãos. qualquer questão é só colocar.
Se não gosta desse estudo prévio, por pequenas coisinhas, ajuste isso com o arquiteto, se não gosta no seu todo, diga ao arquiteto que quer um estudo novo que esse não se enquadra no que deseja. Não reuniram antes, não falaram de como queria a casa?
há uma coisa que é recorrente nestes projetos, o pessoal riscador das casa modernas ainda não percebeu que este tipo de arquitetura de linhas direitas e coberturas planas, não se coaduna com o tipo de janelas e portas das casas mais antigas, ou seja janelas com dimensões e localizadas tal como um qualquer projeto dos anos oitenta e que ficam a nadar em fachadas brancas e volumes também iguais mas sem a cobertura inclinada de telha.
aulas de arquitetura para o boneco quando os profs tentavam mostrar o conceito de cheios e vazios de sombra e luz, enfim da plástica, isto para não entrar no campo da orgânica interno/externo do espaço e da logica da funcionalidade como elemento moderador.
Sabes tão bem como eu, que raramente dois arquitetos diferentes têm a mesma opinião sobre um projeto...Está no vosso sangue a crítica😁. Parecem eu a analisar projetos de estruturas. Mas hoje fiquei feliz😄vi um projeto de um dos maiores e mais conceituados gabinetes de engenharia, a a2p do Appleton, e pela primeira xx parecia um miúdo a ver a patrulha pata. Espetacular, estrura metálica, estrutura de madeira, reforço em betão projetado, micro estacas, tudo cheio de pormenores... Incrível. Fiquei feliz por verificar que trabalhamos no bom caminho com as bases dos melhores, em que se faz bons projetos de estrutura e não os projetos porco vivo/chouriço embalado.
Para dizer mal estamos (os arquitectos) normalmente de acordo... Depois pode haver alguns pontos de desacordo... Faz parte. A crítica, sempre parte essencial do ensino de arquitectura... Em particular a autocrítica... E os mesmo maus projectos são de pessoas que não sabem fazer autocrítica... Acomodaram se a qq coisa.