Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite caríssimos,


    Gostaria que me dessem uma ajuda/opinião em relação a uma situação que mais tarde ou mais cedo terá que ser resolvida.

    Situação essa, descrita no titulo deste tópico, uma varanda/alpendre com as seguintes dimensões:(11 x 2,40) com um pé-direito de cerca de 3,50m, mas virada a norte.

    Esta, foi pensada para ser usada exclusivamente em dias agradáveis, mas também em dias menos visto que tem como apoio uma churrasqueia e esta ser usada mesmo em dias de inverno.

    O que acontece é que, visto a esta estar virada a norte, em certos dias de inverno, quando a chuva é "tocada" a vento norte torna-se mesmo impossível usar a churrasqueia.

    E mesmo em dias de muito calor, como estes últimos dias, torna-se impossível de se estar lá a partir das 18h visto que o sol começa a ficar mais baixo e nem a pala consegue dar conta do recado. A essa hora as temperaturas ainda vão altas, sou obrigado a correr os estores todos a baixo de 2 janelas de correr que dão acesso a esta.

    Ou seja, para além de não a poder usar, mesmo em dias de verão, ainda me vejo obrigado nestes a ficar as "escuras" por ser obrigado a ter as 2 janelas fechadas e os estores completamente fechados.

    Algumas soluções que tenho pensado:
    - fechar totalmente com janelas correr (iria resolver a questão no inverno mas no verão iria ficar uma estufa, teria que recorrer a protecção exterior (estore/brisa solar):
    (uma autentica "marquise", solução dispendiosa)

    - passar as 2 janelas de correr (2,45A x 3,50L) para o lado de fora da varanda e substituir o actual estore por brisa solar (ou algo do género) que permita regular a luminosidade:
    (vai deixar de ser uma "varanda", mas talvez será a solução mais "económica");

    - colocar apenas uma espécie de várias portadas (ou de correr em vão ou do tipo "desdobrável"):
    (minimizava tanto de inverno como de verão, não conheço muito bem este tipo de solução muito menos tenho ideia de valores).


    Alguma dica?

    Obrigado pela atenção.
  2.  # 2

    Tem fotos?
    • Mind
    • 3 junho 2019 editado

     # 3

    Colocado por: bluewingsTem fotos?


    Sim vou tentar:
    Varanda
    Varanda1

    A area a vermelho é a area a fechar... neste momento tenho uma guarda em vidro...
    • zed
    • 3 junho 2019

     # 4

    Para o verão, toldo vertical?
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mind
  3.  # 5

    Colocado por: zedPara o verão, toldo vertical?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mind


    Hummm, também poderá ser uma hipótese.
    A desvantagem que vejo para essa solução, é que iria criar uma espécie de "parede" que me iria "roubar" toda a luminosidade, mais ou menos o que me acontece quando sou obrigado a ter fechado os estores.
    A única vantagem é conseguiria ir a varanda na mesma.
    Uma solução a ponderar.

    Obrigado.
    • zed
    • 3 junho 2019 editado

     # 6

    Então veja a brisa solar, basicamente uma persiana de exterior. Às tantas no inverno regulando as lâminas consegue a protecção necessária (pode ter duas secções e só fechar uma).

    Não faça marquise...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mind
  4.  # 7

    Colocado por: zedEntão veja a brisa solar, basicamente uma persiana de exterior. Às tantas no inverno regulando as lâminas consegue a protecção necessária (pode ter duas secções e só fechar uma).

    Não faça marquise...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mind


    OK.
    Mas será seguro colocar uma brisa solar sem ter janela em paralelo?

    Se calhar o ideal e mais seguro seria algo deste género(portadas exteriores de correr):

    https://forumdacasa.com/discussion/6183/estores-portadas-ou-nada/#Comment_58173
  5.  # 8

    Colocado por: ****Pode sempre aplicar portadas exteriores de correr em madeira ou alumínio, isso não foi logo visto em projeto,isso é sala e cozinha ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mind


    Sim é (sala de estar/sala de jantar/cozinha).

    Não foi, pois nos tenho estores em todos os envidraçados. Em termos de privacidade, ainda não tenho, mas será para levar cortinados... aqui a questão prende-se em usar a varanda e nesse caso essas portadas acho que seriam o ideal mesmo.
  6.  # 9

    Colocado por: ****A zona é ventosa ? Eu ja apliquei brisas solares com imã no chão . o problema é que vai perder a luminosidade , quer sejam brisas ou portadas , e o efeito estufa vai ter sempre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mind


    Sim é, a varanda é virada a norte.

    Estava a pensar que com as brisas consegue-se orientar as laminas ou então sendo fixas terem um certo angulo o que iria conferir alguma luminosidade. Sim, tenho noção que se colocar tanto brisas como portadas (em aluminio) sem janela com a incidencia do sol ambas vão ficar em brasa. Vejo isso com os meus estores de alumínio.

    As varandas só dão dores de cabeça. :S
  7.  # 10

    Se a varanda é virada a norte, nunca vai ter sol. Nao percebo porque razao diz que faz efeito estufa fechar.
    Eu optaria por portadas de correr. Quando quisesse privacidade corria para o centro.

    Edit. Vendo bem a varanda. Até a geometria dos vaos nao dá para colocar portadas de correr.
    Eu colocaria blackouts exteriores ou interiores. Se é para dar privacidade, é suficiente.
  8.  # 11

    Colocado por: ****A norte não apanha sol???

    Quando é que o sol irá incidir a norte no verao dentro da varanda?
  9.  # 12

    Entao a varanda nao está a norte.
  10.  # 13

    Pode estar se não for em Portugal. Mas também pode ser noroeste. De qualquer maneira pouco interessa. O que importa é que faz estufa
    Concordam com este comentário: Mind
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mind
  11.  # 14

    Colocado por: SMBSPode estar se não for em Portugal. Mas também pode ser noroeste. De qualquer maneira pouco interessa. O que importa é que faz estufa
    Concordam com este comentário:Mind
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mind


    Sim, para ser mais preciso a orientação é precisamente NO (Noroeste).
    No inverno quase não bate o sol, agora a caminhar para o verão por volta das 18h já começa a dar até ao por do sol.
  12.  # 15

    Colocado por: Mind

    Sim, para ser mais preciso a orientação é precisamente NO (Noroeste).
    No inverno quase não bate o sol, agora a caminhar para o verão por volta das 18h já começa a dar até ao por do sol.

    Entao a varanda está mais a poente que a norte.
    Concordam com este comentário: Mind
  13.  # 16

    Colocado por: ****Têm ai uma situação complicada resolve o controlo solar, existem formas mas não vai usar esse espaço .
    Concordam com este comentário:Mind


    Sim eu tenho noção disso, é por isso que estou aqui a trocar umas ideias...

    Vou ter que pensar numa solução o mais racional possível, estes gastos não estavam equacionados mas neste momento são indispensáveis para ter alguma utilizada deste espaço.
  14.  # 17

    Vou pedir uns orçamentos de algumas empresas que colocaram aqui neste tópico, só para me assustar um pouquinho hehe.

    http://www.sombrear.pt/contactos.asp
    https://ribsol.pt/contactos/
    http://www.aluterm.net/pt/articles/contactos/entre-em-contacto-connosco#.XPWWj8pKjs0
 
0.0219 seg. NEW