Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Depois d 3 anos a trabalhar em Portugal emigrei e estive 7 anos a trabalhar na Suíça como Coordenadora de obra. Voltei agora p Portugal onde acabo de iniciar a minha actividade por conta própria dentro da mesma área. Pediram-me agora algumas propostas de honorários para a elaboração de um CE e MQ para o projeto de 3 apartamentos T1 de 75m2 cada (+áreas comuns) e um deles tem um logradouro d cerca de 15m2. As referências de honorários que tenho ainda não me deixam mt segura na apresentação de propostas pq nunca sei s estou a ser mt cara ou demasiado barata.. na Suíça o preço da hora e mt mesmo mt diferente mas a complexidade destes trabalhos e elevadíssima. Alguém me pode dar uma ajuda de +/- qt se pede por um projeto destes? Devo calcular à hora e apresentar o total ao cliente? S sim qt a hora? Ou costumam calcular de outra forma? Sempre fui contra trabalhar a baixo preço só para fechar propostas pq acredito que a qualidade do trabalho entregue e superior se nos sentirmos justamente compensados e trabalharmos motivados, mas tb não quero estar completamente fora da media correcta de preços. Agradeço desde já qq ajuda que me possam dar.
  2.  # 2

    Se afecta à hora... nunca vai ganhar trabalhos... é a realidade. infelizmente.
    Já agora:
    qual é o valor/h que quer fazer?
    quantas horas irá levar a efectuar o trabalho?

    E esse MQT, é todo realizado pro si, ou já tem dados de algumas especialidades?, da arquitectura? tem acabamentos escolhidos?

    E o CE, qual é a estrutura do mesmo?
    E vai aproveitar documentação que já tem?
    ...
    Concordam com este comentário: Sbace
  3.  # 3

    também depende da qualidade do projeto que lhe chegar ás mãos
    ou seja tem umas plantas 1/100 e 2 ou 3 cortes da arquitetura disso sem qualquer referencia a sistemas construtivos/ acabamentos ou tem algo mais elaborado
    é que se não tiver quase que no fundo estará a fazer um projeto de execução descritivo e até acabar por ter que fazer alguma peça desenhada para alem do MQ e CE
    sinceramente devia olhar para esses parâmetros todos e depois estimar quanto tempo pensaria que isso lhe ocuparia e depois estipulava tipo um rendimento mensal que acha-se um mínimo justo para viver e depois dividia pelo tal tempo estimado. poderia fazer uns acertos e pronto penso que é por ai.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Sbace
  4.  # 4

    Olá Pedro, obrigada desde já pela ajuda.

    Valor/h estava a pensar calcular sobre 15€/h com desconto no valor total, mas nao apresentaria ao cliente esta estimativa (cliente que neste caso é o gabinete de arquitectura que esta cheio d trabalho e me pedido ajuda). Seria mais para poder perceber s estava a ganhar dinheiro ou a perder e para me orientar depois na minha gestao do tempo. Ao cliente apresentaria um descritivo do trabalho e prazos de execuçao em dias.

    Recebi o pedido de orçamento ontem e ainda nao lhe consigo dizer quanto tempo me demoraria, mas percebi que os apartamentos sao todos iguais (materiais, disposiçoes, etc) a não ser nos espaços exteriores em q o r/c tem logradouro e os outros 2 têm varanda. O projecto de execuçao parece-me ja bem definido em relaçao a materiais, mapa de vaos, e sistemas construtivos escolhidos.

    O MQT das estruturas e especialidades sera realizado pelos respectivos gabinetes projetistas. Para mim fica a parte de arquitectura.

    Quanto ao modelo ou estrutura do CE.. pensei em seguir o da ordem ou indice que do LNEC que postou uma vez aqui no forum. Tenho alguns exemplos em pdf e excel que penso aproveitar mas um documento deste género feito por mim nao tenho, sendo que acabei agora mesmo de iniciar a minha actividade ca.

    Que lhe parece? a avaliar pela area e pela optimizaçao dos materiais...

    Obrigada
  5.  # 5

    Neste caso tem de falar com o Gabinete. e Ver qual é o valor "disponível" para o trabalho.
    Vai conciliar o MQT, com as restantes especialidades, ou cada um joga o seu...e pronto?


