Colocado por: spereira76Aqui vão algumas fotos ilustrativas do que esta a acontecer e por onde elas começam a derreter...
tem uma foto comparativa com uma Legrand ao Lado. A Legrand tem a parte traseira de cerâmico que é excelente isolador enquanto a efapel é tudo de plástico. Efetivamente não é tudo igual...
Colocado por: hangasA verdade é que praticamente não há aparelhos residenciais que puxem perto de 16A de modo contínuo por várias horas.
Fornos, radiadores, etc tem termostatos que por natureza induzem ciclos de on/off relativamente curtos. E geralmente não tem mais de 2000-2500W (10A)
16A já são 3600W e não haverá muitos equipamentos desses ligados a tomadas shucko em ambiente residêncial.
No casos dos EV, os EVSEs (o chamado carregador externo) monitoriza a qualidade da alimentação, quedas de tensão etc, e ajusta a potência máxima em função do que disponível.
O problema aqui é quando são usadas fichas triplas e extensões. Mas isso é outra conversa. Inclusive muitas garantias de equipamentos fazem essa exclusão.
No UK tudo que puxa mais de 13A não pode ser ligado em ficha/tomada. Julgo que na Suíça o limite e 10A.
A partir disto só com ligação directa.
Para o casos em que é preciso ligar 16A de forma continuada, há as tomadas indústriais de 16A
Colocado por: Palmixe que isso será problema com a instalação.
Colocado por: hangasproblema é que tanto quanto sei não existe um limite máximo nas regras técnicas.
Julgo só haver uma recomendação de um máximo de 8.
Colocado por: Nephilim
Colocado por: NephilimTanto comentário sem nexo...agora uma tomada se compara com peso?? essa está boa
Trabalhei quase 15 anos a orçamentar obras muitas delas com efapel e é o que tenho em casa e é o que aconselho, pois o material é muito bom.
Efapel tem o maquinismo compativel com a gama de luxo, muito bonita, tenho em casa ha anos e nunca avariou e se avariar troco pois é barata.
A Legrand embora seja uma boa marca não é melhor, a Schnaneider muito menos, se falamos da jung na gama alta pelo menos é mais suave mas um preço muito alto, a Efapel é sem duvida a melhor opção, quem diz o contrário não percebe nada do assunto.
Colocado por: gil.alveshäger/berker
Colocado por: ClioII
Olha o mestre d'obras de Almada, seja bem aparecido! :)
Colocado por: Varejote
O problema da Legrand descontinua as séries depois ficamos entalados para arranjar mecanismos para séries antigas, como a suno ou valena, na Efapel chego a colocar mecanismos novos em séries com mais de 25 anos é plug and play.
Mesmo agora independentemente do modelo da Efapel os mecanismos são os mesmos.