Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Ora essa, faltaria muito até me zangar, quanto muito chateia-me um bocadinho ter que estar a repetir-me depois de escrever posts tão completos. Mas é só um bocadinho :)

    Se repararem, já desde há alguns posts que dou por terminado o assunto até falar com o arquiteto. Claro que posso debater certos pormenores e até agradeço que me puxem para esse debate, eu próprio dei azo a tal, agora se há coisa que não estou à espera é de verdades universais, soluções por antecipação ou respostas concretas. Nem em nenhum momento insinuei tal coisa. Ainda que seja verdade que deixei perguntas paralelas ao tópico que me pareceu que poderiam ter uma resposta concreta. Mas o teor do tópico em si, aparte procurar esclarecer alguns termos técnicos, baseia-se apenas em "apalpar terreno", escutando opiniões e ideias de quem percebe mais do assunto. Com parcial sucesso.

    Já percebi agora melhor aquilo que me estava a tentar transmitir quando sugeriu a possibilidade de "...ter a habitação a desenvolver-se toda num só piso á cota superior, mas ter uma zona de acesso e entrada desenvolvida em dois pisos"

    Então quer dizer que dos 218m2 de limite, considerando também o limite de 140m2 da área de implantação, posso optar por fazer 78m2 no rés-do-chão e 140m2 no 1º andar?

    Não é uma pergunta retórica, estou mesmo a perguntar, pois desconheço se tal é possível, até porque me incluo no grupo de 25% de cidadãos mais leigos nestas matérias.

    O rés-do-chão ainda assim poderia sempre ficar 50cm acima do nível da rua, certo?

    De resto, como já várias vezes repeti, e volto a reiterar, continuo convencido que aquilo que me foi dito por outros 2 proprietários de lotes na mesma urbanização deverá ter alguma razão de ser. Um deles disse que no seu lote a cave ficava apenas uns 30cm enterrada. O outro disse que no seu lote a cave ficava inclusive uns 40cm acima do nível da rua. Esta pessoas não compraram lotes, "criaram" os lotes, quando todo o terreno foi transformado de rústico para urbano. Quanto a isto não preciso de mais opiniões nem suposições pessimistas até voltar a falar com o arquiteto e com as pessoas que me transmitiram essa informação. Não obstante, se quiserem continuar a debater outros detalhes, estou por aqui.

    Obrigado e cumprimentos.

    -
  2.  # 42

    Colocado por: P_LopezEntão quer dizer que dos 218m2 de limite, considerando também o limite de 140m2 da área de implantação, posso optar por fazer 78m2 no rés-do-chão e 140m2 no 1º andar?
    pode

    dentro do poligono e dentro das áreas de construção pode dividir os pisos como quiser
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  3.  # 43

    Obrigado.

    Isso mudaria totalmente a estrutura do edificio e distribuição de áreas tal como estava até aqui planeado, mas posso sempre vir a considerar se tiver que optar por um "plano c".

    -
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 44

    Colocado por: P_Lopez
    Isso mudaria totalmente a estrutura do edificio e distribuição de áreas tal como estava até aqui planeado, mas posso sempre vir a considerar se tiver que optar por um "plano c".
    este tipo de ideia é o tipo de conversa que deveria ter com o arqº
  5.  # 45

    P_Lopez

    Eu não li todos os post's, mas acho que andam a falar de coisas sem sentido.
    A cota de soleira, em geral pode ser 50cm acima da cota do passeio ou rua, conforme o caso. A Cave nada têm a ver com a cércea, a cércea do edifício é definida a partir da cota do terreno, o que lhe disseram das caves estarem 30, 40 ou 50 cm acima da cota de soleira refere-se que a cave sobre sai do terreno esses cm, mas se fizer uns muros de contenção de terras + arranjos exteriores, a cave fica enterrada.

    Ou seja, tal como disse em algum post, pode ter 2 pisos acima do solo e 1 abaixo do solo = a cave + rês do chão + 1º andar! Bote terra para cima da cave e deixe um lateral para acesso a garagem.
  6.  # 46

    marq

    não se percebe nada

    para si afinal a cota de soleira ( normalmente o rc) está a 50 cm ou como parece sugerir pode até estar a 1.5 m desde que se tape a cave para não ficar á vista??
  7.  # 47

    Está complicado sim, cada vez mais difícil 😜
  8.  # 48

    penso que o lopez é que está a complicar

    basta ir á camara e falar com o técnico da mesma e fazer-lhe as perguntas todas especificamente em relação a este loteamento e ao seu futuro lote com as respetivas condicionantes do terreno.
    tudo o mais por aqui são apenas extrapolações.
  9.  # 49

    Exactamente.

    Tal e como já por várias vezes referi.
  10.  # 50

    Diz-me:

    "têm ai uns muros a fazer e uma casa enorme se quiser construir"

    E eu é que tenho que adivinhar que se refere a "muros de contenção". Uma coisa é ter muitos muros a fazer, outra é ter muitos muros de contenção a fazer. Não sei se não será um pouco leviano sim, assumir que outrem nos vai adivinhar as palavras que omitimos quando é óbvio que essa omissão altera por completo o teor da mensagem que estamos a transmitir.

    Especialmente tendo eu ainda há poucos posts atrás falado em fazer 2 muros de contenção. Ou seja, sou alertado para considerar algo que já referi estar a considerar, mas com meias palavras. Entre isso e assumir-se que o anterior proprietário comprou o lote para a filha, algo que não leu em lado nenhum, fica um bocado complicado debater-se seja o que for. Ainda por cima para colocar a hipótese de isso não ser verdade e que tal me poderá ter sido dito para me enganar.

    Pois não é verdade não, se quisermos ler bem aquilo que escrevi foi que o homem (construtor de "toda a vida") criou a urbanização em 2005, passando esta de rústica a urbana e, uns 8 anos depois, ele e os outros 2 sócios venderam tudo, escolhendo cada um deles um lote para si. E sei que dizer-me que pensava fazer casa para a filha não foi para me enganar, de tal forma que ele nem me queria vender o lote, acabou por vendê-lo contrariado.

    Mas é verdade que tendo ficado com o lote "nas mãos", a ideia era fazer uma casa para a filha, nisso acertou. E se um dos 3 que estava com mais dificuldades financeiras acabou por ficar com um dos piores lotes, este acabou por ficar com um dos 2 melhores lotes, cujo piso da cave garante que fica (nem é que pode ficar, é que fica) uns cms acima do nível da rua e que vista a partir da rua a casa fica a parecer ter 3 andares. É isto que ainda não consegui perceber se é possível ser verdade ou não. E era essa a ideia do tópico. Não que me dissessem que é possível de certeza ou que é certamente impossível, apenas pretendia saber, sem certezas nem verdades definitivas se tal é possível mediante certas de determinadas condições. Ao invés está um tópico minado de ideias aterrorizadoras e pessimistas.

    Está a ver marco1, eu bem quero fazer um ponto final parágrafo até pelo menos reunir com o arquiteto... e já é pelo menos a terceira vez que o afirmo. Mas há uma insistência persistente no off-topic, ainda por cima pessimista como tudo.

    Da minha parte dou o assunto por terminado e faço balanço positivo do tópico. Recolhi muita informação importante, tenho perguntas a fazer ao arquiteto que de outra forma não teria e fica um tópico que poderá vir a ser bastante útil a outros em situação semelhante. E agradeço a todos, sem guardar qualquer tipo de rancor, pois sei que todos os que participaram têm a melhor das intenções e apenas, com mais ou menos sucesso, pretendem ajudar. O resto, é conversa.

    -
 
0.0169 seg. NEW