Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 10 junho 2019 editado

     # 21

    Colocado por: Palhava
    Como não?????
    Foi o banco que a avaliou!!

    Ok.
    Fez-se luz na minha cabeça.

    O banco empresta 100mil em 2019, mas em 30anos de empréstimo acaba por receber 100milx3=300mil.

    Ou seja...

    Receber o apartamento 5anos depois defrauda as expectativas de receber os 300mil...


    O banco avaliou em determinado momento, em determinado estado de conservação, se o mercado entretanto sofrer uma queda, se os donos destruirem o apartamento ou se por alguma outra razão o apartamento perder valor a culpa nao é do banco!
    Se assim fosse, apenas entregar o imovel e já está era uma festa, caso por alguma razão o imóvel vale-se menos que o valor em divida bastava entrega-lo ao banco e pronto, eles que se desenrascassem
  1.  # 22

    Colocado por: DR1982, se o mercado entretanto sofrer uma queda,


    A lógica é de subida ou manutenção dos preços.

    A alguém já aconteceu a casa ter desvalorizado?

    Se sim.Qual a razão?
  2.  # 23

    Colocado por: Palhava

    A lógica é de subida ou manutenção dos preços.

    A alguém já aconteceu a casa ter desvalorizado?

    Se sim.Qual a razão?

    As casas envelhecem, desvalorizam com isso, essa desvalorização pode ser “compensada” se estiver bem localizada, passa a ser uma casa velha vem localizada, Se tiver onde judas perdeu as botas passa a ser simplesmente uma casa velha!
    Imagine ter uma casa com vista para o mar e passado uns anos construirem um bloco de apartamentos em frente por exemplo, ou como aconteceu a um familiar que alargaram a estrada em frente e perdeu direio a uns 2 ou 3 metros de terraço, ficou com a casa praticamente em cima da estrada e leva com camiões a passar la toda a noite
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
    • zed
    • 11 junho 2019

     # 24

    Colocado por: DR1982Se assim fosse, apenas entregar o imovel e já está era uma festa, caso por alguma razão o imóvel vale-se menos que o valor em divida bastava entrega-lo ao banco e pronto, eles que se desenrascassem


    É o que está a ser proposto para a nova Lei de Bases da Habitação.

    https://www.publico.pt/2019/06/06/economia/noticia/ps-admite-emprestimos-pagos-entrega-casa-banco-1875564
  3.  # 25

    A ideia que fiquei foi que a dívida não abateu.

    “Tenho um amigo que ha uns anos atras nao conseguiu pagar a casa ao banco. Entrou em incumprimento e foi.lhe tirada a casa. Ficando na mesma com a divida ao banco.”

    Ao ler e reler, a ideia que fico é que a dívida se manteve... deve ser por causa do “ficando na mesma”
  4.  # 26

    Colocado por: Palhava
    O banco fica a ganhar 2 vezes sobre o mesmo bem.

    Não percebo como. O "bem" do banco é o dinheiro que empresta e que obviamente quer recuperar.


    Se eu devolvo o bem porque não o consegui pagar ,acho que devia ter "descanso"!!!

    Mas você não compra a casa ao banco, compra a alguém que recebe imediatamente o valor. Valor esse que é adiantado pelo banco, com a contrapartida do juro. Evidentemente, pode ter descanso, se pagar a dívida, ou não podendo pagar, no final de um processo de insolvência com exoneração do passivo.


    Como é que vou pagar a dívida (de uma casa que nunca será minha!!!) e ainda pagar uma renda de algum "buraco" para morar?


    A alternativa é o banco ficar a arder com o que emprestou, é isso?
  5.  # 27

    Colocado por: Palhava
    Como não?????
    Foi o banco que a avaliou!!

    Ok.
    Fez-se luz na minha cabeça.

    O banco empresta 100mil em 2019, mas em 30anos de empréstimo acaba por receber 100milx3=300mil.

    Ou seja...

    Receber o apartamento 5anos depois defrauda as expectativas de receber os 300mil...


    Não insista nisso, não é assim que funciona. O banco vai receber o que estiver em dívida na altura do incumprimento, deduzido do valor da venda, eventualmente acrescido de juros até pagamento.

    A brincadeira do "empresta 100 vai receber 300" é muito engraçada, mas: a) o banco também paga a outros para ter €€ que lhe empresta, durante esses 30 anos; b) hoje, quando um banco lhe empresta 100 a 30 anos, com taxas a rondar 2%, pagará 150/160; mas ainda assim: ao fim de 30 anos, os 160 que pagou não valem o mesmo que valiam 160 quando pediu 100 emprestados.
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  6.  # 28

    Colocado por: Palhava

    A lógica é de subida ou manutenção dos preços.

    A alguém já aconteceu a casa ter desvalorizado?

    Se sim.Qual a razão?


    A grande parte dos que compraram por volta de 2006,2007.. ainda hoje em diversas localizações das periferias os preços estão a recuperar ou estão pouco acima do que estiveram nessa altura.
    Se quiser ter uma ideia, um apartamento que conheço esteve vendido em Outubro de 2008 por 96.000€ e o negócio falhou - e hoje talvez se consiga vender por algo próximo disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
    • AMVP
    • 11 junho 2019

     # 29

    Colocado por: luisvv

    A grande parte dos que compraram por volta de 2006,2007.. ainda hoje em diversas localizações das periferias os preços estão a recuperar ou estão pouco acima do que estiveram nessa altura.
    Se quiser ter uma ideia, um apartamento que conheço esteve vendido em Outubro de 2008 por 96.000€ e o negócio falhou - e hoje talvez se consiga vender por algo próximo disso.



