Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a pensar comprar casa e para isso pedir um credito habitação, porem não está a ser facil pois nao encontrei ainda uma casa que me agrade dentro dos valores que procuro.

    Surgiu agora a opção de construir uma casa e, depois de algumas pesquisas online percebi que os bancos só emprestam dinheiro para terreno e construção caso o terreno já tenha projeto aprovado.

    A minha duvida é a seguinte, vamos supor que encontro um terreno com projeto aprovado, mas o projeto é de uma construção demasiado cara para o que estou a pensar, é possivel alterar o projeto para algo mais à minha medida e gosto?

    Já agora que sou novo nestas andanças têm algum conselho que me possa ajudar neste meio? Visto que naopercebo nada de creditos e afins.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Também tive o mesmo problema. Falando com vários bancos algumas opções foram-me sugeridas:
    1. Comprar o terreno com capitais próprios e pedir empréstimo para construção. Melhor opção se puder pois o valor do terreno é incluído na avaliação da crédito habitação. Na verdade foi o que os bancos sugeriram, na altura não estavam com vontade de financiar terrenos
    2. Usar o projecto já aprovado mas tem de ser exactamente igual ou muito semelhante. Qualquer alteração, se for the carácter estrutural ou design original, tem de ser aprovado pela câmara (no seu caso volta a estaca zero)
    3. Pedir dois créditos. Um crédito pessoal para compra do terreno (cujas taxas de juro são bastante elevadas) e outro crédito habitação para construção

    Estas foram as opções que os bancos nos deram mas sugiro que vá falar com eles novamente porque as regras estão sempre a mudar e pode ser que existam outras opções.

    Boa sorte
  3.  # 3

    Boa tarde,

    Muito obrigado pela resposta.

    Em relação ao ponto 1 então se eu conseguir comprar o terreno sem credito e depois pedir credito para a construção posso prossupor que irei conseguir 100% ou perto disso devido ao terreno ja se incluir na avaliação? Digo isto porque tenho feito algumas simulações online, no Millenium, e quando coloco o valor que pretendo adquirir para construção não é feito nenhum ajuste no valor pedido, como acontece se simular uma compra de um imovel onde arredonda logo o valor financiado para 90%.

    Já agora, sabe-me dizer quais são os encargos que terei de suportar se optar por construção? Pretendo gastar por volta de 130.000 na construção.

    Obrigado
  4.  # 4

    Olá,


    Colocado por: Remy24Em relação ao ponto 1 então se eu conseguir comprar o terreno sem credito e depois pedir credito para a construção posso prossupor que irei conseguir 100% ou perto disso devido ao terreno ja se incluir na avaliação? Digo isto porque tenho feito algumas simulações online, no Millenium, e quando coloco o valor que pretendo adquirir para construção não é feito nenhum ajuste no valor pedido, como acontece se simular uma compra de um imovel onde arredonda logo o valor financiado para 90%.

    Nenhum banco financia 100% mas é como disse, o valor do empréstimo é sempre a avaliação do terreno + orçamento de construção. O que algumas empresas de construção fazem é apresentar orçamento acima do valor real para se conseguir os 100%. Confesso que não sei como isso funciona mas o melhor é perg a uma empresa de construção e ir aos bancos

    Colocado por: Remy24Já agora, sabe-me dizer quais são os encargos que terei de suportar se optar por construção? Pretendo gastar por volta de 130.000 na construção.

    Custos dos bancos estão nas simulações mas tem normalmente a ver com contratação do crédito, despesas de legalização (escrituras, etc) e afins. Os custos devem ser muito semelhantes se comprar uma casa (tiranto o IMT que não se aplica na construção mas aplica-se na compra do terreno)
    Se está a perguntar sobre custos de construção isso varia MUITO. Depende do que a empresa oferece e dos serviços que contrata. Minha sugestão é ir as empresas e pedir orçamentos para o que pretende e depois compare as propostas.

    Espero ter ajudado

    Boa sorte
  5.  # 5

    Boa tarde,

    Eu ja passei por essa fase inicial e graças a Deus comecei a consruir a minha moradia a semana passada.
    sobre os custos que tera de suportar, isso varia de zona para zona.
    para o banco diria que as depesas que tem de suportar anda a volta dos 2400€ mais € menos €, entre comissao de estudo, avaliações, etc...
    ja sobre os custos inerentes a própria construção antes de avançar veja as taxas da camara onde esta inserido, por exemplo na zona de cascais só de licença para 190m2 brutos, paguei 3000€. se fosse em almada provavelmente esses 3000€ passariam a uns 14000€.
    depois tem os projectos de arquitetura e especialidades aqui depende do seu arquiteto e o tipo de projecto que vai fazer mas para os dois projectos nao se livra se calhar de pagar entre 4000€ a 7000€. depois tem outras despesas, licenciamento é um valor se for comunicação previa é outro... convem informar se bem, ou entao tentar negociar um valor chave na mao onde estaria tudo incluido.
    Mas o ideal é ter mesmo capital próprio até porque a empresa de construção também vai exigir algum para começar a obra. por norma 10% do valor de orçamento.

    Eu quando comecei a ter esta ideia, queria gastar entre os 140 a 150.000,00€, acabou por ficar nos 201,000.00€ sem contar com o terreno e as taxas que tive de pagar associadas a este processo todo.

    Espero ter ajudado um pouco também.

    Cumprimentos,
    Tiago.
  6.  # 6

    Remy,

    Use a imaginação.

    Compre uma casa antiga com papeis em ordem , uma moradia ao seu tamanho em zona que goste.
    Compre a casa e faça uma remodelação geral a seu gosto.
    È menos chatice com papeis, menos dinheiro e ainda pode aproveitar a base de algo com potencial.

    Abraço
 
0.0128 seg. NEW