    Pensava que na suiça já tivesse experiência neste tipo de documentação, por isso perguntei se tinha já uma base. O doc do LNEC é boa base, o da OA.. nem por isso.

    PS: assim qq orçamento que der, vai perder sempre dinheiro e MUITO tempo.. é o 1º
    Concordam com este comentário: Sbace
  6.  # 6

    se tiver que apresentar MQ com estimativa, poderá ser mais complicado em vários aspetos, atenção a isso
  7.  # 7

    Na Suiça as obras são 90% das vezes feitas em adjudicaçao direta cabendo ao coordenador de obra gerir tudo desde a preparaçao deste tipo de documentos mas individual par cada arte/empreitada.. nao existe a figura do "empreiteiro geral" ... da muitissimo trabalho porque ainda para mais tudo segue uma numeraçao, ordem e descriçao dos artigo sgundo a legislaçao.. tenho documentos base mas para alem de estarem em francês estao estruturados individualmente. :) mas a do LNEC pareceu-me mais proximo do que estou habituada a fazer de facto.

    Pediram-me que trabalhasse independente das especialidades ate porque ainda estao a ser finalizadas.

    O gabinete pediu-me o meu preço, penso para tb ver se poupa algum dinheiro tb (nao revelando quanto esta disponivel pode sempre usar a diferença se houver noutras coisas) :) calculo que me demore cerca de 10 dias pelo menos.. talvez nao a tempo inteiro.. mais algumas reunioes c os arquitectos para eventuais duvidas..

    Para calculos meus; 15€/h é elevado? Em projeto evito baixar deste valor, mas nao faço a minima ideia s or medidores orçamentistas cobram menos.
  8.  # 8

    vai ou não fazer com estimativa?
    Concordam com este comentário: Sbace
  9.  # 9

    Ola Marco

    Vou apresentar preço para um MQ sem estimativa porque não me pediram. Talvez no email de apresentaçao ou nas condiçoes digo que se quiserem outros trabalhos para alem dos referidos na proposta de honorarios obrigam a uma revisao da mesma.

    Obrigada pela ajuda
  10.  # 10

    pois

    a estimativa é mais complicado, implica preços compostos ( mão de obra ) e consultas ao mercado que é algo que não é taxativo.

    não digo para oferecer trabalho mas comece com algo a puxar para baixo neste 1º trabalho com o gabinete, isto para criar laços e estabelecer rotinas e metodologias para futuros trabalhos.
  11.  # 11

    Se trabalhou p Implenia trabalhou para empresas de construcçao EG eu trabalhei sempre em empresas de arquitectura no departamento de DT .. foi precisamente isso que eu disse havia MQT e CE ( soumissions et chaier des charges) mas para cada CFC (para quem nao sabe é um codigo a que corresponde cada "arte" tipo CFC 285.1- tratamento de superficies (pintura interieor). Na elaboraçao das minhas "soumissions" (MQT) sim utilizava o CAN num programa espetacular chamado Messerli e tb conheço bem as normas SIA.
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasNeste caso tem de falar com o Gabinete. e Ver qual é o valor "disponível" para o trabalho.
    Vai conciliar o MQT, com as restantes especialidades, ou cada um joga o seu...e pronto?


    Pensava que na suiça já tivesse experiência neste tipo de documentação, por isso perguntei se tinha já uma base. O doc do LNEC é boa base, o da OA.. nem por isso.

    PS: assim qq orçamento que der, vai perder sempre dinheiro e MUITO tempo.. é o 1º
    Concordam com este comentário:Sbace


    E verdade que todos os primeiros trabalhos ou documentos que estabelecer me vao demorar mais tempo mesmo tendo ja alguns ficheiros estruturados .. Pegando na base de 15€/h e calculando +/_ o tempo 700€ pelas duas peças demorando 2 semanas (sendo que nao vou estar a trabalhar a 100% pq tenho outros projetos) parece-lhe exagerado? sendo a ABC é cerca de 250m2 +15 de logradouro..
    Obrigada desde ja.
  13.  # 13

    Não sei.. isso depende das expectativas... eu Acho barato demais...
  14.  # 14

    Colocado por: ****bernasconi


    Berlusconi!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sbace
 
0.0163 seg. NEW