Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá pessoal, fiz uma pesquisa e não encontrei nada especifico sobre o que quero perguntar por isso aqui vai:
    Uma loja de material nada perigoso nem facilmente inflamável, mas que seja no res do chao de predio habitacional tem de ter alarme de deteçao de fogo? Extintores devidamente sinalizados não basta? O técnico de SST disse que era melhor (Duh) mas se a lei obriga, ele não sabe. Obrigado desde já.
  2.  # 2

Sim, tem que ter SADI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neodymium
  3.  # 3

Calmex!!!
    Isso tudo depende da categoria de risco de incendio do estabelecimento.
    se for de 1ª CRI, Não precisa de SADI... mas como vai necessitar de ter um meio de alarme.. terá de ter uma CDI e uma botoneira... Pelo menos, ora, tendo isto , mais vale efectuar a protecção total do estabelecimento, dotando-o de detectores.

De qq maneira, se vai abrir, ou já explora o estabelecimento, este tem de ter as MEDIDAS de AUTOPROTECÇÃO implementadas. Contrate e/ou fale com o técnico que lhe fizer isso para o assessorar com este tipo de obrigações relativas ao SCIE.

Os extintores, numero localização e tipo .. tem de ser definidos por alguem competente, o mesmo se passa com a respectiva sinalética, a questão das vias e saidas de evacuação, a iluminação de emergência/ segurança, etc...

PS. não se esuqeça que consegue melhores condições do seguro de recheio, se tiver estas coisinhas implementadas...
    os Tecnicos de HST, não tem todas as competências necessárias para o elucidar neste tema... Portanto normalmente até exigem coisas que não são obrigatórias.. é importante arranjar um tecnico ( Arquitecto/ engenheiro) SCIE, com experiencia no tema...
  4.  # 4

Obrigado, como falei com o técnico se formos a ver tudo ao pormenor não há praticamente edificio ou establecimento nenhum que cumpra tudo, há coisas que são exageradas em termos práticos ; até a porta tinha de ser modificada a abrir para fora, tinha de ter mecanismo de saida de emergencia, e eu nem nos próprios edificios do estado vejo todas as regras ou leis rigorosamente implementadas. Imaginem que até o limpa-tudo do chão (não é lixivia)tem de estar fechado num armario no chao edevidamente identificado como "produto de limpeza". Acho isto exagerado, não é uma creche nem cozinha ou restaurante, eu sei que um extintor novo devidamente colocado e identificado serve para um espaço de 80m2 onde não há tintas nem resmas de papel ou coisas de fácil combustão. Onde posso verificar ao certo a categoria de risco de incendio do estabelecimento?
  5.  # 5

Colocado por: neodymiumaté a porta tinha de ser modificada a abrir para fora, tinha de ter mecanismo de saida de emergencia,

Depende... qual é o efectivo calculado na loja!!? quantas portas existem, qual a largura delas...
    Percebe...
  6.  # 6

Colocado por: neodymiumnde não há tintas nem resmas de papel ou coisas de fácil combustão. Onde posso verificar ao certo a categoria de risco de incendio do estabelecimento?

Colocado por: Pedro BarradasIsso tudo depende da categoria de risco de incendio do estabelecimento.
    se for de 1ª CRI, Não precisa de SADI... mas como vai necessitar de ter um meio de alarme.. terá de ter uma CDI e uma botoneira... Pelo menos, ora, tendo isto , mais vale efectuar a protecção total do estabelecimento, dotando-o de detectores.

De qq maneira, se vai abrir, ou já explora o estabelecimento, este tem de ter as MEDIDAS de AUTOPROTECÇÃO implementadas. Contrate e/ou fale com o tecnico que lhe fizer isso para o assessorar com este tipo de obrigações relativas ao SCIE.

Os extintores, numero localização e tipo .. tem de ser definidos por alguem competente, o mesmo se passa com a respectiva sinalética, a questão das vias e saidas de evacuação, a iluminação de emergência/ segurança, etc...

Colocado por: Pedro Barradastecnico ( Arquitecto/ engenehiro) SCIE, com experiencia
  7.  # 7

em principio a sua loja é uma Utilização-tipo VIII da 1ª categoria de risco de Incêndio...
    Se a area util de loja são 80m2... sem descontar as zonas expositivas, dará um efectivo máximo de 40 pessoas... Assim sendo, nem precisa de portas a abrir para fora, nem o raio... Quem lhe disse aquilo não percebe nada disto.

Já agora, tem comunicação da loja para o interior do prédio?
  8.  # 8

adianto que o amigo tem de ter pelo menos 2 extintores na loja.
    Recomendo que tenha os seguintes.
    1 ABC 6kg
    1 CO2 de 2l
    recomendo anida que estes estejam instalados juntos... num local de facil acesso, desimpedidos, a menos de 2.00m em projecção horizontal de uma armadura de emergencia (bloco autónomo), este tem de ser do tipo permanente.
    Normalmente, e se não é normalmenbte, está mal feito, deve-se criar rum local, um local destinado ao SCIE, pelo que convém agregar tudo o que lhe diz respeito ( CDI, botoneira, Extintores), ainda mais em lojas pequenas... não queremos tudo cheio de sinalectica... etc...
  9.  # 9

Obrigado pelas respostas, a loja nao tem porta de comunicação com o restante prédio, tem 2 portas com cerca de 80cm cada uma na frente e tem vitrines em 3/4 das laterais( nao sei se isso conta em termos de possível escapatoria de emergência mas creio que nao). Quem ja passou por isto sabe como é querer fazer tudo na lei mas há que evitar o que nao faz falta, até as fichas da parede tive de trocar porque alguem podia la meter nao sei o que e apanhar um choque.LOL
  10.  # 10

se calhar o pior é a distancia a percorrer desde o ponto mais distante, susceptivel de ocupação e a saida... dará mais de 15m?
    as portas de 80 de passagem é pouco.. mas pronto é uma situação ultrapassável...( devia ser de 90cm livres)..
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  11.  # 11

Essas duas portas ficam no mesmo aro; uma delas pode ser aberta depois da outra. Do fundo da loja à porta acho que não tem 15 metros.

0.0147 seg. NEW