Iniciar sessão ou registar-se
    • zeus
    • 7 setembro 2009 editado

     # 1

    Boa noite colegas foristas! :)
    o meu caso é o seguinte: vendo pelo topico do colega que já se encontra em problemas infelismente,analisando o meu projecto, receio que possa a vir acontecer o mesmo de o assentamento das terras me causarem danos na estrutura. vou colocar aqui uma foto do projecto para ter as vossas opinioes.
      CCF07092009_000002.jpg
    • zeus
    • 7 setembro 2009 editado

     # 2

    o terreno existe pela linha amarela,o resto será para acrescentar. ainda nao falei com o projectista, só vi isto agora mesmo ,mas gostava de saber as vossas opinioes. obrigado!
  1.  # 3

    Não sei porquê, ao olhar para este corte (e tendo em conta a experiência do NPereira), faz-me lembrar o Titanic...
  2.  # 4

    Zeus, não se alarme. Se o projectista dimensionou correctamente e se a construção for bem executada, não há motivo para preocupações a esse nível.

    As sapatas assentam um pouco, naturalmente, e o edifício acompanha.
    • Neon
    • 7 setembro 2009

     # 5

    Ola a todos, sou novo por cá

    Já agora porque é que a sapata não desce mais metro e meio para assentar no terreno original?

    À partida estará consolidado!!!

    Abraços do Neon
  3.  # 6

    O.Martins,
    «SE...», «...E SE...». São só 2 «ses», mas basta um deles falhar.

    Eu nunca vi um projecto de uma moradia que especificasse a compactação do terreno.

    Onde você escreveu «e o edifício acompanha», eu li: «e a orquestra acompanha» (...o afundamento do Titanic).
  4.  # 7

    Colocado por: NeonJá agora porque é que a sapata não desce mais metro e meio para assentar no terreno original?
    À partida estará consolidado!!!
    Nem por sombras!!!

    O terreno original também poderá ser um aterro, ou terreno vegetal.

    O que é necessário é fazer um ensaio geotécnico para saber a que profundidade e com que dimensões devem ser feitas as sapatas de fundação.

    Podem até chegar à conclusão que é melhor prever uma cave...
  5.  # 8

    Mas esses 2 se's residem em qualquer construção.

    Esse corte não é um desenho de implantação. A sapata está cortada (com uma linha de corte na parte inferior), ou seja, a sua base não está declarada exactamente.
    É um corte feito pelo arquitecto, quando possivelmente o engenheiro ainda nem olhou para o projecto.
  6.  # 9

    Boas

    Também me parece que o desenho não é representativo das cotas de fundação. A minha opinião vai no sentido de levar a fundação ao existente. Se este se mostrar impróprio para fundação em sapatas isoladas, há pelo menos duas opções:
    1 - escavar até atingir uma camada resistente
    2 - Usar outro tipo de fundação mais adequado como ensoleiramento ou outro.
    Para além das fundações eu tomaria também especial cuidado com o pavimento exterior onde assentam os pilares de granito: uma pequena cedência do terreno e ...

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 10

    Outra solução boa, passa por fazer uma compactação do terreno em condições. Entenda-se, um cilindro grande, que compacta cerca de 30 a 50 cms de terra de cada vez começando na cota mínima do terreno. Sempre bem compactado e regado. Período para secagem e eventualmente nova compactação.
    Custa menos dinheiro do que resolver os problemas resultantes de uma má compactação de terrenos!!!

    Coisas da Casa
    • zeus
    • 8 setembro 2009

     # 11

    obrigado a todos pelas respostas! este desenho não é realmente o desenho de implantação. ainda não tive acesso ás plantas no total.está neste momento a se proceder ás especialidades com o de arquitectura já aprovado. este é só desenho em corte.vou falar com o projectista e expor essas duvidas. depois volto para expor as respostas...
  8.  # 12

    Colocado por: zeuseste é só desenho em corte.vou falar com o projectista e expor essas duvidas.