    Vejo aqui sempre os exemplos das periferias e fico curiosa de que periferias falam.
    • AMVP
    • 11 junho 2019

     # 30

    No caso da Área metropolitana de Lisboa estão a falar de periferias como Cascais, Oeiras, Almada, Odivelas, Loures, Amadora é isso?

    Desculpem mas não conheço o resto do país para falar.
  7.  # 31

    Colocado por: AMVP
    Vejo aqui sempre os exemplos das periferias e fico curiosa de que periferias falam.


    Um exemplo à sorte:
    https://www.idealista.pt/imovel/29710051/

    https://www.idealista.pt/imovel/29501237/


    Não são sequer os mais baratos da zona. Por este preço, em 2008/9 tive eu o meu à venda - o negócio falhou por causa de uma burrice do comprador.
    • AMVP
    • 11 junho 2019

     # 32

    Colocado por: luisvv

    Um exemplo à sorte:
    https://www.idealista.pt/imovel/29710051/

    https://www.idealista.pt/imovel/29501237/


    Não são sequer os mais baratos da zona. Por este preço, em 2008/9 tive eu o meu à venda - o negócio falhou por causa de uma burrice do comprador.


    Eu diria que nessas zonas é sempre mais seguro (em termos financeiros) adquirir vivendas. Mas sei de um caso em que a senhora demorou algum tempo para a vender e sim vendeu por menos do que comprou. No caso como arrendou durante algum tempo a coisa compensou.
  8.  # 33

    Colocado por: AMVP

    Eu diria que nessas zonas é sempre mais seguro (em termos financeiros) adquirir vivendas. Mas sei de um caso em que a senhora demorou algum tempo para a vender e sim vendeu por menos do que comprou. No caso como arrendou durante algum tempo a coisa compensou.


    Esta, na mesma zona, em construção, custa sensivelmente o mesmo que custou uma em 2007.
  9.  # 34

    Colocado por: luisvvA alternativa é o banco ficar a arder com o que emprestou, é isso?


    Eu devo ser BURRO, não consigo entender...
    O banco recebendo a casa já fica ressarcido de grande parte do "estrago" senão de todo o estrago.
  10.  # 35

    Colocado por: luisvvNão insista nisso, não é assim que funciona. O banco vai receber o que estiver em dívida na altura do incumprimento, deduzido do valor da venda, eventualmente acrescido de juros até pagamento.





    Pelos visto há mais gente a pensar como eu e por isso este governo PS vai aprovar uma lei de devolução da casa ao banco com a concomitante anulação da dívida do indivíduo em caso de incumprimento.
    https://www.publico.pt/2019/06/07/economia/noticia/ps-sacrifica-bancos-garantir-aprovacao-lei-bases-habitacao-1875626
  11.  # 36

    Colocado por: Palhava

    Eu devo ser BURRO, não consigo entender...
    O banco recebendo a casa já fica ressarcido de grande parte do "estrago" senão de todo o estrago.
    Entao e se a casa valer menos que o capital em dívida, quem paga o resto?
  12.  # 37

    Colocado por: Palhava




    Pelos visto há mais gente a pensar como eu e por isso este governo PS vai aprovar uma lei de devolução da casa ao banco com a concomitante anulação da dívida do indivíduo em caso de incumprimento.
    https://www.publico.pt/2019/06/07/economia/noticia/ps-sacrifica-bancos-garantir-aprovacao-lei-bases-habitacao-1875626
    Sim, o que vai acontecer é que o acesso ao crédito fica dificultado, provavelmente vão emprestar porcentagens menores, se vão correr mais riscos vão se precaver mais, óbvio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  13.  # 38

    Colocado por: DR1982Sim, o que vai acontecer é que o acesso ao crédito fica dificultado, provavelmente vão emprestar porcentagens menores, se vão correr mais riscos vão se precaver mais, óbvio.

    Lamentavelmente terá de ser assim,para a franja da população menos abonada em rendimentos será mais complicado...mas sempre foi.
    "Uma sardinha dava para dois..."
  14.  # 39

    Colocado por: DR1982Entao e se a casa valer menos que o capital em dívida, quem paga o resto?

    O banco é que fez mal o trabalho de casa...
  15.  # 40

    Colocado por: Palhava
    Lamentavelmente terá de ser assim,para a franja menos abonada em rendimentos será mais complicado...
    Ou seja para muitos a solução vainser arrendar, porque com essa lei os bancos certamente vão avaliar “por baixo” para se garantirem, e se emprestarem apenas 60 ou 70% donvalor da avaliação ja de si baixa poucos são aqueles que conseguirão comprar.

    Sem falar que, com essa lei, muitos antes de entregar a casa ao banco levam tudo o que puderem para fazer algum ou simplesmente pelo prazer de destruir, afinal entrega a casa e a dívida fica paga!

    Antes de comprar, visitei um apartamento do banco onde tinham levado portas interiores, partiram louças de wc, janelas, moveis de cozinha destruídos, o flutuante todo partido à marretada, fios de eletricidade cortados rentes, enfim, totalmente destruído!
    Com essa lei imagino o estado em que deixarão as casas!
 
0.0213 seg. NEW