O prédio onde vivo é um pouco antigo (+/- 100 anos), e a estructura move-se um pouco ao longo do ano. Isto é normal para este tipo de prédios, mas infelizmente faz com que as paredes abram rachas no estuque. Em especial ao longo dos cantos das paredes. Já mandei refazer o estuque e pintar, mas 2 anos depois está igual.
Sugeriram-me que se cobrisse as paredes com pladur, nunca mais veria as rachas. Mas tenho uma dúvida: se o pladur está apoiado nas paredes, qualquer pequeno movimento da parede passa ao pladur e vão aparecer rachas ao longo das juntas do pladur. Correcto ?
Eu diria que irá ter mais movimentos do pavimento e do tecto que das paredes. A não ser que esteja a falar de paredes de tabique apoiadas em cima do pavimento de madeira. De qualquer maneira, creio que está correcto: em princípio irão aparecer rachas nas juntas dos paineis de gesso cartonado.
Alternativa? Creio que isto ultrapassa as minhas competências. Talvez... papel de parede? A pintura com "véu de noiva", tinta membrana, etc., parece-me desadequado (caro, excessivo) para paredes interiores.
E não retiraram paredes? è que essas rachas ao longo dos cantos das paredes, significam que as paredes estãp a descair devido à falta de apoio por baixo, geralmente devido a terem retirado paredes