Iniciar sessão ou registar-se
    • ng3
    • 6 setembro 2009

# 1

chegou a altura de isolar a minha casa a parede de tijolo 11 já se encontra levantada do lado de fora da estrutura, tendo em vista que a construção se encontra a cerca de 30 metros da linha da linha do comboio, qual será a melhor solução para isolar termico-acusticamente será espuma de puliuretano projectado ou rofmate que é a ideia do construtor...?
    • jma
    • 7 setembro 2009

# 2

roofmate é um isolante térmico... julgo que com nenhumas ou poucas propriedades de isolamento acústico..
    • ng3
    • 8 setembro 2009

# 3

obridados por 1 comentário.lol
    •  
      FD
    • 8 setembro 2009

# 4

Acho que o melhor isolante acústico é lã de rocha ou lã de vidro.
    • GA
    • 8 setembro 2009

# 5

Os vidros laminados têm alguma função acústica? Térmica?

Ou é apenas de segurança em termos de resistência à quebra?
  1.  # 6

Eu utilizo nas minhas construções este material, para isolamento acustico:
    -http://portal.danosa.com/danosa/CMSServlet?node=610090&lng=4&site=3

o preço anda por volta dos 17,00€/m2.

Amigo GA.

Os vidros laminados pelo exterior ajudam em ambos os casos, tendo em conta a qualidade do aluminio e a sua colocação no vão!
    • ng3
    • 29 setembro 2009

# 7

não existe nenhuma membrana acústica para se meter na parede exterior antes de colocar o reboco para esse efeito acústico...?
  2.  # 8

Colocado por: ng3chegou a altura de isolar a minha casa a parede de tijolo 11 já se encontra levantada do lado de fora da estrutura, tendo em vista que a construção se encontra a cerca de 30 metros da linha da linha do comboio, qual será a melhor solução para isolar termico-acusticamente será espuma de puliuretano projectado ou rofmate que é a ideia do construtor...?

ng3 o isolamento acústico pelo exterior é feito geralmente só pelo espaçamento entre a primeira fiada e a segunda de tijolo(caixa de ar). pode colocar outro produto mas não creio necessário. convem é ter caixilharias de vidro duplo isso é essencial.
    cumprimentos

vi agora a questão da linha do comboio
    ou aumente a caixa de ar ou coloque lá de rocha nessa caixa de ar, não precisa colocar pelo exterior, coloque entre fiadas de tijolo.
    • ng3
    • 29 setembro 2009

# 9

o construtor colocou rofmate xps o que o engenheiro colocou no projecto mas esse material não tem mais qualidades térmicas que acústicas.
  3.  # 10

Colocado por: ng3o construtor colocou rofmate xps o que o engenheiro colocou no projecto mas esse material não tem mais qualidades térmicas que acústicas.

sim o roofmate não é apropriado para isolamento acústico, pode colocar outro material tipo lã de rocha encostado à fiada exterior de tijolo isto pelo interior.
    ou seja encostado a uma fiada de tijolo colocar lã de rocha, depois caixa de ar, depois wallmate encostado à outra parede de tijolo.
    cumprimentos
  4.  # 11

.... a massa ( peso especifico) da alvenaria dupla de tijolo de 11cm( com a caixa de ar vazia).... é suficiente, na maioria das situações, para cumprir os requisitos de atenuação acustica aos sons aéreos.
    O material inserido na caixa de ar, serve unicamente par a correcção e melhoria do comportamento térmico da envolvente exterior.
  5.  # 12

Palpita-me que "30m da linha de comboio" não produz só sons aéreos...
  6.  # 13

Na minha casa o isolamento foi feito assim:

Tijolo de 11 + Lã de rocha 70mm + caixa de ar ( +/- 5 cm) + tijolo de 9.

Não sei de será o ideal mas foi o que o construtor aconselhou em substituição do Roffmate.

Alice
  7.  # 14

Colocado por: lobitoPalpita-me que "30m da linha de comboio" não produz só sons aéreos...

...
    Não reparei no pormenor dos 30m à linha ferroviária....
  8.  # 15

Colocado por: lobitoPalpita-me que "30m da linha de comboio" não produz só sons aéreos...

pois vibração também, mas a minha teoria é que as pessoas se habituam melhor à vibração que ao ruido, não sei é a minha noção.
    é uma boa pergunta :) o que é mais tolerável pelo ser humano, vibração ou ruido.
  9.  # 16

O que eu queria dizer é que diferentes materiais "filtram" diferentes tipos de ruídos, embora as vibrações sejam, aparentemente, bastante difíceis de tratar. Tenho a vaga impressão de que a lã de rocha é eficaz para as frequências elevadas, mas não para as mais baixas. Acho que pus por aí um link belga sobre a questão, hei-de ver se o encontro mais tarde.
  10.  # 17

Boa tarde, alguem me pode dar um valor de referencia para isolamento a sons aereos de laje em madeira composta apenas por vigas em madeira e revestimento de soalho em pavimento e no tecto do edificio por baixo revestimento de madeira

Muito obrigado

Cumprimentos

Ludovico
  11.  # 18

Pavimento em madeira, composto por soalho 18mm + barrote madeira 200mm + revestimento inferior em estuque 12,5mm

Sons aéreos
    Rw=35 a 40 dB

Percursão
    Lnw= 60 a 65 dB

FONTE: Acústica nos edificios - Jorge Patricio, Pág. 240
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ludoneto
  12.  # 19

Boas,

No caso em questão trata-se de uma reabilitação na qual o pavimento é composta pela solução acima descrita, sendo que o valor a verificar são 55 dB ( aereos)
    e 60dB no caso da percussão.

Duas placas de viroc( 2x16mm) + Linoleum com base em espuma no pavimento e pladur no tecto com lã de rocha será o suficiente?

Obrigado pela ajuda
  13.  # 20

eu considero exagerado e desnecessário, a dupla placagem em VIROC.... (também aumenta muito o peso na laje)

Terá que ser efectuado calculo da solução.

Aviso que não pode ser calculado pela lei da massa.
    Procure soluções semelhantes à sua situação em fabricantes de materiais de correcção acústica. já que os valores são dados por estudos em laboratório.

0.0188 seg. NEW