Meu nome é joão Quintela e gostava que me dessem a vossa opinião sobre o seguinte:
Estou para iniciar a construção da minha moradia em Torres Vedras e já recebi 2 orçamentos para a construção da mesma. Trata-se de uma moradia com uma área de construção total com +/- 200m2 (Vivenda + anexo) ao qual pedi orçamentos. Dos orçamentos que pedi, ficaram a +/- 650€/m2 (com IVA 20% já incluído). Tais orçamentos contemplaram unicamente a construção da casa, muros, anexo e mão de obra para aplicação de acabamentos. Ambos os orçamentos não incluem materiais para acabamentos (pavimento, loiças, torneiras, móveis e electrodomésticos da cozinha,....), pintura interior e exterior, arranjos exteriores (jardinagem e sistema de rega), Sistema de aquecimento central (bomba de calor) e AQS, corrimão, portão de garagem, focos exteriores e interiores, tomadas, etc.
Gostaria de saber a vossa opinião sobre este valor (650€/m2) de orçamentação, tendo em conta o que descrevi. Obrigado, João Quintela
Caro João, Isso assim é um bocado vago. Não inclui: "(...), tomadas, etc."? Isso quer dizer que não inclui toda a instalação electrica, respectiva abertura e fecho de roços, assentamento de caixas de tomadas e interruptores, "etc."?
Como não sabemos detalhes sobre a construção (nomeadamente o que diz respeito a: cave; sotão; cobertura em lage de betão armado, ou aligeirada, ou "telha-vã", ou... ; caixilharia; isolamento térmico das paredes e cobertura; estores (brise-soleil?); etc.), não poderei dar uma opinião definitiva.
Depois há o pormenor da área. Quando falamos em euros/m2, referimo-nos aos m2 de área interior. Não consideramos varandas, terraços, pérgolas, etc.
De qualquer maneira, e tendo isso em conta, 650€/m2 com 20% de IVA incluído considerando o que não está incluído, *parece-me* estar dentro dos valores que estamos à espera.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao quintela
Retirando aquilo que ainda não tem incluido e tendo em atenção que pensa fornecer os materiais excepto os do tosco (betão, aço, tijolos, cimento e areia e a mão de obra do resto) penso que o valor deveria rondar os 440€/m2 + Iva mas sem saber mais nada é muito subjectivo.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao quintela
Em relação ao que está incluído na orçamentação será:
- Moradia geminada com rés-do-chão e 1º andar, mais anexo e muros exteriores. - Está incluído no orçamento a construção da mesma em betão armado, com isolamentos xps 5cm nas paredes exteriores (11+5+11) e lã de rocha (6cm) na cobertura, telhado em telha lusa de canudo. - No orçamento está incluído, além do descriminado acima, a mão de obra para colocação de acabamentos, abertura e fecho de rossos, cantarias (lioz, estremoz e vidraço), ligações/tubagens/cablagens de H20, electricidade e gás, pré-instalação de aspiração central, colocação de estuque e outras "massas de cobertura".
O que o orçamento não incluí são:
- loiças, torneiras, interruptores, tomadas e "aparelhagens", focos, pedras e armários de wc´s. - Chão de madeira flutuante e mosaicos de pavimentos. - Azulejos de revestimento de paredes de wc´s e cozinha. - Moveis de cozinha, electrodomésticos. - Pavimento de escadas e corrimão. - Janelas em PVC e portadas em aluminio. - Portão automático de correr de acesso ao lugar de garagem - Material e Instalação de aquecimento central (piso radiante hidráulico com bomba de calor) e AQS - Alarme - Portas de acesso a moradia e anexo. - Pintura interior e exterior - Jardim (relva) e rega automática. - Portas de armários e portas de correr (easy space) interiores.
A moradia vai ter 3 wc´s (1 com duche e outro com banheira), 4 quartos, uma sala, 2 hall´s (piso 0 e piso 1), uma cozinha e um anexo com churrasqueira. A área total de construção é de aproximadamente 200m2, com terreno de 540m2. Não vai ter cave.