Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: spereira76Aqui vão algumas fotos ilustrativas do que esta a acontecer e por onde elas começam a derreter...
    tem uma foto comparativa com uma Legrand ao Lado. A Legrand tem a parte traseira de cerâmico que é excelente isolador enquanto a efapel é tudo de plástico. Efetivamente não é tudo igual...
      20220426_102915_resized.jpg
      20220426_101038_resized.jpg
      20220426_103310_resized.jpg

Olhe que essa Legrand Suno (é o que eu ando a por também) tem o miolo em plástico também. Olhando para a foto dá para ver...
  2.  # 62

Na instalação que me propuseram vem a série logus 90 da Efapel.
    Ao ver estes comentários fui questionar 2 eletricistas diferentes. Alias, 1 eletricista e 1 vendedor (que não é onde o eletricista vai). Dizem que não têm conhecimento de casos semelhantes (derreter tomadas), e que isso será problema com a instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sophie
    • FFAD
    • 27 abril 2022

# 63

Colocado por: hangasA verdade é que praticamente não há aparelhos residenciais que puxem perto de 16A de modo contínuo por várias horas.

Fornos, radiadores, etc tem termostatos que por natureza induzem ciclos de on/off relativamente curtos. E geralmente não tem mais de 2000-2500W (10A)
    16A já são 3600W e não haverá muitos equipamentos desses ligados a tomadas shucko em ambiente residêncial.

No casos dos EV, os EVSEs (o chamado carregador externo) monitoriza a qualidade da alimentação, quedas de tensão etc, e ajusta a potência máxima em função do que disponível.

O problema aqui é quando são usadas fichas triplas e extensões. Mas isso é outra conversa. Inclusive muitas garantias de equipamentos fazem essa exclusão.

No UK tudo que puxa mais de 13A não pode ser ligado em ficha/tomada. Julgo que na Suíça o limite e 10A.
    A partir disto só com ligação directa.

Para o casos em que é preciso ligar 16A de forma continuada, há as tomadas indústriais de 16A
    Estas pessoas agradeceram este comentário:spereira76

atenção que o problema nem são só as garantias, mas os seguros em caso de incêndio...
  3.  # 64

Colocado por: Palmixe que isso será problema com a instalação.

Sim, também me parece. As fichas a queimarem, cheiro a queimado, na minha opinião também, o problema será eléctrico, e não propriamente das fichas.
    Penso que se deve mandar inspeccionar, acautelando.
  4.  # 65

Problema está em ter muitas cargas/tomadas num único circuito. Como as tomadas está ligadas em cascata é natural que as primeiras sofram mais.

Se limitassem o número de tomadas por circuito conforme recomendado pela Regras técnicas não havia esse tipo de problemas.

Os feitos que vejo nessas tomadas, são idênticos as das armaduras das lâmpadas t8 com balastros ferromagnéticos. Ligações ressequidas e amareladas devido ao calor emitidos pelos menos.

Edit: quais as cargas e quantidade que estão ligadas nesse circuito?
    • hangas
    • 27 abril 2022 editado

# 66

O problema é que tanto quanto sei não existe um limite máximo nas regras técnicas.
    Julgo só haver uma recomendação de um máximo de 8.

8 por um lado não é muito em condições normais.
    Ex. 2 quartos no mesmo circuito.
    2 tomadas de cabeceira, 1 tomada para TV e mais 1 de serviço por quarto.
    Sao 8 tomadas com um factor de simultaneidade razoável.

Agora se numa sala com 6 tomadas se metem vários Rigs a minerar bitcoin 24/7 ou sei la uma estufa de plantas ilícitas sem tomar as necessárias previdências já e outro assunto.

Edit: admito que no caso concreto ate possa ser um cenario de home office em que é necessário treinar um modelo qq em tensorflow. O exemplo acima era extremo para dizer que o uso residencial não prevê este tipo de situação e que é necessário tomar previdências quando se lhe dá outro uso.
  5.  # 67

Sim, é uma recomendação.

Pelo que entendi está se a dar um uso as tomadas, diferente daquele que foi projectado/executado inicialmente.

É quase como dimensionar um circuito para alimentação 4 ou 5 caixa de tomadas para intervenção de manutenção e depois o cliente querer lá ligar as máquinas de produção.

Colocado por: hangasproblema é que tanto quanto sei não existe um limite máximo nas regras técnicas.
    Julgo só haver uma recomendação de um máximo de 8.
    Concordam com este comentário: hangas
      IMG_20220427_215818.jpg
  6.  # 68

A recomendação vem dos tempos do RSIUEE (1974) pelo menos.

E é mesmo isso, uma recomendação, porque não constitui (ou não deve constituir - já lá vamos... ) um perigo para a instalação.

Estando o circuito de tomadas protegido por um disjuntor de 16A, estando as tomadas, a canalização e os condutores para 16A nominais, o aquecimento excessivo nunca deveria acontecer.

O excesso de tomadas num mesmo circuito constitui uma inconveniência: probabilidade de o disjuntor disparar por excesso de carga pois a probabilidade de haver demasiadas cargas em simultâneo é grande. Mas inconveniência não é problema de segurança.

Eu na tomada derretida estou a ver um problema mais sério: excesso de aquecimento provocado por efeito de Joule. E isso pode ser:

* Resistência demasiado elevada do material condutor (terminais), e aqui o problema pode ser atribuído à tomada;
    * Má instalação (falta de aperto, fio insuficientemente desnudado e seguro por uma ponta, fio "torto" quase sem superfície de contacto com o terminal da tomada);
    * Falta de aperto, atribuível ao instalador (caso de tomadas com parafusos) como ao material (se for de mola).

