estou a pensar subir o telhado de um quarto na minha casinha no alentejo. Uma casa com duas portas e sem janelas nem casa de banho. O quarto é o que tem a seta vermelha na 1ª foto. Quero subir cerca de meio metro, para ficar à altura do resto da casa, e avançar até à linha verde, para tapar uma das portas. Depois quero fazer uma porta e uma janela (como os bonecos verdes na 2ª foto) para fazer de fachada principal da casa. Nesta nova divisão iria fazer a casa de banho. Quero também avançar um pouco mais para fazer um telheiro (???) para fazer sombra, não sei o nome.
O telhado ficaria mais alto que o do vizinho do lado e de trás (marcado na 2ª foto com uma seta verde).
Que tal pôr uma janela tipo velux no quarto? Já que vou fazer um telhado novo... A questão é que são caras... Não são?
A casa vai desde a linha vermelha esquerda à linha vermelha direita na 2ª foto.
Algumas ideias complementares? Diferentes? Posso fazer isto?
Á cerca de 2 anos substitui o telhado da minha casa no alentejo. O meu telhado cobre 80% da casa os outros 20% são terraço, nas traseiras da casa, alteração não mexia com a frente da casa. Pedi para levantar o telhado de forma a cobrir o terraço em virtude de ter humidade no tecto da sala( terraço por cima) , não autorizaram!!
De certeza que terá de pedir autorização, agora se pode ou não já não sei, depende da camara.
hum situação complicada é complicado deixarem-lhe aumentar o telhado naquela zona logo a seguir ao vizinho, podem é deixar aumentar masi ao lado naquela parte que está já mais alta. é a minha opinião. mas se calhar até deixam, mas eu mesmo em aspecto formal, arquitectura, não aumentava nessa zona, mas ao lado, onde tem a segunda linha vermelha. em regra na câmara deviam-lhe dizer este caminho, mas como disse até se calhar deixam-na aumentar por todo o telhado.