Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei uma casa com 40 anos que estou a remodelar. Agora pretendo mudar toda a caixilharia e vidros. Alguns orçamentos vieram a 23%o outros a 6%.

    Não percebo.

    O que pode ser a 6% ? Só caixilharia? Só vidros? Ou ambos?
    É preciso que o fornecedor tenha alguma certificação? Ou a própria casa?
  2.  # 2

    Li também este link que estava noutro assunto do forum: http://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/legislacao/beneficiosfiscais.html.

    Mas esta alinea:

    "3. A taxa reduzida não abrange os materiais incorporados, salvo se o respetivo valor não exceder 20 % do valor global da prestação de serviços." é respectiva ao vidros?

    O que significa?
  3.  # 3

    Analizando quer dizer que para as Caixilharia e Vidros serem tributadas a 6% o seu custo deveria ser apenas até 20% da fatura, sendo que 80% da fatura deveria ser o custo de instalação/ mão de obra por exemplo? Caso contrário deverão ser tributadas a 23$?
    • zed
    • 19 maio 2019

     # 4

  4.  # 5

    Confirmado, sem ARU.
  5.  # 6

    No caso das obras inseridas em ARU:

    Conforme o descrito na alínea a, nº 1 do artigo 18 do Código do IVA, na sua redacção actual, temos o seguinte:
    1 - As taxas do imposto são as seguintes:
    a) Para as importações, transmissões de bens e prestações de serviços constantes da lista I anexa a este diploma, a taxa de 6%;

    e a Lista I diz o seguinte:

    Ponto 2.23 - Empreitadas de reabilitação urbana, tal como definida em diploma específico, realizadas em imóveis ou em espaços públicos localizados em áreas de reabilitação urbana (áreas críticas de recuperação e reconversão urbanística, zonas de intervenção das sociedades de reabilitação urbana e outras) delimitadas nos termos legais, ou no âmbito de operações de requalificação e reabilitação de reconhecido interesse público nacional.
    (Redacção da Lei n.º 64-A/2008, de 31 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 7/2015, de 13 de Janeiro)
 
0.0110 seg. NEW