Agradecia a vossa ajuda numa anomalia que detetei na minha caldeira e que acabei por piorar ao tentar arranjar sem ter conhecimento para tal.
Basicamente:
A caldeira anda já a 1 mês com a luz de uso de água quente permanentemente ligada. O problema é que a caldeira de x em x minutos liga-se para tentar aquecer água que acha que estamos a gastar. Não consegui detetar nenhuma fuga por isso assumo que seja anomalia da caldeira. A pressão ia aumentando até 2 bars mas depois normalizava e não havia qualquer saida de água pela valvula de segurança. (Foto 2)
Ontem a noite decidi fazer reset e (por fruto da minha ignorância) decidi abrir a valvula de segurança para baixar a pressão. Certo é que a caldeira parou e deu o erro indicado na foto 1.
De seguida, segui o que dizia no manual, e abri a valvula do circuito de aquecimento e a pressão aumentou até 1.5 bars e depois fechei a valvula totalmente. Ou seja, supostamente, voltamos ao ponto de partida certo? Infelizmente não.
De manhã acordo para a lavandaria cheia de água, a pressão da caldeira no máximo (3 bars) e água a sair de forma constante da valvula de segurança. Abri a valvula para baixar a pressão e depois fechei. Mas a pressão continua sempre a aumentar e água sempre a sair.
Neste momento a caldeira está desligada e fechei a água para poder ir trabalhar sem a casa ficar inundada.
Resumindo: Problema 1: A luz de água quente está sempre ligada e de x em x minutos o gás liga. Problema 2 (mais urgente): A pressão está sempre a aumentar e está sempre a sair água da valvula de segurança.
Alguém sabe o que posso fazer para tentar resolver o problema pessoalmente? Ou será uma avaria e terá que ser um técnico especializado?
Obrigado a todos pela vossa ajuda e ao forum que é sempre extremamente útil e informativo.
OLá Aconteceu o mesmo à minha caldeira. Tive de chamar o tecnico... Substituio uma válvula e colocou "ar" para estabilizar a pressão. Em relação ao acender com as torneiras fechadas e sem estar no AC (ligar o gás), a indicação era que teria de substituir a bomba se continuasse a acontecer, mas o que é um facto é que ficou tudo resolvido.