Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Adquiri uma propriedade com um jardim que nunca foi cuidado. Tem bastantes assuntos para serem tratados mas para já vou deixar-vos 4 questões... A quem puder ajudar agradeço já.

    Ervas, muitas ervas. Um matagal. Arrancar com à mão? Solo seco e parece pouco fértil. Depois de tudo arrancado como fazer?

    Uma (ou duas) árvores chorão... Dão sombra mas posso podar agora? Nem consigo passar tal são os ramos... E as raízes? É "saudável" uma arvore destas em terreno inclinado com muros? Gosto da sombra que fazem mas não morro de amores..

    Yucca... Arrancar pelo que leio é um sem fim de trabalho... Secar tronco principal será mais benéfico?

    E silvas... Picos e mais picos com roseiras à mistura... Se arrancar sabem se voltar a crescer ou também devia pensar em secar?

    Tenho crianças e animais... Pesticidas serão viáveis?

    Obrigada!
  2.  # 2

    comprou isso numa má altura pá... o dono não o limpou e agora voce ficou com o menino na mão numa altura que começa a ser complicado fazer fogueiras.

    sendo jardim deve ter um tamanho limitado. eu arranjava uma motorroçadora com um bom disco e cortava isso tudo. depois com um ancinho fazia vários montes para queimar quando o tempo desse.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  3.  # 3

    Comprei em boa altura!! Acredite, as ervas não ofuscam a casa mas... Tenho-as!

    Se mais alguém puder ajudar. Tenho mais dúvidas que vão além do corte e do desfazer-me do lixo....
  4.  # 4

    se usar pesticidas pode comprometer tudo o que possa vir a plantar este ano......e talvez no proximo!

    Para as ervas uma roçadora ou mesmo uma moto enxada! (depende do quer fazer nesse jardim)

    a yucca.... eu nao a queria no meu jardim e portanto era corta-la e queimar a raiz, literalmente. (como queimar a raiz? depois de a cortar é fazer um pequeno buraco tipo concha e ir colocando la restos de brasas)

    as silvas é arranca-las/corta-las....

    mas agora pergunto, o que quer fazer nesse jardim? é para empedrar? relva?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  5.  # 5

    Colocado por: loverscoutas silvas é arranca-las/corta-las....


    Tão sempre a rebentar, essas só mesmo com o tal veneno...

    Fotos há?
  6.  # 6

    se a intenção for empedrar, nunca mais rebentam.... =)
    eu sei onde quer chegar mas tambem sem perceber o que o forista la quer fazer, é dificil dizer alguma coisa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Curas
  7.  # 7

    Colocado por: loverscoutse usar pesticidas pode comprometer tudo o que possa vir a plantar este ano......e talvez no proximo!

    Para as ervas uma roçadora ou mesmo uma moto enxada! (depende do quer fazer nesse jardim)

    a yucca.... eu nao a queria no meu jardim e portanto era corta-la e queimar a raiz, literalmente. (como queimar a raiz? depois de a cortar é fazer um pequeno buraco tipo concha e ir colocando la restos de brasas)

    as silvas é arranca-las/corta-las....

    mas agora pergunto, o que quer fazer nesse jardim? é para empedrar? relva?


    Isso nao e verdade. Pesticida pode usar a vontade e plantar logo a seguir que cresce. Fi-lo quando iniciei o projecto do meu jardim. A mao fazer 500 m2 nem pensar... Work smarter not harder.

    Pesticida desde que deixe secar o pesticida (5-6 horas) nao ha problema. Melhor ainda se for 24 horas.
  8.  # 8

    Colocado por: sbcnvPesticida desde que deixe secar o pesticida (5-6 horas) nao ha problema. Melhor ainda se for 24 horas.


    isto que disse nao faz qualquer sentido, mas tambem nao vou estar aqui a discutir um nao tema..... como em tudo, cada um sabe de si, façam como quiserem!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  9.  # 9

    Arranje uma moto ou electro roçadora com disco, vestuario de protecção e limpe o mato.
    As silvas meta num monte para depois mais tarde queimar.
    O resto do material organico pode deixar no solo. quando tiver o terreno mais humido, arranje uma motoenchada e incorpore isso no solo. partindo do pressuposto que quer devolver nutrientes à terra.

