Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      rnbc
    • 13 junho 2019 editado

     # 1

    Fica aqui um projeto feito por mim para uma escada com que pretendo equipar a minha futura casa. Vou colocar também algumas fotos da escada atual para se situarem.

    A casa fica em Lisboa e está atualmente em obras. A escada que existe está em mau estado: madeira com rachas, e oscila exageradamente. Daí ter-me decidido a trocá-la por uma de metal.

    Aceito propostas de orçamentos para construção desta escada, o que inclui a escada e as madeiras, inclusive do patamar de alvenaria. Podem enviar por mensagem privada se quiserem. Ou peçam-me o contacto e depois enviem por email. Como preferirem.

    Também se aceitam sugestões para alterações ao projeto e bitaites bem humorados :)

    Quanto a orçamentos, sei bem o trabalho que isto dá... Sou neto de um ferreiro/serralheiro, com quem cheguei a trabalhar. Uma boa qualidade de execução e bons acabamentos exigem tempo. Mas também não precisa de ser forrada a ouro!

    Sei que o projeto não está 100% rigoroso: tomei algumas liberdades neste desenho técnico que me levariam a chumbar num exame. Linhas ocultas... cof cof... etc... mas basicamente está pronto para começar a cortar metal e madeira. As dimensões estão corretas, tanto quanto pude medir.
    •  
      rnbc
    • 13 junho 2019

     # 2

    Fotos...
      IMG_2473.jpg
      IMG_2472.jpg
      IMG_2471.jpg
    •  
      rnbc
    • 13 junho 2019

     # 3

    Mais fotos...
      IMG_2476.jpg
      IMG_2475.jpg
      IMG_2474.jpg
    •  
      rnbc
    • 13 junho 2019

     # 4

    Mais fotos ainda...
      IMG_2483.jpg
      IMG_2478.jpg
      IMG_2477.jpg
    •  
      rnbc
    • 13 junho 2019

     # 5

    Pormenor da fixação da escada no topo. Aquilo é uma viga de cimento e não tenciono fazer-lhe furos para fixar a nova escada. Daí o detalhe da fixação superior que coloquei no desenho só ter parafusos já afastados da viga. Só por curiosidade a estrutura da placa é vigota+abobadilha na maioria dos sítios. Algumas zonas têm placa maciça mas não aqui.
      IMG_2485.jpg
  1.  # 6

    o inox é que acho que fica mal. meta tudo em Fe360, metalizado e pintado. o passamãos pode fazer em barra de 50x6mm ou 8mm, por exemplo, assim como os prumos
    Madeira com 30mm está ok.
    o degrau no piso +1, deverá ficar nivelado com o restate revestimento de piso.

    PS: aço ao carbono não sei o que é...
  2.  # 7

    Até lhe vou dizer mais, esse corrimão é um mimo, é uma pena desfazer-se disso.
  3.  # 8

    Realmente, tirando o gradeamento em branco que pode ser pintado... A escada é porreira
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      rnbc
    • 13 junho 2019

     # 9

    A escada era boa se não a tivessem estragado: aquilo já não é o design original que era aberto e tinha um guarda-corpo de alto a baixo muito mais giro. Infelizmente foi estragada, abastardada, e tem degraus e espelhos rachados. Além disso abana por todos os lados, e não é por estar mal fixada...

    A escada nova tem também a vantagem de não estorvar a saída de uma porta por baixo. Os perfis da atual cortam um triângulo de 15x15cm no canto superior duma porta. Bastante inestético e pouco prático para quem é alto como eu.

    Sinceramente acho que está a precisar de reforma :D
  4.  # 10

    não meta inox... fica muita foleiro...
  5.  # 11

    eis um caso em que se poderia poupar umas boas massas, bastava tratar dessa madeira mesmo que ficasse com imperfeições, e lixar os prumos da guarda e pinta-los sem ser em branco ou deixa-los á cor natural mas com uma pintura incolor de proteção.
    •  
      rnbc
    • 14 junho 2019

     # 12

    Já percebi que aqui ninguém gosta de Inox, embora seja muito prático... e limpa-se com facilidade.

    Em vez de Inox o meu avô chegou em tempos a fazer uns corrimões em aço revestido com uma folha de cortiça envernizada (uns 3mm). Ficaram um mimo, mas deram um trabalhão... pôr a cortiça de molho para se moldar ao corrimão, colar, afagar, envernizar...

    É verdade que podia lá deixar a escada velha e tentar de alguma forma recuperá-la. Sinceramente acho aquele corrimão e guarda-corpo horríveis comparados com os originais, acreditem. Os originais eram em madeira igual à escada e tinham um design moderno adorável, enquanto aqueles parecem da avózinha. Se um dia arranjar umas fotos ponho aqui. No mesmo bairro ainda há vivendas com a escada original bem conservada. Se tivesse uma em bom estado e original faria os possíveis por a manter.

    As obras são globalmente tão caras que a escada não rebenta com o cofre. E ia sempre ficar um bocado coxa pelos vários motivos que já enunciei...
    •  
      marco1
    • 14 junho 2019 editado

     # 13

    sabe rnbc

    a questão está em que hoje em dia já se dá mais valor ao charme de algo antigo mas em contexto atual e essa guarda com os prumos sem essa pintura branca esquisita mais a escada que parece boa madeira por vezes fica muito melhor do que quando se faz algo dito moderno mas que acaba é por resultar em algo meio tuning.
    mas é apenas uma opinião.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      rnbc
    • 14 junho 2019

     # 14

    Vou só dissertar mais um bocadinho... hehe

    Na escada original o guarda corpo do piso superior e o corrimão da escada eram uma peça só. Um era o prolongamento vertical do outro e formavam um triângulo apoiando-se mutuamente e contribuindo para a solidez estrutural da escada, que abana muito menos nesta versão. Era quanto a mim muito mais bonita, elegante mesmo! E certamente mais sólida...

    É impossível recuperar isso porque as madeiras estavam entalhadas diretamente nos perfis da escada e do remate e foram cortadas à face. Não dá para arrancar os cotos que sobraram e enfiar lá novos perfis de forma a replicar o que existia sem destruir o que existe.

    Alguém achou algures no tempo que era giro arrancar aquilo e espetar com este corrimão às três pancadas numa escada de madeira aparafusando-o com umas porcas de metal pequenas aos degraus. O corrimão abana que se farta... por mais que se apertem as porcas.

    A escada original era aberta (sem espelho). Os espelhos pela forma como estão fixados rangem. Mas isso ainda daria para arrancar... ficavam era lá os buracos para encher com massa.

    No fundo a escada foi escavacada ao longo dos anos e é uma vaga sombra da original...

    Tal como disse: se a escada fosse original e bem conservada ficava lá de muito bom grado ;)
 
0.0180 seg. NEW