Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Sabem me dizer quais as despesas inerentes à venda de uma casa?

Já sei que tenho que pagar a comissão sobre o valor total da amortização + imposto de selo de 4% sobre a comissão + outras duas quantias de cerca de cento e tal euros referentes a não sei o quê.....

Tudo o resto paga quem compra certo?

Obrigado.
    •  
      FD
    • 7 setembro 2009

# 2

Você só paga as despesas relacionadas com a amortização do crédito - a existir crédito.

Depois, poderá ou não pagar mais valias (IRS) se vendeu a casa por um valor superior ao da compra (os valores considerados são sempre os das escrituras!). Envolve mais uns cálculos, por causa da correcção monetária, mas sinteticamente é assim.

Colocado por: mwpintooutras duas quantias de cerca de cento e tal euros referentes a não sei o quê

Se não me engano, os bancos não podem cobrar mais nada pela liquidação antecipada do crédito.

Artigo 8.o
    Débito de encargos adicionais
    É proibido o débito de qualquer encargo ou despesa adicional pela realização das operações de reembolso antecipado parcial ou total do contrato de crédito ou de transferência do crédito para outra instituição.

http://dre.pt/pdf1sdip/2007/03/04700/14811483.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mwpinto
  2.  # 3

O banco é a CGD.

A funcionária é que me disse que eram + 100 e tal € de despesas de transporte e + 100 e tal € de despesas de não sei o quê....
  3.  # 4

FD,

Bom ponto! então deixam de haver custos por emissão de titulo de distrate, por ex? é que consta, ainda hoje, nos preçarios dos bancos... :|
    •  
      FD
    • 7 setembro 2009

# 5

Colocado por: mwpintoA funcionária é que me disse que eram + 100 e tal € de despesas de transporte e + 100 e tal € de despesas de não sei o quê....

Peça a sustentação dessas despesas - um papel do banco a dizer isso mesmo. Depois veja o que diz o papel para nós lhe dizermos mais qualquer coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  4.  # 6

Colocado por: aeglosFD,

Bom ponto! então deixam de haver custos por emissão de titulo de distrate, por ex? é que consta, ainda hoje, nos preçarios dos bancos... :|

É exactamente isso... Despesas de distrate + despesas de transporte...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
    •  
      FD
    • 7 setembro 2009

# 7

Colocado por: aeglosFD,

Pois, não sei...

O Banco de Portugal diz:

Despesas adicionais

Quando o cliente procede à amortização antecipada do empréstimo, a instituição de crédito não lhe pode exigir o pagamento de qualquer outro encargo, além da comissão de reembolso antecipado. A instituição de crédito não pode exigir a devolução de quantias que tenha entendido suportar por conta do cliente aquando da celebração do contrato de crédito.

A instituição apenas pode cobrar ao cliente o valor das despesas que, por conta dele, tenha pago a conservatórias, cartórios notariais e à administração fiscal (artigo 8º do Decreto-Lei 51/2007, de 7 de Março, Carta Circular n.º41/2007, de 23 de Maio, e Carta Circular n.º 93/2007, de 31 de Outubro, do Banco de Portugal).

http://clientebancario.bportugal.pt/dsb/ProdutosBancarios/Chabitacao/ChabitacaoReembolsoRenegociacao.htm

É uma questão de colocar a pergunta ao Banco de Portugal: http://clientebancario.bportugal.pt/
  5.  # 8

Não estarão essas despesas aqui inseridas?

"A instituição apenas pode cobrar ao cliente o valor das despesas que, por conta dele, tenha pago a conservatórias, cartórios notariais e à administração fiscal (artigo 8º do Decreto-Lei 51/2007, de 7 de Março, Carta Circular n.º41/2007, de 23 de Maio, e Carta Circular n.º 93/2007, de 31 de Outubro, do Banco de Portugal). "

E para além disso como eu tenho 2 empréstimos associados (habitação + multi-opções), os 0.5% cobre apenas o habitação porque o outro tem comissão + alta.

Mas segundo o que a lei diz eu, como desempregada, nem tenho que pagar nada.....

Caso isto vá avante terei mesmo que arranjar um advogado para que me oriente...
    •  
      FD
    • 7 setembro 2009

# 9

Colocado por: mwpintoE para além disso como eu tenho 2 empréstimos associados (habitação + multi-opções), os 0.5% cobre apenas o habitação porque o outro tem comissão + alta.

Não.

Artigo 1.º

1 - O presente decreto-lei regula as práticas comerciais das instituições de crédito e assegura a transparência da informação por estas prestada no âmbito da celebração, da renegociação e da transferência dos contratos de crédito para aquisição, construção e realização de obras em habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento, bem como para aquisição de terrenos para construção de habitação própria.

2 - As regras previstas neste decreto-lei aplicam-se, ainda, aos contratos de crédito cuja garantia hipotecária incida, total ou parcialmente, sobre um imóvel que simultaneamente garanta um contrato de crédito celebrado com a mesma instituição para os fins indicados no número anterior.

http://clientebancario.bportugal.pt/dsb/Leg/Diplomas/DL192-2009.htm

Ou seja, se esse multiopções tem como garantia o imóvel, a comissão é a mesma, 0,5%...
  6.  # 10

A mim o que o que o banco cobrou para amortizar na totalidade a dívida foi:
    1) AUT. CANCEL. LIQ-ANTEC. -CRED.HAB = 100.00€ + 4.00€ IS
    2) EMOL. NOTAR. - TERMO AUTENTICAÇÃO = 25.00€

o 1º penso que foi a autorização do cancelamento.
    o 2º penso que foi a autenticação do distrate.

No Registo Predial tive de pagar:
    3.00€ pelas cópias dos registos para entregar no banco.
    80.00€ (aproximadamente) para cancelar a Hipoteca.

só passado uma semana é que tive o documento a provar que a hipoteca tinha sido cancelada.
  7.  # 11

Boa noite.
    Dado que este assunto já tem uns tempos venho pedir a vossa ajuda sobre a venda do meu apartamento.
    O apartamento foi comprado com recurso a crédito bancário tendo por isso associada uma hipoteca. Na altura da compra foram feitos dois créditos bancários: um crédito habitação e um multi-opções sendo que apenas o habitação tem hipoteca associada.
    Agora que vou vender o apartamento que custos posso esperar? Sei que tenho que pagar a comissão sobre reembolso antecipado ao banco mas tenho dúvidas sobre o valor: 0,5% sobre o valor do crédito habitação e sobre o multi-opções? Em relação a despesas bancárias tenho mais algumas?
    Em relação ao cancelamento da hipoteca a quem cabe o custo desta operação: comprador ou vendedor?
    Obrigado!
    •  
      GF
    • 31 agosto 2012

# 12

Todos esses custos deverão ser suportados por si.

Pagará 0,5% do capital amortizado a título de rescisão antecipada (2% se tiver taxa fixa), sendo que no multiopções pagará o mesmo valor.
    Sobre o custo do cancelamento da hipoteca, julgo que anda nos 100 euros.
  8.  # 13

Não se esqueça que também tem de pagar o certificado energético.
  9.  # 14

Obrigado pelas respostas. Em relação ao certificado energético já está tratado (e pago).
    Em relação aos custos bancários sei que alguns bancos cobram pela deslocação do solicitador á conservatória e "inventam" outras despesas: podem fazê-lo?

0.0190 seg. NEW