Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde.
    neste momento tenho em funcionamento para aqs em casa termo-acumulador com 1 serpentina que funciona com o fogão de lenha, e como alternativa 1 esquentador. Acontece que estes dias me deram um painel solar aparentemente em bom estado e pretendia por em funcionamento, visto que seria alguma poupança no gás que com este calor não se pode ligar o fogão! teria que ser colocado em termossifão, visto que o actual termo acumulador só tem uma serpentina! para este serviço pretendia adaptar um termo-acumulador que tenho, só que o mesmo é só de 100 litros acham viável utilizar o mesmo com o painel?? é que só vejo no mínimo com 150 litros..

    em caso de resposta afirmativa como é que eu posso por isto a funcionar de forma a que seja feita automaticamente a seleção de onde vai ser envia a agua quente. viste que passarei a ter 3 "saidas" e nem sempre estas terão agua quente disponivel. por outras palavras como é que posso colocar um sistema por exemplo que deixando de ter agua quente do painel automaticamente arranque o esquentador..

    se alguém precisar posso colocar esquema da minha actual instalação!

    Cumprimentos
    •  
      aacc
    • 2 junho 2019

     # 2

    Com desenho percebia-se melhor
  2.  # 3

    o esquema atual é este null

    falta-me a parte do esquentador em que existe nessas ligaçoes um passador manual que corta a saida de agua do termo acumulador para funcionar so com o esquentador..

    a primeira duvida é se é viável utilizar em termossifao com o painel 1 termo acumulador de 100 litros.

    se sim imaginemos que tenho agua no painel a 55ºc no termoacumulador a 25 e o esquentador na mira..

    vou dar banho e a agua do painel acabou, tem que existir aqui um sistema que me faca disparar o esquentador por exemplo..

    deduzo que seja feito com válvulas de 2/3 vias e termostatos, mas como???


    ja pensei interiormente que secalhar era possível ligar em seria os dois termo acumuladores, ou seja saida da agua quente do painel na entrada da agua fria do do sótão, mas quer-me parecer que não fica um sistema la muito funcional!
  3.  # 4

    Colocado por: Zectervou dar banho e a agua do painel acabou, tem que existir aqui um sistema que me faca disparar o esquentador por exemplo..

    deduzo que seja feito com válvulas de 2/3 vias e termostatos, mas como???
    ou esquentador termstatico ou grupo termostatico para esquentador, mas funciona mal com esquentadores normais.
  4.  # 5

    Eu falei no enquentador, mas ainda tenho o termoacumulador do fogao. Ou seja ficara com 3 fontes possíveis de água quente e teria que ter forma de escolher qual a que está com melhor temperatura para usar..

    E quanto ao termoacumulador de 100l para o painel? É possível ou vai dar burrada?
 
0.0105 seg. NEW