Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A que distância devo colocar uma árvore de fruto da casa? Quais as melhores árvores de fruto, junto à casa (Braga) e distância entre as árvores?
  2.  # 2

Bom dia, tenho esta lista de árvores de fruto. Limoeiro, ameixieira, laranjeira, clementinas, macieira, nespereira, pessegueiro, cerejeira. Qual a melhor disposição para as colocar, pretendo colocar de 3 em 3m em linha? Será boa altura para as plantar?
  3.  # 3

Costuma ser fim de Janeiro/Fevereiro na altura em que as geadas estão a chegar ao fim.

Pode sempre proteger a árvore com um saco de papel (das farinhas ou assim), para que o gelo não a queime.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas
  4.  # 4

Colocado por: ricardolamasBom dia, tenho esta lista de árvores de fruto. Limoeiro, ameixieira, laranjeira, clementinas, macieira, nespereira, pessegueiro, cerejeira. Qual a melhor disposição para as colocar, pretendo colocar de 3 em 3m em linha? Será boa altura para as plantar?

Pante tudo menos os citrinos, esses deixe para inicios de março. A distancia ideal sao 4 metros
  5.  # 5

Isso pode ir tudo para a terra agora, não há problema nenhum.
    Concordam com este comentário: nvale
  6.  # 6

Colocado por: rjmsilvaIsso pode ir tudo para a terra agora, não há problema nenhum.

Tem ideia do que diz? Venha a tras os montes plantar agora citrinos e vai ver a sua sorte
    Concordam com este comentário: Belhinho
  7.  # 7

Colocado por: kolchakTem ideia do que diz? Venha a tras os montes plantar agora citrinos e vai ver a sua sorte
    braga nao é trás os montes... pode perfeitamente plantar os citrinos agora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas, jocorl
  8.  # 8

Poder pode, mas se não proteger as árvores é provável que as perca.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 9

Colocado por: miguel.fernandesPoder pode, mas se não proteger as árvores é provável que as perca.
    Concordam com este comentário:antonylemos
    obviamente se for em locais de muita geada..
  10.  # 10

Colocado por: miguel.fernandesPoder pode, mas se não proteger as árvores é provável que as perca.
    Concordam com este comentário:antonylemos

Tirando os citrinos, está tudo sem folha, não há perigo.
  11.  # 11

Os citrinos, sem qualquer protecção não plantava agora, é preferível de abril a junho.

Os outros sem problema.

A distância depende 1 pouco da forma como as vai podar... é você que define o tamanho e formato das árvores, 4m é uma boa distância, mas se colocar 3m ou 5m também não tem problema. Depende do efeito que pretende.

Sempre me disseram para colocar o limoeiro mais afastado dos outros citrinos, por causa da polinização cruzada.
  12.  # 12

Podes plantar agora em Braga. O inverno está a ser um pouco ****!

Tendo espaço, sempre a mais de 5 metros da casa.
  13.  # 13

Curiosamente este ano pelo menos na minha zona, ainda se vê muito pouca movimentação no que a árvores de fruto diz respeito. Casas onde costumam por esta altura já haver matéria com fartura, ainda estão à espera dos viveiros. Depreendo que tenha a ver com estes tempos de pandemia.

Eu pessoalmente gosto de comprar as árvores por esta altura, deixa las ao tempo (mas resguardadas) no vaso até a meados de Janeiro para irem ganhando habituação ao ar livrr e depois terra. Até agora não me tenho dado mal.
  14.  # 14

Eu quis plantar em finais de Setembro e o que me aconselharam no viveiro foi a esperar por finais de Fevereiro. Como é inverno as árvores não vão evoluir, não há vantagem em plantar já, e por isso não vale a pena o risco das geadas. Além disso, disseram-me que poupo sempre 1€ por árvore depois nessa altura. O que há agora é em vaso, e por finais de Fevereiro são de raiz nua, e essas são mais baratas.
  15.  # 15

Colocado por: tiagooliveira20Eu quis plantar em finais de Setembro e o que me aconselharam no viveiro foi a esperar por finais de Fevereiro. Como é inverno as árvores não vão evoluir, não há vantagem em plantar já, e por isso não vale a pena o risco das geadas. Além disso, disseram-me que poupo sempre 1€ por árvore depois nessa altura. O que há agora é em vaso, e por finais de Fevereiro são de raiz nua, e essas são mais baratas.

Por outro lado vai a árvore puxar muito mais nutrientes numa altura em que está em adaptação a um novo solo e clima. Eu não me fiava muito nessa teoria, a árvore entre Novembro e finais de Janeiro está como que "hibernada" e na minha opinião é quando se deve mete la no solo para se ir adaptando. Já para não falar que uma árvore envasada é muito mais forte que as de raizes nuas.
  16.  # 16

E em Fevereiro fica com o "refugo".
  17.  # 17

Colocado por: rjmsilvaE em Fevereiro fica com o "refugo".

Pois já para não falar nisso...
  18.  # 18

Árvores de folha caduca e de raíz nua podem plantar agora sem problema e de preferência até fevereiro. A partir de fevereiro/março é melhor envasadas.
    Concordam com este comentário: lmcaet
  19.  # 19

Colocado por: NTORIONÁrvores de folha caduca e de raíz nua podem plantar agora sem problema e de preferência até fevereiro. A partir de fevereiro/março é melhor envasadas.

Certo.
  20.  # 20

por experiência própria, aconselho a que nunca plantem nogueiras perto de casa, muito menos se quando crescerem ficarem por cima de telhados ou pátios: lá para setembro/outubro, quando começam a cair, é uma tortura de sono!!!
    se plantarem diospireiros, plantem afastados pelo menos 10 m de casa e de qualquer passeio ou pátio: quando caiem, sujam tudo!!
    quanto ao resto das árvores, aconselho a plantar entre 4 m (mínimo, por causa das raízes nos alicerces e ramos nos telhados) a 8 m (máximo que considero para conseguir sombra na casa, se for esse o objectivo).

(... ui mas este tópico já tem mais de um ano, só agora é que respondem?!)

0.0215 seg. NEW