Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Adquiri recentemente uma moradia T4, com aquecimento Central.

    Não conheço e não utilizei nunca, mas agora ando assustada com os valores que me falam de consumos de gás...

    É verdade que fica mais barato deixar ligado todo o inverno, que so se paga mais na 1ª factura, regularizando os consumos nos meses seguinteS?

    Há alguma alternativa ao gás? o gás vai ser usado apenas para isso, se eu pudesse alterar aquilo para electrico....

    E a solução dos paineis solares, como se adaptam ao aquecimento?

    E já agora uma questão estetica, é normal a caldeira ficar com 15 cm a vista, fora do movel da cozinha?

    Obrigada pela atenção, um bem haja, ~
  2.  # 2

    Nunca tive resposta a este topico, ...

    Não faço ideia aquecimento central que tenho instalado em casa... Só sei que é a Gás, e não tem caldeira. É um 'esquentador' grande, de vez em qd ouve-se aquilo a ligar.

    Alguem me sabe dizer que tipo de aquecimento é este?

    E já agora, é normal os aparelhos de aquecimento fazerem barulhos de agua, do tipo o miudo virou-se para mim, e disse, "se durmo com isso ligado, m*j*-m* todo!" LOL

    Outra, será normal uns aquecerem muito e outros pouco, o que posso fazer para regula-los da mesma forma (e claro que não é só o controlador manual) ha algo em termos de instalação que nao esta regulado da mesma forma. um dos aparelhos, no maximo, da um calorzinho, so notamos porque qd pomos mao esta morno, outro, igualmente no maximo, quase que queima a mao.
    • becas
    • 17 novembro 2009 editado

     # 3

    Colocado por: SramimiNunca tive resposta a este topico, ...

    Não faço ideia aquecimento central que tenho instalado em casa... Só sei que é a Gás, e não tem caldeira. É um 'esquentador' grande, de vez em qd ouve-se aquilo a ligar.

    Deve ser uma normalíssima caldeira mural a gás. Que tipo de gás é? natural? de garrafa?
    Alguem me sabe dizer que tipo de aquecimento é este?

    E já agora, é normal os aparelhos de aquecimento fazerem barulhos de agua, do tipo o miudo virou-se para mim, e disse, "se durmo com isso ligado, m*j*-m* todo!" LOL

    A sério que o seu miúdo pode usar esse tipo de linguagem? E sim, todas as caldeiras fazem barulho quando estão em funcionamento, mas as que têm ventilador fazem mt mais.
    Outra, será normal uns aquecerem muito e outros pouco, o que posso fazer para regula-los da mesma forma (e claro que não é só o controlador manual) ha algo em termos de instalação que nao esta regulado da mesma forma. um dos aparelhos, no maximo, da um calorzinho, so notamos porque qd pomos mao esta morno, outro, igualmente no maximo, quase que queima a mao.


    Provavelmente os radiadores precisam de ser "purgados". Se a vivenda é nova, chame o instalador pq tem obrigação de fazer a afinação no início do Inverno.
  3.  # 4

    Colocado por: Sramimi
    É verdade que fica mais barato deixar ligado todo o inverno, que so se paga mais na 1ª factura, regularizando os consumos nos meses seguinteS?

    Há alguma alternativa ao gás? o gás vai ser usado apenas para isso, se eu pudesse alterar aquilo para electrico....

    E a solução dos paineis solares, como se adaptam ao aquecimento?

    Realmente levantou uma questão pertinente, se sai mais barato ficar sempre ligado??
    Gostava de ouvir outras opiniões, mas não me parece que seja verdade.

