Ajudem esta alma que está prestes a entrar em depressão! Terminei a construção da minha moradia, orgulhosamente sem grandes stresses... estando eu longe de imaginar que o maior stress estava na obtenção do certificado ITED. O eletricista pediu a um fulano qualquer para vir fazer a dita vistoria e aguardo por noticias á 5meses... pode estar na origem o facto de o projeto inicial não estar na ANACOM. Expliquem-me p.f. quais os procedimentos normais numa obra a nível de ITED e gaz já agora que também não ata nem desata!
Não atende as chamadas! no Gabinete onde tratei de tudo dizem que ele vai tratar, mas passa dia após dia e nada...na Anacom não me aparece nem termo emitido na minha morada!
.. é porque o fulano não registou o projecto ITED.... Olhe que só muito recengtemente eu me apercebi disso... Há cmaras municipais que actualmente vão verificar se os projectos estão registados no site da ANACOm, e exigem o Termo de responsabildiade emitido no site da ANACOM. Veja isso com atenção.
Estas pessoas agradeceram este comentário: patricinha
As câmara não têm de verificar se o termo de ited está registado na plataforma da ANACOM ou não. O técnico se qualificado, sabe que o projecto tem de estar no site da ANACOM, sendo o termo emitido nesse mesmo local. Pateicinha Você não teve vistoria do ited, nem está 5 meses à espera de notícias. Os intervenientes sabem muito bem o problema que têm em mãos, simplesmente ainda não abriram o jogo. 1. Têm de ser feito os ensaios e emissão de respectivo relatório. Esses ensaios fazem parte do termo de fecho do ited a entregar na câmara, e emissão de licença habitabilidade. Portanto o técnico que acompanhou a obra, se não teve técnico a acompanhar a obra, deveria ter tido, pois é difícil alguém passar um termo a dizer que a obra está executada de acordo com o projecto e cumpre a legislação. Portanto você está nesta fase. Precisa de um termo de conclusão passado pelo técnico ited e dos respectivos ensaios à instalação. Provavelmente ou não tem técnico que passe o termo final ou a obra chumbou nos ensaios. Pois os trabalhos não foram executados por técnico ou empresa qualificada. O electricista pode não estar qualificados para fazer ited. 2. Numa segunda fase, posterior à conclusão da obra e emitida pela câmara a licença de habitabilidade, a habitação pode ser sorteada para ter uma vistoria por parte da ANACOM. Você recebe uma carta indicando dia e hora de tal inspeção ou vistoria.
Sr. Callinas supostamente ( digo supostamente porque apenas sei o que me foi dito, não sei se é a verdade) teve um técnico na minha obra a fazer os ensaios. Do que soube ontem, esse mesmo técnico diz que não concluiu o processo porque o projeto inicial não está na ANACOM! Tendo em conta que não é a minha área e parece que toda a gente "encobre" toda a gente, não sei no que pensar! entretanto contratei um outra pessoa que não conhece nenhuns do intervenientes para ver se descobre o que se passa!