    Não sabemos que área é, nem o que pretende efectuar.
    quanto ás silvas.. por muito que eu não goste. lá terá de utilizar o famoso RounDUP... aplique isso somente localizado nos pes da mesma... mas pronto vai contaminar isso tudo...

    a yuca... mas está a fazer algum mal? quer arrancar porquê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  10.  # 10

    Colocado por: loverscout

    isto que disse nao faz qualquer sentido, mas tambem nao vou estar aqui a discutir um nao tema..... como em tudo, cada um sabe de si, façam como quiserem!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Herbicida nao e apenas roundup. Roundup somente em ultima instancia e a utilizar e uma vez na vida.

    Eu por exemplo nunca utilizei roundup na vida ainda. Existem herbicidas que geralmente podem dar conta do recado e sao selectivos. E mesmo outros herbicidas, so os usei 1-2 xs na vida (a primeira vez para controlar o que tinha).

    Depois de controlado, basta deixar a relva crescer bem e usar um pre-emergente
  11.  # 11

    o quimico.. a aplicar, somente nos pés do silvado!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  12.  # 12

    Colocado por: loverscoutse usar pesticidas pode comprometer tudo o que possa vir a plantar este ano......e talvez no proximo!

    Para as ervas uma roçadora ou mesmo uma moto enxada! (depende do quer fazer nesse jardim)

    a yucca.... eu nao a queria no meu jardim e portanto era corta-la e queimar a raiz, literalmente. (como queimar a raiz? depois de a cortar é fazer um pequeno buraco tipo concha e ir colocando la restos de brasas)

    as silvas é arranca-las/corta-las....

    mas agora pergunto, o que quer fazer nesse jardim? é para empedrar? relva?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cbferreira


    Pois... A yucca é uma dor de cabeça que vem por aí... São gigantes para mim! Altíssimas e pelo menos dois grupos... Obrigada pela sugestão das brasas!

    Não quero relva, quero terra, casca de Pinheiro e pedras... Flores e espaço para os meus miúdos saberem o que é se sujarem e acordarem com o cheirinho a terra húmida!
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasArranje uma moto ou electro roçadora com disco, vestuario de protecção e limpe o mato.
    As silvas meta num monte para depois mais tarde queimar.
    O resto do material organico pode deixar no solo. quando tiver o terreno mais humido, arranje uma motoenchada e incorpore isso no solo. partindo do pressuposto que quer devolver nutrientes à terra.

    Não sabemos que área é, nem o que pretende efectuar.
    quanto ás silvas.. por muito que eu não goste. lá terá de utilizar o famoso RounDUP... aplique isso somente localizado nos pes da mesma... mas pronto vai contaminar isso tudo...

    a yuca... mas está a fazer algum mal? quer arrancar porquê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cbferreira


    As silvas.. Voltam mesmo a crescer mesmo que revire a terra toda não é?... A ideia que eu tenho é essa... Já agora, silvas é mesmo aquelas coisas cheias de picos que dão frutos silvestres... Certo? Não me escapo?... Esse pesticida contamina tudo, significa que nada vai crescer?

    A Yucca é gigante, enorme e são tantos pés... Uns troncos altos com folhas feias... Não gosto da planta :(
  14.  # 14

    Neste momento não tenho fotografias mas a área é extensa, praticamente em torno da casa toda. Temos uma zona que fica ao nível da chaminé da churrasqueira e é meio inclinada... Não consegui passar para ver bem essa zona. De lá só me salta à vista muito mato, troncos cortados mas que lá ficaram, salgueiros largos e com ramos muito longos, silvas e yuccas...
    A nossa preocupação foi cortar em torno da casa tudo o que era dente de leão e ervas gramíneas. O meu filho é altamente alérgico e não conseguia sequer estar na zona e pedrada (mesmo muito alérgico).
    O marido está numa de cortar tudo e a terra não ajuda a arrancar. Está tudo seco...

    Casca de Pinheiro, pedras e flores. Tenho uma ameixoeira se não estou em erro. Dá flores rosas pequeninas e essa é uma memória de infância que quero lá deixar. Também há uma figueira bem colada a um muro que sustenta a terra onde ela está. Nespereira são 2 a ver e por fim identifiquei uma árvore de tamarilho que está coitada... Enorme!

    Já me disseram que os antigos donos nunca fizeram nada... Deve estar ao abandono à uns belos anos.

