Tenho duas claraboias que trazem 2 problemas na minha vivenda: no Verão deixam passar muito calor; no Inverno permitem uma condensação excessiva. As claraboias são constituídas por um vidro laminado de 12mm (6+6). Um vendedor propôs colocar um vidro baixo-emissivo (4+4) por cima deste, colando-o à caixilharia de suporte e isolando-o ao máximo, criando assim um vidro duplo no local. Segundo ele, é um desperdício enorme substituir este vidro por um duplo próprio para claraboias, já que o que tenho em casa é um excelente vidro, apesar de não me satisfazer totalmente.
Por outro lado, a Engenheira do Projecto, aconselha a colocar um vidro por cima, mas a deixar uma entrada de ar na parte mais baixa e uma saída na parte mais alta de modo a criar uma ventilação que permita refrigerar a caixa de ar.
Confrontado com esta ideia, o vendedor disse-me que desta forma, no Inverno o 2º vidro praticamente não estaria a fazer nada. E no Verão, sendo um vidro normal, tb não iria retirar calor nenhum.
Como podem ver, estou indeciso, qual será a melhor opção?: 1) Adquirir um baixo emissivo (1500€) e tentar vedar ao máximo?
2) Adquririr um laminado simples (1000€) e criar a tal caixa ventilada?
3)Deitar fora o actual vidro (valor aprox: 1000€) e adquirir uma duplo laminado baixo emissivo próprio para claraboias?