Iniciar sessão ou registar-se
    • MVA
    • 25 maio 2019

     # 1

    Vivo no ultimo piso de um edificio de 11 andares. Neste edificio, existe um sistema de exaustão vertical colectivo (que não é nada mais nada menos que um tubo instalado na verticalidade do edifício que parte do rés do chão e vai ate ao telhado onde se aplica uma caixa metálica equipada com um motor e uma turbina de extracção motorizada). Trocando por miudo, existe um extractor no telhado a funcionar 24 horas por dia, que vai ligar às cozinhas dos diversos apartamentos. Nestes apartamentos, por cima das placas (de indução, vitrocerâmica, etc.) existe um exaustor do tipo 'hotte' sem motor (visto que o motor está no telhado e é comum a todos os apartamentos) em que, caso a hotte esteja desligada, esta veda completamente a passagem de ar. Caso este seja ligada, abre-se um canal de ar para extrair os fumos da confeção de alimentos. Tudo sem motores dentro do apartamento.

    Estou a fazer obras no apartamento e pretendo colocar um exaustor Siemens de bancada, ligado à conduta comum do prédio (portanto à conduta que possui no telhado um motor de extração ligado 24h/dia). A arquitecta chamou-me à atenção de que ter um motor no telhado a trabalhar 24h/dia a fazer 'sucção' constante, ligado a um exaustor no interior do apartamento, iria originar uma avaria no motor do exaustor do apartamento (neste caso, uma avaria no exaustor Siemens que pretendo comprar), devido à sucção exercida constantemente no motor da Siemens, e que eu deveria mesmo era meter uma hotte sem motor.

    No meu ponto de vista, isto não faz sentido, pois (atenção que isto é a minha opinião técnica enquanto pessoa não-qualificada, baseada unicamente em senso-comum) quando o exaustor da Siemens (no interior do apartamento) estiver desligado, a passagem de ar estará completamente vedada, logo não haverá lugar à tal 'sucção'. Quando o exaustor da Siemens estiver a funcionar, ele é que regulará o caudal de passagem de ar, independentemente das RPMs (rotações) do motor no topo do edificio.

    Quem tem razão, eu ou a arquitecta? Devo abster-me de comprar o exaustor de bancada Siemens neste cenário, ou posso comprá-lo e instalá-lo sem 'medo'? Obrigado!
  1.  # 2

    Nenhum
    • MVA
    • 25 maio 2019

     # 3

    Não percebi. Nenhum quê?
  2.  # 4

    Nenhum tem razão. Compre esse exaustor sem motor
  3.  # 5

    Colocado por: MVANão percebi. Nenhum quê?


    Às tantas nenhum tem razão.

    Também não sou entendido na técnica da instalação de exaustão colectiva predial, mas poderá fazer algum sentido que não possa fazer qualquer alteração no sistema, sem a intervenção dos técnicos de manutenção desse equipamento.

    Tem a garantia que a alteração pretendida, nomeadamente, o funcionamento de um motor no seu apartamento não irá desequilibrar o sistema coletivo ?
    Concordam com este comentário: bettencourt
    • MVA
    • 25 maio 2019

     # 6

    O problema é que 99% dos exaustores à venda no mercado são com motor. E todos os "sem motor" que eu vi, esteticamente são horríveis. Isto limita imenso a minha escolha. Os únicos exaustores que eu gostei têm motor.

    Em termos técnicos, o que é que acontece se eu colocar um exaustor com motor no meu apartamento?
  4.  # 7

    MVA

    eis uma boa questão a por a quem for comprar o exaustor, de certeza que eles lhe saberão dizer o bem ou mal que o sistema do prédio fará ao produto por eles vendido e ao qual tem de dar garantia.
 
0.0121 seg. NEW