Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

No entanto concordo com isso de projetar pilares e vigas de 24cm caso se pretenda usar tijolo de 24, evita ter de rebocar e meter as buchas caso use ETICS, por outro lado uma folha de 1cm dentro de uma cofragem de 25 mete-se bem
    • ik
    • 29 maio 2019

# 2

Colocado por: DR1982
    Eu penso que um pilar que seja de 25x25 em projeto se ficar com 25x24 nao ha problema, quando se cofra em madeira as medidas nunca sao mesmo certas e nao ha mal...

Tenho a mesma opinião, mas aqui no forum gostam sempre de preciosismos como este da diferença de 1cm

Mas mesmo quem coloque bloco/tijolo de 20/19cm, haverá um calculo para o pilar ficar com a medida pretendida e não ficarem os pilares à vista no interior
  2.  # 3

Se tiver uma parede final com 35cm projeto pilares de 25 de espessura,se tiver de 40 cm faço pilares de 25 o restante é para isolamento, se tiver de 30 cm projeto pilares de 20cm, se antemão ficar combinado tijolo térmico de 24, faço pilares de 24(o carpinteiro não gosta)mas faz-se. Qualquer situação é viável. Na minha opinião não é necessário rebocar o exterior desde que a alvenaria fique bem alinhada com os pilares e vigas, leva o capoto direto no bloco ou no tijolo. Qualquer das 3 soluções é viável, se me perguntarem qual delas preferia para mim, prévio estrutura de 25 e bloco de 25,mas isso sou eu, não podemos gostar todos de morenas, senão as louras não se safam
    Concordam com este comentário: DR1982, NTORION, Pedro Barradas, zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ik
    • acj
    • 29 maio 2019

# 4

Essa é a questão, de se pensar k o dono de obra ou empreiteiro andar a escolher o tamanho do tijolo ou bloco, independente da largura dos pilares com aqui alguns já deram a entender k se podia fazer, mas não tem lógica nenhuma actuar assim à revelia do projetista da estrutura, desse modo pra mim fica com remendos e trabalho escusado!

Por uma canitas de melhor coeficiente térmico andam nisto...
    Parece a malta que só compra o último modelo de iPhone ou Samsung e depois, só utiliza para chamadas, Facebook e WhatsApp lolllll
  3.  # 5

No meu caso de início era para ficar projetado tijolo térmico 24 mais etics 8cm, mas como os pilares da estrutura serão de 25cm o engenheiro projetista aconselhou-me o bloco térmico de 25cm para não ter de andar a rebocar paredes e fazer remendos ,então aumentar a espessura do etics para 10cm para compensar essas perdas térmicas que depois de alguma informação ainda vim reforçar com a opção de eps grafite! Não é a opção mais barata, mas essa parte nunca foi posta em questão! As minhas dúvidas é na acústico em relação ao tijolo térmico que penso não haver muita diferença.
    • P F
    • 29 maio 2019

# 6

Estou a gostar da discussão, mas estão a fugir um pouco a pergunta original. Pelos cálculos, a solução de menor custo e melhor desempenho térmico, é com tijolo normal, e não usabdo tijolo ou bloco térmico.
    Podem argumentar (e bem) que então deviam-se usar pilares de 22cm, pois simplifica o alinhamento. Conseguem-se valores muito semelhantes virando o tijolo e tendo a parede de 20cm, podendo ter pilares de 20 (sendo assim um múltiplo de 5, como alguém sugeriu para as cofragens).
  4.  # 7

Colocado por: P FPelos cálculos, a solução de menor custo e melhor desempenho térmico, é com tijolo normal, e não usabdo tijolo ou bloco térmico.

Mas se quiser fazer mais umas contas, vai chegar à conclusão que 15cm de eps sem qualquer tijolo ainda é a solução mais económica.
  5.  # 8

PF

existem tijolos simples com 30X20x22
    • P F
    • 30 maio 2019

# 9

Colocado por: Picareta
    Mas se quiser fazer mais umas contas, vai chegar à conclusão que 15cm de eps sem qualquer tijolo ainda é a solução mais económica.

Precisamente. Era aqui que queria chegar. Como encontrar a melhor solução, pois não pode apenas ser um simples calculo. Nesse caso nem tijolo/bloco era usado.
  6.  # 10

isto não acabaria por ir dar ao tópico que já vi por aqui da Passive House?

0.0173 seg. NEW