    Deixe o projectista fazer o seu trabalho, primeiro.
    Perguntar-lhe se "Já reparou no aterro? Se calhar é melhor uma fundação até ao firme não?" pode ser mal interpretado e é como passar um atestado de estupidez. :)
    Deixe-o fazer o projecto, depois verifique, entre outras coisas, essa particularidade. Se nessa altura, lhe continuar a fazer confusão, então confronte-o com as suas dúvidas.

    (É só a minha opinião)
    • Mac
    • 8 setembro 2009

     # 13

    Utilize fundações indirectas.
    • zeus
    • 8 setembro 2009

     # 14

    sim,sim,mas vou ficar alerta,temos que antecipar os problemas. ao ver fotos daquelas e a imaginar na nossa casa nem sei, o que sentiria. pelo menos já serviu para alertar. vou ter calma e esperar pelo resultado final do projecto,só depois expor as minhas duvidas.
    • zeus
    • 8 setembro 2009

     # 15

    Colocado por: MacUtilize fundações indirectas.


    :) :) como assim? sou leigo nisto
    • Mac
    • 8 setembro 2009

     # 16

    Colocado por: zeus
    Colocado por: MacUtilize fundações indirectas.


    :) :) como assim? sou leigo nisto


    Até podia tentar explicar-lhe mas não arrisco. É que isso é trabalho de eng.º e eu não o sou. Depois podia dizer algo incorrecto e logo aparecia por um engº, daqueles que se fartam de lembrar o seu percurso académico e depois passam horas a postar futilidades, aparecia por aí um desses dizia eu, e caía-me literalmente em cima por eu me estar a meter em assuntos para os quais não me encontro habilitado.
    Se isto não bastar, procure a expressão no google e logo encontra. De qualquer formatambém acho que o técnico não vai descurar esse pormenora das fundações. Mas esteja atento, é que já vi um engº entregar um projecto na Câmara, no qual faltava porta de acesso a um dos quartos. ......nada do que está a pensar... foi aprovado.
    Cumprimentos
  9.  # 17

    Fundações indirectas = estacas.
  10.  # 18

    Colocado por: O.Martins

    Deixe o projectista fazer o seu trabalho, primeiro.
    pode ser mal interpretado e é como passar um atestado de estupidez. :)


    Mas afinal a casa é para quem?
    Quém lhe garante que o engenheiro seja um técnico como deve ser?
    Nada como antes de ele iniciar o trabalho prever essa situação.
    Leve-o ao terreno, alugue uma retro e fassam uns ensaios nos sitios onde estão previstas as sapatas. decidam então a melhor solução a adoptar
    Ficarlhe-á muito mais barato que depois de o projecto feito andar a arranjar soluções de remendo.
  11.  # 19

    Podem acontecer vários erros, mas o mais comum e o que me assusta mais, será por parte de empreiteiro, que ao fazer os aterros, não os compacte como deve ser (é caro e dá trabalho) e a sua estrutura irá ceder.

    Pessoalmente, estaria-me nas tintas para certas coisas e fazia a estrutura antes dos aterros, assentando aquelas sapatas no terreno existente e nesse caso, aproveitaria aquele desnível para fazer uma garagem. A diferença de preço, entre aterrar aquilo e fazer os muros laterais, não deve ser grande e deve justificar-se
    • zeus
    • 9 setembro 2009

     # 20

    Colocado por: PauloCorreia
    Pessoalmente, estaria-me nas tintas para certas coisas e fazia a estrutura antes dos aterros, assentando aquelas sapatas no terreno existente e nesse caso, aproveitaria aquele desnível para fazer uma garagem. A diferença de preço, entre aterrar aquilo e fazer os muros laterais, não deve ser grande e deve justificar-se

    pois tambem já tinha pensado nisso... em fazer ali a garagem e assim a casa já ficava sustentada. mas o projecto de arquitectura ja está aprovado. teria que ser um bocado á "sucapa".No inicio nao dei essa sujestao ao arquitecto porque julguei que me ficaria mais dispendioso...
 
0.0203 seg. NEW