    Continuamos a cortar? Arrancamos pela raiz?! Fora silvas e yucca não vou decidir mais o que arrancar sem limpar para ver bem... Se bem que os salgueiros também não são uma paixão minha (mas depois fico sem árvores e eu gosto de árvores).

    Tenho muitas dúvidas, por exemplo como melhorar à qualidade do solo e prevenir ervas... Mas vou lendo e perguntando, se não se importarem!
  15.  # 15

    Colocado por: sbcnv

    Herbicida nao e apenas roundup. Roundup somente em ultima instancia e a utilizar e uma vez na vida.

    Eu por exemplo nunca utilizei roundup na vida ainda. Existem herbicidas que geralmente podem dar conta do recado e sao selectivos. E mesmo outros herbicidas, so os usei 1-2 xs na vida (a primeira vez para controlar o que tinha).

    Depois de controlado, basta deixar a relva crescer bem e usar um pre-emergente


    Como faz para controlar? Eu gostava de não colocar químicos... Pelo menos não sem tentar!
  16.  # 16

    Pedra, casca de Pinheiro e flores é o que quero pôr! Não o que tenho...
  17.  # 17

    Já consultou uma empresa de jardinagem ou de limpeza de matas para fazer este primeiro desbaste?
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  18.  # 18

    Colocado por: Cbferreira

    Como faz para controlar? Eu gostava de não colocar químicos... Pelo menos não sem tentar!


    Pré emergentes.
  19.  # 19

    Colocado por: CbferreiraComo faz para controlar? Eu gostava de não colocar químicos... Pelo menos não sem tentar!

    O terreno é espaçoso para contratar um pequeno tractor agrícola que lho limpe, numa primeira abordagem? Quanto às silvas não tem como: corte, ou mande cortar, com uma roçadoira mecânica, periodicamente. Com o amanho do terreno o espaço vai ficando mais limpo, mas não se pode descuidar. Ajuda fazer monda manual - quando as ervas ainda estiverem pequenas e o terreno húmido - e fazer uma mini hortinha onde o terreno o permitir.
    O nosso espaço é relativamente grande, a maior parte é roçado com a roçadoira mecânica e, chegado ao verão, contratamos um tractor para esgravatar o terreno, o que ajuda a reduzir o matagal (silvas e canas).
    Na extrema do terreno plantámos roseiras, semeámos favas, alhos e plantámos meia dúzia de couves variadas. É apenas uma mini horta que requer manutenção.
    Não usámos nem tencionamos usar qualquer espécie de químico. Apenas aplicamos o lixo orgânico doméstico, feito em nossa casa, nomeadamente a cinza do recuperador que colocamos em redor das couves, por exemplo, para afastar as lemas e caracóis, mas sempre com alguma vigilância.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cbferreira
  20.  # 20

    Colocado por: maria rodrigues
    O terreno é espaçoso para contratar um pequeno tractor agrícola que lho limpe, numa primeira abordagem? Quanto às silvas não tem como: corte, ou mande cortar, com uma roçadoira mecânica, periodicamente. Com o amanho do terreno o espaço vai ficando mais limpo, mas não se pode descuidar. Ajuda fazer monda manual - quando as ervas ainda estiverem pequenas e o terreno húmido - e fazer uma mini hortinha onde o terreno o permitir.
    O nosso espaço é relativamente grande, a maior parte é roçado com a roçadoira mecânica e, chegado ao verão, contratamos um tractor para esgravatar o terreno, o que ajuda a reduzir o matagal (silvas e canas).
    Na extrema do terreno plantámos roseiras, semeámos favas, alhos e plantámos meia dúzia de couves variadas. É apenas uma mini horta que requer manutenção.
    Não usámos nem tencionamos usar qualquer espécie de químico. Apenas aplicamos o lixo orgânico doméstico, feito em nossa casa, nomeadamente a cinza do recuperador que colocamos em redor das couves, por exemplo, para afastar as lemas e caracóis, mas sempre com alguma vigilância.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cbferreira


    Excelente! Entrar, entrava uma escavadora e um trator mas não os víamos considerar agora. O trabalho manual não nos assusta, estávamos desejosos de ter algo algo assim. Mil vezes isto do que ginásio!

    Também não queria usar químicos e já agora pergunto se alguém conhece um acelarador de compostagem. Está à venda numa grande superfície de bricolage. Parece um Fogareiro fechado...
 
0.0267 seg. NEW