Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estamos a pensar em instalar AC no nosso apartamento t3 duplex com sotão, em 4 divisões, 3 quartos e sala.

    A sala e um dos quartos são virados a sul, portanto imensamente quentes.
    Os outros dois quartos e as cozinhas viradas a norte, frio e humidade, principalmente na suite.
    Tenho ainda uma escada no hall que dá acesso ao soto que está amplo e que tem cerca de 100m2



    Planta

    Divisões pretendidas:

    Quarto 1: 18,25m2
    Quarto 2: 16,65m2
    Quarto 3: 15,90m2
    Sala: 27m2

    Eficiência
    Silêncio
    Fiabilidade
    (é o que desejamos das maquians)

    Para já a duvida é quanto muito por alto pode ficar a brincadeira?
  2.  # 2

    Tem condições elétricas para isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miranda85
  3.  # 3

    Nem tinha pensado nisso, o apartamento é de 2010. Alguns dos meus vizinhos, de outros prédios circundantes, da mesma altura de construção têm ar condicionado.

    De qualquer forma só queria ter uma noção de valores primeiro para decidir se é viavel avançar ou não.
  4.  # 4

    Equipamentos entre 3500€ a 6000€, instalação entre 1200€ a .........
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miranda85
  5.  # 5

    Colocado por: NelhasTem condições elétricas para isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Miranda85
    claro que tem afinal só são 5 máquinas que raramente funcionam em full power simultaneamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miranda85
  6.  # 6

    Esses valores, estão dentro do orçamento. Pondero assim avançar ainda este ano.

    Tendo em conta as vicissitudes do caso (sala e quarto virados a sul e os outros dois virados a norte).Sendo o nosso maior problema o frio e humidade a norte. E o calor a sul. Que máquinas o Jorge aconselha para uma disponib de +/- 4000e para as maquinas? Se houver diferença entre eficiências q permitam ir buscar o invest. a curto médio prazo estamos disp. a puxar um pouco o limite.

    Obrigado :)
  7.  # 7

    Miranda,

    Veja se têm potência para as máquinas primeiro.
    Que condições têm ,os sítios onde quer instalar, qual a potência contratada e quais os disjuntores ( circuitos) associados aos locais onde vão interligar os aparelhos.
    Isto é so para não andar a intercalar o ar condicionado com o forno, o ferro, a máquina.
    Liga um, desliga o 2, liga o 3 , olha o 4, corre pó 5.
    Já agora a máquinas desse preço, 4 ou 5 num apartamento?
    Para quê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miranda85
  8.  # 8

    Não percebi, o no apartamento. Não estou a pensar mudar para uma moradia. Portanto vai ser a minha casa nas próximas décadas provavelmente. Ou não era isso q se referia? Ser algo temporário.

    São 4 internas as maquinas mais duas multi split em principio.
  9.  # 9

    Miranda,

    Estude as condições que possui na sua casa em termos elétricos primeiro.
    Qual a potência contratada, qual as condições da instalação.
    Isso do dá perfeitamente, é em que condições?
    Se tiver 3,45 a 15A lhe garanto que se desligar tudo em casa tipo blackout , não as consegue por todas a trabalhar sequer.
    E depois e preciso contar com a potência delas e ao mesmo tempo com o resto.
    TV´s quantas normalmente ligadas?
    Ferro? Forno? Máquina da roupa? Máquina de Secar? Pense qual a sua rotina e qual os picos durante o dia onde necessita de mais potência simultânea e o que usa.
    Isso tudo tem de ser pensado antes de rebentar 4000 ou 5000 ou 6000 para depois ficar a trabalhar com o leque .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miranda85
  10.  # 10

    A potência contratada neste momento?

    6.9 kVA
    - tivemos de aumentar porque fizemos o aquecimento com aquecedores este ano, pois nasceu a pequenita e dormia de aquecedor a óleo ligado

    Em relação a equipamentos ligados?

    Normalmente - Frigorifico - Mini Arca - Standbys diversos

    Periodicamente - Tv (1) (150w) - PC (185w) - Maq. Lavar Loiça - Maq Lavar Roupa - Forno - Ferro - Torradeira - Aquecedor de água.

    Penso que é o normal.

    Agora amperagem, não sei pois não vem na fatura e não sou entendido na matéria.

    Mas penso que as empresas que venham fazer o estudo de instalação e orçamentos me saibam explicar se dá não dá e que alterações terei de fazer. Certo? E se for preciso fazer alterações elétricas que um eletrecista tb o saiba fazer. Ou não estou a ver e são mais uns milhares para um eletrecista? (pergunta honesta, não tenho mesmo noção de quanto é alterar e puxar cablagem para o AC)
  11.  # 11

    Colocado por: NelhasPara quê?
    deduzo que saiba ler, no entanto não esta a raciocinar como é devido,

    Colocado por: Miranda85A sala e um dos quartos são virados a sul, portanto imensamente quentes.


    Colocado por: Miranda85Os outros dois quartos e as cozinhas viradas a norte, frio e humidade, principalmente na suite.


    ora se tem uma fracção do apartamento que precisa de aquecer e a outra fracção do mesmo apartamento precisa de arrefecer, é evidente que nunca estam todos os equipamentos a funcionar em simultâneo, isso seria um total absurdo.


    agora com estes elementos e sabendo que

    Colocado por: Miranda856.9 kVA
    - tivemos de aumentar porque fizemos o aquecimento com aquecedores este ano


    tire conclusões sabendo também que um unico equipamento externo (equipamentos de gama media recentes) que alimenta 5 unidades interiores em regime de fullpower consome no maximo 3200W a 3600W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miranda85
  12.  # 12

    @jorgealves,

    Tendo em conta o que indiquei, estou a pensar perdir orçamentos que contenham o seguinte. (para comparar convem pedir a mesma coisa a todos)

    FTXM25N x 3
    FTXM35N x 1
    4MXM80N x 1

    Parece bem?

    P.S o que existe da Mitsubishi da mesma gama dos Perfera?
  13.  # 13

    Provavelmente vais instalar um multi split, ou seja uma unidade exterior para várias unidades interiores. Se o fizer, instale um com pelo menos 36.000BTU(~10Kw).
    Vai querer ter o apartamento climatizado durante os picos do frio e o do calor, por isso vai ter todas as unidades interiores a funcionar ao mesmo tempo.

    Eu tenho um de potencia inferior e simplesmente nao aquece/arrefece o suficiente durante os picos. Agora tenho uma maquina cara que ninguém quer usada, tenho de me contentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miranda85
  14.  # 14

    Tiago que potencias tens nas interiores e multi splits?
 
0.0137 seg. NEW