Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Estou numa situação um pouco complicada.
    Tenho um imóvel T2 de 99 que até agora tem estado arrendado. Mas não tenho tido muita sorte com os inquilinos e fico constantemente com ele disponivel.
    A renda que cobrava nunca dava para cobrir as prestaçõese já estava arrendada por 400€.
    Neste momento devo 85.500€ ao banco.
    Como sabem está complicado para vender mas surgiu me um comprador que me dá no máximo 80.000€ por ele.
    Ora isso é quase impossivel, pois para alem de ter que pagar o empréstimo, a cgd na escritura ainda pede mais 3% sobre a amortização e terei que arranjar algum solicitador que me oriente pois se pedir a um mediador ainda me pede uma alta comissão...

    O que acham que devo fazer?

    Eu tenho pena de vender poque todo o dinheiro que investi até agora irei perder mas também já tenho outra casa onde tenho que pagar uma renda e não posso andar constantemente a pagar 2 casas...

    -obrigado.
  2.  # 2

    3% - isso já nao é assim, mesmo que assim esteja escriturado.

    Se tem taxa variável o máximo de penalização por amortização antecipada é 0,5% se tem taxa fixa é 2%, isto por força de lei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mwpinto
  3.  # 3

    Colocado por: aeglos3% - isso já nao é assim, mesmo que assim esteja escriturado.

    Se tem taxa variável o máximo de penalização por amortização antecipada é 0,5% se tem taxa fixa é 2%, isto por força de lei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mwpinto


    Tem razão. Já estava esquecida dessa actualização.

    Muito obrigado.
    •  
      FD
    • 6 setembro 2009

     # 4

    Colocado por: mwpintoMas não tenho tido muita sorte com os inquilinos

    Porquê?

    Colocado por: mwpintoNeste momento devo 85.500€ ao banco.

    Como é que tem uma casa há 10 anos e hoje dão-lhe menos 5.500€ do que o que deve ao banco? Pagando mais de 400€ de renda por mês, isso são 48.000€ que pagou ao longo de 10 anos... Comprou a casa por quanto?
  4.  # 5

    Colocado por: FD
    Colocado por: mwpintoMas não tenho tido muita sorte com os inquilinos

    Porquê?

    Colocado por: mwpintoNeste momento devo 85.500€ ao banco.

    Como é que tem uma casa há 10 anos e hoje dão-lhe menos 5.500€ do que o que deve ao banco? Pagando mais de 400€ de renda por mês, isso são 48.000€ que pagou ao longo de 10 anos... Comprou a casa por quanto?


    - Porque atransam-se muito a pagar a renda ou pretendem deixar a casa em pouco tempo....

    Eu comprei-a em 2004, pedi 90.000€.
    •  
      FD
    • 6 setembro 2009

     # 6

    Colocado por: mwpintoPorque atransam-se muito a pagar a renda ou pretendem deixar a casa em pouco tempo....

    Leia: como diminuir o risco no arrendamento.

    Colocado por: mwpintoEu comprei-a em 2004, pedi 90.000€.

    Em 5 anos (60 meses) só amortizou 4.500€? Isso deve estar com uma taxa de juro brutal não?

    Colocado por: mwpintoe terei que arranjar algum solicitador que me oriente

    Para?

    Se está mesmo complicado para si suportar as duas casas, a minha sugestão:
    -> venda por 80.000€ (o que é bom porque já não tem que pagar uma comissão a uma imobiliária)
    -> renegoceie a restante dívida com o banco, transformando-a num crédito pessoal ou algo parecido
  5.  # 7

    - Neste mometo está a 2.81%


    - Para me orientar no processo de venda.


    - Não estou com muita vontade de ficar com uma divida (para além de todas as despesas que já tive) sobre uma coisa que não tenho.
  6.  # 8

    mwpinto,
    A verdade é que você tem de partir do princípio que é preferível ter a casa arrendada BARATA (300-350 euros) do que NÃO a ter arrendada.

    Como suponho que sabe, pode aumentar todos os anos a renda, de acordo com a taxa aprovada pelo Governo.
    Uma renda de 350euros hoje, se aumentar apenas 2,0% ao ano, daqui a 6 anos está nos 400euros.
    Daqui a 35 anos estará em 700EUROS!