    Também vou começar agora a utilizar o meu, e estou a pensar ligar apenas durante 3 a 4 horas ao final do dia (ligar às 17/18 hrs e desligar às 21/22 hrs), e eventualmente durante 1 hr de manhã. Durante a noite (tarifa bihorária) vou deixar um aquecedor eléctrico ligado no quarto do miudo, só para que a temperatura não desça muito.
    Creio que o que é necessário é fazer uma gestão equilibrada. Por exemplo, durante o dia como a temperatura nunca desce tanto como de noite, chegando por vezes a rondar temperaturas próximas daquelas que queremos em casa, e não está ninguém em casa, não creio que seja vantajoso deixá-lo ligado. Eventualmente, poderá ser vantajoso deixá-lo ligado durante a noite, tanto pelo conforto, como para que a temperatura não baixe muito. De qualquer maneira, creio que existem no mercado uns aparelhos que dão para programar horas de funcionamento, temperaturas e quais os radiadores ligados, mas depende das caldeiras. Como a minha não dá para esses programadores, vou aplicar um relógio/programador (5€) na tomada de electricidade da caldeira, que sempre sai mais barato do que trocar a caldeira (que já vinha com o apartamento), pelo menos nesta fase de experiência, até ver se é muito proibitivo utilizar o aquecimento ou não. Depois eventualmente, troco a caldeira (talvez até para uma mais eficiente, ou até para outro tipo de caldeira que agora existem no mercado, supostamente mais económicas), ou coloco uma Bomba de Calor que me parece que funciona com os mesmos radiadores.
    De tudo o que já li sobre aquecimento, não há soluções de aquecimento baratas, umas têm instalação barata mas têm consumos mais elevados, devendo portanto ser analisadas caso a caso... Mas todas elas aumentam as nossas facturas no final do mês! Pelo que no seu caso, como já tem a parte da instalação, é uma questão de tentar optimizar os consumos, quer nos horários de funcionamento, quer nas temperaturas, porque para ter a casa aquecida a temperaturas de verão de certeza que vai gastar mais do que ter apenas a temperaturas confortáveis. A mim parece-me que ter temperaturas superiores a 20/21º será exagerado e desnecessário, mas pode tentar economizar adoptando temperaturas de 18/19º.
    Proponho que faça a experiência, sem grandes exageros, e adapte em função dos resultados, optimizando o sistema que já tem.
    Creio que há várias soluções para a instalação que possui, trocando apenas a fonte de produção de calor por uma das seguintes:
    - Bomba de Calor - como se trata de uma vivenda, poderá considerar a possibilidade da Geotérmica;
    - Caldeira de biomassa, ou de Pellets, ou de Condensação, etc.;
    - Caldeira a gás, mas mais eficiente, e com um sistema que permita uma gestão optimizada de todo o sistema;

    Relativamente aos Painéis Solares, creio que também se podem adaptar à mesma instalação, mas eu não acredito que funcione. Por tudo o que já li, o sistema necessita de um sistema de apoio no inverno, porque não consegue produzir água quente à temperatura necessária. Ora, se não consegue produzir água quente sanitária, muito menos consegue produzir água para o aquecimento. De qualquer maneira, parece-me uma solução a considerar para o aquecimento de águas sanitárias (utilizado no ano todo).
    Em todo o caso, seria bom ouvir a opinião de alguém que tivesse este sistema.

    Talvez existam outras soluções para a sua instalação, mas desconheço.
    Por tudo aquilo que li, parece que o sistema mais eficiente é o Ar Condicionado, com algumas desvantagens, como o mau estar que causa a algumas pessoas, e há quem diga que o calor assim produzido desaparece mal se desliga o aparelho.

    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sramimi
  4.  # 5

    E já agora, é normal os aparelhos de aquecimento fazerem barulhos de agua, do tipo o miudo virou-se para mim, e disse, "se durmo com isso ligado, m*j*-m* todo!" LOL

    Colocado por: becasA sério que o seu miúdo pode usar esse tipo de linguagem?


    Bem, poder não pode, mas tudo depende da forma como se dizem as coisas. Ñeste caso, era uma piadola dele (tem a mania que tem graça), e foi dito em tom anedotico, daí, a mãe nao se importe. Até porque um sorriso maroto tira qq maldade à palavra!
    e depois ha idades para tudo, e ele já passou a idade do xixi, e ainda nao chegou a idade da urina. :-)
    Agora pensado bem, esta é a cruledade das palavras escritas, não têm emoções, e cada um interpreta-as de forma diferente.

    um bem haja, e obrigada pelos esclarecimentos, relativamente ao gas natural.
  5.  # 6

    Olá. Eu tenho uma caldeira mural a gás e sinceramente o melhor é deixar a caldeira ligada em contínuo, mas a uma temperatura não muito elevada (15º é mais que suficiente para se andar confortável no inverno) e o que custa mesmo é o 1º ou 2º dia, até a temperatura da casa estabilizar na temperatura escolhida no termostato. Nos dias seguintes só se vai ligar esporadicamente para manter a temperatura. É o método que implica menos custos. Aquecer e arrefecer a casa todos os dias é o maior erro (daí os valores tão elevados na factura). O melhor mesmo é experimentar este método e ir analisando o contador e fazer contas (o primeiro dia custa muito ouvir a caldeira funcionar sem parar... :) mas compensa!)
  6.  # 7

    15º? eu tenho a minha ligada a 50º ou 65º conforme o frio que tenho.

    alguem que me esclareça, pf. é que eu nao sinto alteração na temperatura com a caldeira a 40º (15º nunca tentei)
  7.  # 8

    Tenho a caldeira a 60ºC (Verão) e 80ºC (Inverno).
    O termoestato no hall regulado para 20ºC (temperatura conforto nos seguintes períodos 18:00 - 0:00 / 06:00 - 08:00) e para 17ºC (temperatura económica). Adicionalmente comprei cabeças termoestáticas para os radiadores.
    O apartamento não é muito grande e o única mais valia é a caixilharia em PVC. Gasto sensivelmente 100 a 120euros nos períodos mais frios (4 a 6 meses).
    Não acho barato, mas consigo viver com esta despesa (aprox. 600€ de gás para conforto no Inverno)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sramimi
 
0.0154 seg. NEW