Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Como estou a procura de uma vivenda e querendo poupar tanto em euros, como poupar o ambiente, gostava de saber a opinião de quem usa paneis solares.

    Gostava de arranjar uma piscina, mas queria que toda a sua manutenção fosse efectuada através de energia solar, ou seja, que toda a parte de filtragem e limpeza, fosse feito através da energia fornecida por paneis solares. Isso é possível? E é algo que exige paneis solares gigantes, ou normalmente aqueles "pack" de dois paneis solares é suficiente para isso? Eu sei, poupar o ambiente não é ter uma piscina, mas manter a mesma através de energias limpas e claro está, utilizar para outras actividades (rega) etc, é algo que procuro explorar. Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Fabio21Isso é possível?
    sim,

    Colocado por: Fabio21E é algo que exige paneis solares gigantes, ou normalmente aqueles "pack" de dois paneis solares é suficiente para isso?
    2 bons colectores produzem um maximo de 500W, uma bomba filtragem pequena para piscina consome 1cv ou seja 736W sendo mais usual 1 1\2" (1260W) e tem que funcionar pelo menos 4 a 6 horas pelo que teria que investir fortemente em colectores e baterias para ser autosuficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio21
  3.  # 3

    Antes de mais, obrigado pela resposta Jorge Alves.

    Li num site algo deste genero:

    "O mercado ajustou-se à legislação e disponibiliza atualmente kits fotovoltaicos para autoconsumo modulares. Os kits de autoconsumo apresentados com potências que variam entre 250W e 1500W (kits compostos por 1 a 6 painéis), adaptam-se às necessidades das famílias e das empresas."

    Portanto, pelo o que percebo e o que me indicou, 6 bons paineis solares fariam essa produção de energia, deixando alguma margem para perdas e não rentabilidade dos mesmos.

    Pelo o que percebi também ao ler, até produzirmos 1500W, não temos de informar ou declarar nada, nem pagar taxas. Agora a minha questão é: se eu quiser colocar 6 paneis em cima de um anexo para a piscina, e mais 6 paneis em cima da casa, sem haver "interacao" dos mesmos, serão produzidos 3000 W, mas separados. Aí já terá de ser declarado e pago as respectivas taxas? Ou sendo agrupamentos de 2 paneis diferentes em 2 imóveis diferentes já é diferente?
    Obrigado
  4.  # 4

    3000 é superior aos 1500. Mesmo abaixo aos 1500 tem que se registar e comunicar a instalação. A única maneira seria os painéis de apoio à piscina não estarem ligados à sua rede eléctrica doméstica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio21
  5.  # 5

    Obrigado rjmsilva.

    Era mesmo isso que tinha em ideia para a piscina. Ser auto sustentável. A filtração / limpeza da mesma ser feita durante o dia, mesmo durante a sua utilização.
    Mas existe a possibilidade de ligar os mesmos a um aspeto de acumulador de energia (tipo bateria) de forma a "guardar" energia para as alturas mortas (noites, dias muito nublados)?
    Obrigado
 
0.0113 seg. NEW