    Percebe porque é que o sacríficio de hoje é capaz de vir a ser compensador? É que daqui por uns anos, o empréstimo PODERÁ ser-lhe mais fácil de pagar (você ganhará mais), e a renda da casa que vai receber também PODERÁ ser muito superior.
  7.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.mwpinto,
    A verdade é que você tem de partir do princípio que é preferível ter a casa arrendada BARATA (300-350 euros) do que NÃO a ter arrendada.

    Como suponho que sabe, pode aumentar todos os anos a renda, de acordo com a taxa aprovada pelo Governo.
    Uma renda de 350euros hoje, se aumentar apenas 2,0% ao ano, daqui a 6 anos está nos 400euros.
    Daqui a 35 anos estará em 700EUROS!

    Percebe porque é que o sacríficio de hoje é capaz de vir a ser compensador? É que daqui por uns anos, o empréstimo PODERÁ ser-lhe mais fácil de pagar (você ganhará mais), e a renda da casa que vai receber também PODERÁ ser muito superior.


    Sim mas isso supondo de que aquela casa só servirá para arrendamento.
    Pois assim sendo terei que colocar fora de hipotese servir para minha habitação própria.

    A casa esteve alugada a dois inquilinos diferentes e notou-se uma degradação logo na mesma. Não têm cuidados.

    E outra coisa...Não me será possivel pedir outro empréstimo para aquisição de outra habitação com certeza...
    •  
      FD
    • 6 setembro 2009

     # 10

    Colocado por: mwpintoPara me orientar no processo de venda

    Isso quaisquer 200€ ou 300€ dão. Se for no CasaPronta nem precisa de solicitador.

    Colocado por: mwpintoNão estou com muita vontade de ficar com uma divida (para além de todas as despesas que já tive) sobre uma coisa que não tenho.

    Não se fazem omoletes sem ovos. ;)
    Ou fica com a casa ou vende. Soluções milagrosas não existem. Há aqui muitos factores que desconhecemos, pelo que é difícil avaliar bem.

    Mas, como disse, ou pode pagar as duas ou não. Se não pode pagar as duas, só lhe resta vender. Se pode pagar as duas, só lhe resta arrendar (bem!).
    A sua outra casa também tem empréstimo?
  8.  # 11

    Pois, compreendo.

    Terei que avaliar bem.

    Não, na outra casa pago uma renda baixa.
    •  
      FD
    • 6 setembro 2009 editado

     # 12

    Colocado por: mwpintoe notou-se uma degradação logo na mesma. Não têm cuidados.

    Exija caução... tanto para coisas danificadas, como para limpeza.

    Exige uma caução elevada e no contrato de arrendamento estabelece claramente que essa caução será utilizada caso a casa não seja entregue exactamente no mesmo estado em que foi arrendada.
    Convém relembrar que a caução existe para garantir algo e não é uma renda, logo, não faz qualquer sentido, como tenho visto, substituir as últimas rendas, quando o inquilino quer sair, pela caução. A caução apenas deve ser entregue quando a casa for vistoriada aquando da entrega das chaves.

    Se o inquilino não quer dar caução, ou a acha demasiado elevada, é porque é um inquilino que não interessa... ;)
  9.  # 13

    Há dias pediram-me para ir fazer uma dessas vistorias de devolução de chaves por um inquilino.
    Reparem que SOU ENGENHEIRO.
    E fui lá para fazer uma rápida avaliação do valor dos trabalhos (eram só umas pequenas pinturas) para que a casa ficasse absolutamente impecável, isto é, tal como quando esses inquilinos entraram.
  10.  # 14

    Terei que falar com os mediadores sobre a caução.
    No contrato menciona tudo isso o problema é que, depois para que seja tudo cumprido terei que ir por via judicial e ter mais despesas e chatices.

    Ainda com ultimo o inquilino tive um problema. Ele de um dia para o outro quis me entregar as chaves e sair de casa e o mediador (Advogado) disse para eu aceitar as chaves, fez com que ele pagasse mais uma renda e pronto.

    Legalmente não é assim mas ele alegou que se tinha separado e que não tinha capacidade para me pagar. E o mediador disse logo que se fosse por via judicial ía acabar por não receber o dinheiro (caso ele estivesse a dizer a verdade), iria ter mais despesas e mais a mora de tudo isso.

