Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Gostaria de saber se consigo construir um t2 com 72m2 gastanto no máximo 60 mil euros. Infelizmente esse é todo o valor que tenho disponível.
    Vou deixar alguns detalhes para ajudar :)
    Já tenho um terreno em Loures. Esse terreno foi um estaleiro e por isso já está todo plano e vedado. Ainda não tenho projetos e nada do género, porém já fui a câmara e sei que posso construir ali.

Como falei a casa é pequena, 72m2 e não preciso nada de luxo ou coisas caras... na verdade pode ser o mais simples mesmo.

Tem eletricidade do lado e esgotos também, porém nada no terreno.

Caso alguém conheça alguma empresa de construção boa aqui da zona(Lisboa) que passem orçamentos para indicar seria uma boa juda 😊

Obrigado

Tiago
  2.  # 2

Esqueça
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, DR1982, Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Laserfun
  3.  # 3

Colocado por: LaserfunBom dia,

Gostaria de saber se consigo construir um t2 com 72m2 gastanto no máximo 60 mil euros. Infelizmente esse é todo o valor que tenho disponível.
    Vou deixar alguns detalhes para ajudar :)
    Já tenho um terreno em Loures. Esse terreno foi um estaleiro e por isso já está todo plano e vedado. Ainda não tenho projetos e nada do género, porém já fui a câmara e sei que posso construir ali.

Como falei a casa é pequena, 72m2 e não preciso nada de luxo ou coisas caras... na verdade pode ser o mais simples mesmo.

Tem eletricidade do lado e esgotos também, porém nada no terreno.

Caso alguém conheça alguma empresa de construção boa aqui da zona(Lisboa) que passem orçamentos para indicar seria uma boa juda 😊

Obrigado

Tiago
    Contabilizando projectos, licenças, taxas e taxinhas? julgo ser impossível, existe um conjunto de despesas que terá sempre seja a casa de 60 m2 ou de 200m2. Se for só mesmo para construção,sem incluir IVA, não conheço os preços praticados em Lisboa, mas conheço quem fez em 2014 uma casa com essas características por 65k iva incluido. Mas o mercado entretanto mudou. O ideal era já ter o projeto e pedir orçamentos.
    Caso não tenha, procure um gabinete de arquitectura, nem que tenha de pagar pelo serviço, exponha o que pretende, penso que lhe poderão dar uma opinião mais em consonância com o mercado actual.
  4.  # 4

Nem sequer pense nisso,

Se ainda tivesse lá uma casa pequena antiga, ainda podia dar um jeito.
    Agora assim? Nem pensar.
    Só projetos, licenças, atrasos , etc . Tudo a pagar e ainda nem um tijolo vê.
  5.  # 5

Tem que se considerar várias despesas:

- Projectos
    - Taxas camarárias
    - Obra em si, incluindo realização das infra-estrutras dentro do lote, naturalmente
    - Arranjos Exteriores, por minimos que sejam

Reuna a seguinte documentação:
    - Caderneta Predial
    - Certidão Predial Permanente
    - Planta de Localização
    - Extractos do Plano Director Municipal
    - Fotografias

O valor é mesmo insuficiente, agravado pela realidade do mercado actual.
    Fale connosco pelo email [email protected]
  6.  # 6

Afff esqueça. Pegue nos 60mil e dê de entrada a uma coisa jeitosita à sua medida e já pronta a entrar. Já tentou procurar alguma coisa na zona, mesmo que seja apartamento? 60mil euros ainda é uma entrada e tanto numa habitação.
  7.  # 7

Quer uma opinião?

Faça o seguinte , avalie o valor do terreno que têm. Para ter uma noção do quanto pode valer.
    Tendo essa noção - seja 10 , 15 ou 20 . o que for.
    Depois escolha a zona onde pretende viver e procure lá casas a venda a necessitar de algumas obras ou remodelação.
    Se escolher uma a necessitar de algumas remodelações , consegue comprar a um preço inferior e fica com a possibilidade de colocar algumas coisas a seu gosto.
    Nas casas mais antigas encontram-se sempre pormenores, seja no layout do espaço ou em alguns detalhes rústicos , com muito potencial e que nem sequer pensaríamos se fossemos construir uma.
  8.  # 8

Também estou a construir em Loures. Deve ser um dos concelhos mais careiros em termos de taxas.

A licença de construção de um ano para uma casa de 180 m2 custou-me mais de 3000 euros.
    Os prolongamentos dessa licença custam 500 euros/mês no 1º prolongamento e 900 euros/mês no segundo.
    A puxada de luz, que era logo ali do outro lado da estrada e ficou com um total para aí de 10 metros, custou-me 2000.
    Água e esgotos agora não tenho presente mas foi de certeza mais de 500 euros no total.