De notar que a falta de aperto pode ter origem no envelhecimento da instalação: o material aquece um pouco, força o parafuso/mola a recolher ligeiramente. Ao fim de centenas de ciclos nisto o contacto vai ficando cada vez mais solto. (*)

(*) Eu volta e meia dou um aperto a todos os terminais dos disjuntores no meu quadro em casa. É incrível (só visto!) como terminais apertados a fundo há um par de anos aparentam estar frouxos!
  7.  # 69

Tanto comentário sem nexo...agora uma tomada se compara com peso?? essa está boa

Trabalhei quase 15 anos a orçamentar obras muitas delas com efapel e é o que tenho em casa e é o que aconselho, pois o material é muito bom.

Efapel tem o maquinismo compativel com a gama de luxo, muito bonita, tenho em casa ha anos e nunca avariou e se avariar troco pois é barata.

A Legrand embora seja uma boa marca não é melhor, a Schnaneider muito menos, se falamos da jung na gama alta pelo menos é mais suave mas um preço muito alto, a Efapel é sem duvida a melhor opção, quem diz o contrário não percebe nada do assunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos
  8.  # 70

Colocado por: Nephilim

Olha o mestre d'obras de Almada, seja bem aparecido! :)
  9.  # 71

Colocado por: NephilimTanto comentário sem nexo...agora uma tomada se compara com peso?? essa está boa

Trabalhei quase 15 anos a orçamentar obras muitas delas com efapel e é o que tenho em casa e é o que aconselho, pois o material é muito bom.

Efapel tem o maquinismo compativel com a gama de luxo, muito bonita, tenho em casa ha anos e nunca avariou e se avariar troco pois é barata.

A Legrand embora seja uma boa marca não é melhor, a Schnaneider muito menos, se falamos da jung na gama alta pelo menos é mais suave mas um preço muito alto, a Efapel é sem duvida a melhor opção, quem diz o contrário não percebe nada do assunto.

Já agora.
    Qual a sua opinião da häger/berker?

Abr.
  10.  # 72

Colocado por: gil.alveshäger/berker

É uma boa marca, normalmente esta marca era escolhida pelo design unico especialmente na gama 1930 , eu pessoalmente não acho piada a aparelhagem de rodar e em redondo, de resto a Efapel tem o mesmo a um preço bem melhor.

A Efapel é uma marca nacional, com qualidade europea a um preço competitivo, tem a linha genial pois toda ela é simples e compativel e desenhada de forma genial apesar da simplicidade, dá para ser conjugada com toda a linha efapel desde pedra vidro madeira metal, e com todas as cores o que permite fazer coisas fantásticas.

Não estou a dizer que outras marcas sejam más, mas não são melhores, material Efapel dura anos e anos, quando um dia se estragar é da mesma forma que o material caro se estraga. Agora virem dizer que é leve e não vale nada, que queima e que a casa vais arder, isso é totalmente falso. É material feito na europa neste caso em Portugal ao contrário das outras marcas que é feito na China.
    Concordam com este comentário: Varejote, LMDuarte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves, skeletiko
  11.  # 73

Colocado por: ClioII

Olha o mestre d'obras de Almada, seja bem aparecido! :)

Ainda es vivo, eu ando longe de foruns, abraço
  12.  # 74

Legrand é melhor ligeiramente sem duvida
  13.  # 75

Ligeiramente ou sem duvida? 😀
  14.  # 76

acabei de meter dois (um da efapel outro da legrand) e o efapel simplesmente deu me a sensação de "mais plástico" que o da legrand.
    Não deixei de ficar satisfeito com os dois
  15.  # 77

Eu corri tudo a efapel em termos de aparelhagem. Quadros e os restos das traquitanas elétricas foi tudo legrand
  16.  # 78

Tudo Efapel Logus 90, comandos estores Efapel Domus 40, nos quadros elétricos disjuntores, diferenciais etc., tudo Hager.

O problema da Legrand descontinua as séries depois ficamos entalados para arranjar mecanismos para séries antigas, como a suno ou valena, na Efapel chego a colocar mecanismos novos em séries com mais de 25 anos é plug and play.

Mesmo agora independentemente do modelo da Efapel os mecanismos são os mesmos.
    Concordam com este comentário: skeletiko
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skeletiko, bluthunder82
  17.  # 79

Colocado por: Varejote
    O problema da Legrand descontinua as séries depois ficamos entalados para arranjar mecanismos para séries antigas, como a suno ou valena, na Efapel chego a colocar mecanismos novos em séries com mais de 25 anos é plug and play.

Mesmo agora independentemente do modelo da Efapel os mecanismos são os mesmos.
    Concordam com este comentário:skeletiko
    Estas pessoas agradeceram este comentário:skeletiko,bluthunder82

..ou ainda a série Decor, que é a que eu tenho,.. tenho a casa há cerca de 14 anos... quando tirei a aparelhagem para pintar a casa, mal podia tocar em algumas tomadas que facilmente partiam.. na semana passada troquei um motor de estore.. lá se partiu uma peça do comando dos estores só com um simples toque no plástico..

Estou a pensar trocar tudo por Efapel (Logus ou Quadra)

Obrigado pelo tópico, comentários e diferentes opiniões.

Cumprimentos,
    Skeletiko
  18.  # 80

Quadra e Logus têm mecanismos diferentes.

0.0336 seg. NEW