    Ter casa arrendada poderá ser vantajoso alongo prazo mas dá (ou poderá dar) muitas chatices também...
    •  
      FD
    • 6 setembro 2009 editado

     # 15

    Mas quanto a isso é você que tem que seleccionar bem a quem vai arrendar a casa. Você não é obrigada a arrendar a casa a qualquer um/uma que lhe apareça. Você tem o poder de decidir.
    Se o potencial inquilino não lhe interessa, arranje uma desculpa e despache-o.

    O arrendamento é um risco, trate-o como tal - reduza o risco ao máximo!

    Faça uma entrevista aos potenciais inquilinos e elabore uma matriz do estilo:

    Empregado efectivo? SIM NÃO
    Já teve casa arrendada? SIM NÃO (se teve, porque é que deixou de ter?)
    Relação conjugal? SIM NÃO (é mais seguro arrendar a uma pessoa solteira)
    Tem referências (patrão, pais, irmãos, ex-vizinhos, ex-senhorio)? SIM NÃO
    Etc. (coloque mais factores de risco de incumprimento de que se lembre)

    Estabelece um limite para recusar o arrendamento (5 nãos, por exemplo) e à medida que fala com o potencial inquilino, vai fazendo a sua análise.
    Se chegar ao fim e o resultado for positivo, arrende, se não, recuse. É preferível demorar 2 meses a arrendar bem do que arrendar mal numa semana.
  11.  # 16

    Pois tem toda a razão...

    O problema é que não dá muito para recusas devido à urgência do arrendamento e por não ter possibilidades de pagar 2 casas e 1 carro...

    Tenho que considerar e pensar muito bem...

    Quanto ao balcão "Casa Pronta", poderei tratar de tudo lá? Incluindo a parte da amortização?
    •  
      FD
    • 6 setembro 2009

     # 17

    Colocado por: mwpintoO problema é que não dá muito para recusas devido à urgência do arrendamento

    Mas, está nesta situação porquê? Porque, em princípio arrendou a pessoas que não cumpriram, não é? É a chamada pescadinha de rabo na boca, percebe?
    Se vai com essa atitude, pode muito bem cometer o mesmo erro e depois é déjà vu. Não é preferível arrendar com quase certezas de tudo correr bem?

    Colocado por: mwpintoQuanto ao balcão "Casa Pronta", poderei tratar de tudo lá? Incluindo a parte da amortização?

    Não, a amortização é com o banco. O que vai precisar do banco para o CasaPronta é o distrate (um papel em como o banco diz que "pode" vender a casa porque depois receberá o valor da mesma - cancelamento da hipoteca).
  12.  # 18

    Estou nesta situação porque, por razões pessoais, tive que deixar aquela casa e vir para outra. Com a ideia de a vender na altura. Mas como não consegui vendê-la, optei por arrendá-la.
    Sou uma pessoa de classe média/baixa, em que tenho duas casas de momento para pagar, um carro e infelizmente esta crise trouxe-me uma situação de desemprego para mim e para o meu marido.

    Percebe agora? Não é fácil...
    •  
      FD
    • 6 setembro 2009

     # 19

    Colocado por: mwpintoPercebe agora? Não é fácil...

    Não falava disso... falava do facto de não querer recusar arrendar a ninguém. Não conheço o porquê do incumprimento da primeira vez que arrendou mas, se nessa altura tivesse alguns cuidados será que hoje estaria aqui desiludida com o arrendamento? Foi nesse sentido que escrevi o que escrevi.
    Eu sei que a vida dá voltas difíceis...

    Já conhece a ajuda do estado para desempregados pagarem a casa?
  13.  # 20

    Muito interessante, esse site da DECO, FD.

    Para 85.500euros de emprestimo, 420prestações em falta e spread de 0,5% temos:

    Resultado da simulação
    . Prestação actual: € 287,99
    . Valor mensal assegurado pelo Estado na moratória: € 144,00 (METADE!!)
    . Valor mensal a suportar pelo titular na moratória: € 144,00
    . Acréscimo na prestação após moratória: € 10,54
    . Prestação após moratória: € 298,54
    Acréscimo total de juros no final do empréstimo: € 719,78

    Actualizado com taxas de: Abril de 2009 (e as taxas estão, creio, mais baixas que em Abril).

    Nota: como esta ajuda se refere a habitação propria permanente, e se o empréstimo hipotecário era para esse efeito, a mwpinto deverá "esquecer-se" de dizer ao banco que não está, de momento, a habitar nessa casa.
 
0.0230 seg. NEW