Não se esqueça que, para ter licença para morar na casa, terá de fazer um mínimo de arranjos exteriores. E isso custa dinheiro.

Terá sempre de pagar a um arquiteto. Aí tanto pode gastar 2000 como 10 000.

Ou seja, só para tudo o que não tem a ver diretamente com a construção da casa, eu recomendaria ter no mínimo 15 mil euros, e mesmo assim não deve chegar.

Fica assim com 45 mil. Para uma casa de 72 m2, isso dá para aí 500 euros/m2 (sem IVA). Nem eu que acho que por aqui se empolam demasiado as estimativas de preço acho que consegue fazer alguma coisa com esse valor.
  9.  # 9

Com esse valor deve conseguir comprar e legalizar uma coisa destas
      F0CB5633-47FF-4EBE-BE6F-00D119C55DD7.jpeg
  10.  # 10

não dá... nem sonhe. até porque a maior parte das casas pre-fabricadas e/ou ditas modulares não cumprem os requisitos para habitação propria e permanente. Seja por questões de area bruta, pelas acessibilidade, ou até pela termica e acustica...
    e aos valoers base há que somar uma serie de despesas escondidas, mas absolutamente necessárias, ligação a infra-estruturas, fundações, transporte, outros acabamentos interiores, etc...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  11.  # 11

Colocado por: Pedro Barradasnão dá... nem sonhe. até porque a maior parte das casas pre-fabricadas e/ou ditas modulares não cumprem os requisitos para habitação propria e permanente. Seja por questões de area bruta, pelas acessibilidade, ou até pela termica e acustica...
    Isso já não sei, só me pareceu que fosse a solução mais indicada para o user pelo valor que dispõe, nao pode por exemplo legalizar como T1 ou studio para cumprir com a área bruta mínima?
  12.  # 12

As questões são as mesmas referidas pelo colega Pedro Barradas.

Colocado por: DR1982Isso já não sei, só me pareceu que fosse a solução mais indicada para o user pelo valor que dispõe, nao pode por exemplo legalizar como T1 ou studio para cumprir com a área bruta mínima?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

Faz um T1, são 52m2 ;) depois mais tarde vê se tem dinheiro para aumentar para um T2... construção evolutiva...
    Ou espera mais um pouco, junta mais uns 20.000€ para conseguir o T2...
    Concordam com este comentário: DR1982
  14.  # 14

O Pedro têm razão.
    Não dá para ter casa de espécie alguma com esse valor.
    Chega a 20% e depois fica a morar ao relento
  15.  # 15

... o mal é as pessoas verem à beira da Auto-estrada anúncios a casas de 36.000€... mas é aquilo não são habitações, são casinhas,anexos, complementos, etc.
    Concordam com este comentário: Nelhas
  16.  # 16

Isto é simples.

15k para papeis , licenças , arquitetura , projetos - Acho pouco.
    Sobram 45k.
    Se somar 4000 de uma cozinha Ikea equipada, mais uns 4000 de janelas.
    Sobram 37k.
    Vais fazer canalização , eletricidade, fundações, paredes, chão, casa de banho, etc com 37k?
    Mais o mínimo de portas, isolamentos, acabamentos.
    Depois ainda têm que cumprir os requisitos mínimos de exterior, de condições de construção, etc.
    Se sim, eu faço já uma para mim tambem
  17.  # 17

Em alguns países vivem em "casinhas"... não vejo problema nenhum nisso... aqui em PT parece q somos todos Tio Patinhas, para gastar 250k numa casa... pode sempre optar por algo assim :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ultrabasslx
      Screenshot_6.png
  18.  # 18

Colocado por: nunos7Em alguns países vivem em "casinhas"... não vejo problema nenhum nisso... aqui em PT parece q somos todos Tio Patinhas, para gastar 250k numa casa... pode sempre optar por algo assim :)
      Screenshot_6.png

Quero. O meu sonho é precisamente andar com a casa às costas.
  19.  # 19

Colocado por: nunos7Em alguns países vivem em "casinhas"...
      Screenshot_6.png
    Aqui vive um casal com 2 filhos, deve ter alguns 50m2, mas em portugal pelos vistos nao cumpre a área mínima, por isso a solução proposta pelo Pedro Barradas parece me a melhor
      CC693A6E-CCF2-472A-A346-8AA90BF61A99.jpeg
  20.  # 20

Nuno,

Se a pessoa vender o terreno mais os 60k , consegue comprar uma moradia pequena antiga nos arredores de loures.
    Depois vai remodelando por dentro por fases.
    Renova o que precisa para viver.
    Eu comprei uma antiga de 200 m2 e vivi 8 anos nos 80 m2 que tinha renovado.
    Agora estou a renovar o resto.

0.0251 seg. NEW