Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Gostaria de ter uma opinião sobre as dimensões da minha zona social (5x9m). Não sei se é suficiente para uma ilha, sala de jantar e estar. O arquiteto apenas considerou uma ilha de 90cm, mas gostava que fosse de 1,2 para extra arrumação. Considero metade (5x4,5) para a sala de estar mas não é obrigatório.
    Cumpr.
  2.  # 2

Tem uma planta?
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 3

Colocado por: AC2019Gostaria de ter uma opinião sobre as dimensões da minha zona social (5x9m). Não sei se é suficiente para uma ilha, sala de jantar e estar. O arquiteto apenas considerou uma ilha de 90cm, mas gostava que fosse de 1,2 para extra arrumação. Considero metade (5x4,5) para a sala de estar mas não é obrigatório.

É suficiente, e também para a ilha de 1,20. Agora como disse a Adro, a planta permitiria ver a distribuição do espaço que está prevista.
  4.  # 4

45m2 e são 30 cm numa ilha que vão resolver os seus problemas de arrumação?
  5.  # 5

Não tem grande qualidade, é da primeira planta porque a outra está bastante riscada e não daria para perceber.
    Em relação à ilha está de 60 mais 30cm para zona de refeições rápidas mas a minha ideia seria colocar de lado 2 lugares e colocar 60 mais 60cm.
      20190619_152906.jpg
  6.  # 6

A ilha na sua planta parece ter o comprimento da cozinha, 2.40 (?).
  7.  # 7

Exactamente
  8.  # 8

Concordo com o AC2019. Uma ilha de comprimento 2,40 com 60 de largo não me faz grande sentido, e acho, neste caso até desproporcional sem necessidade. Comprida e magra, sem razão aparente. Também não conheço o estilo da casa (acabamentos, Conceito ...) mas assim, sem mais dados, eu iria para uma ilha de 2,40 os 90cm ou 1,00 de largo.
    Também não sei se é apenas exemplificativa a mesa de jantar, mas a mesa em formato oval versus uma ilha comprida e estreita, não gosto muito de ver aqui, parece-me desequilibrado o conjunto. Funcionalmente, os mais 30cm ou 40cm farão diferença prática. Gostaria de saber a razão do arquitecto pela decisão, e em que material é a cozinha e a ilha (?), talvez esteja algo a escapar..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • RoyaL
    • 20 junho 2019 editado

# 9

Não sou fã de "open concept" (é bonito mas depois o barulho e cheiros da cozinha a ir para a sala não me convence), mas sobre o tamanho da ilha, no meu projecto vou meter uma de 200cm por 70cm, que tem armário de 80cms e o resto faz de mesa refeição para 4 pessoas. Isto permite aproveitar a area de refeição para preparação quando não está a ser usada como refeição.

Deixo uma imagem (ainda é um projecto em desenvolvimento ao nível dos acabamentos e combinação de cores).
      2019-06-20 12_04_47-.png
  9.  # 10

A aceitação do open space terá a ver com a vivência de cada um, ao que está habituado e às suas rotinas e crenças.
    Na sua cozinha fechada a ilha será, a meu ver, uma opção estética (...).
    O tamanho da ilha é ditado também pelo espaço onde se insere. Assim, entre os 2 exemplos neste tópico, são ilhas diferentes em espaços diferentes.
  10.  # 11

A ilha está projectada para ter 90 de largura (60 mais 30 para zona de refeições) mas a minha ideia seria colocar a zona de refeições na lateral.da ilha e assim fazer uma ilha mais larga, estava a pensar 1,2 (60 mais 60).
    Depois quanto à disposição foi dada a opção que tem na foto ou colocar a ilha e a mesa de jantar (q não vai ser oval foi só para exemplificar) vertical aos móveis da cozinha..
  11.  # 12

A minha dúvida era se tinha espaço suficiente para circulação não quero uma casa grande mas também não quero apertos.
  12.  # 13

Considerando a ilha de 1,2m de largura e uma mesa de 1,1x3m
  13.  # 14

Ac

olhando para a sua planta, deve tentar afinar bem o que pretende para a ilha pois no seu caso quanto mais estreita ela for melhor. repare que tem um espaço de refeições logo ao lado., pode é ser mais comprida á vontade.
  14.  # 15

Colocado por: AC2019a minha ideia seria colocar a zona de refeições na lateral.da ilha e assim fazer uma ilha mais larga, estava a pensar 1,2 (60 mais 60).

É uma opção, mas também não vejo necessidade dela ter 1,2.
    Ou seja, não vejo porque quereria por as refeições de lado para poder aumentar a largura da ilha para 1,20.
    De qualquer forma, ainda, pode aumentá-la para 1,20 de largura sem por as refeições de lado.
    Essa divisão que mencionam de 60cm+60cm ou 60cm mais 30cm, etc, não vejo razão para esse raciocínio. É um espaço de refeições rápidas ou casuais, neste caso, com uma mesa de jantar a escassos metros. Tem maior flexibilidade de escolhas.
  15.  # 16

Colocado por: AC2019A minha dúvida era se tinha espaço suficiente para circulação não quero uma casa grande mas também não quero apertos.

Tem espaço suficiente. Serve de exemplo : Numa sala open space de cerca de 20m2 tem-se uma ilha de 1,20m de profundidade (não me recorda agora de cabeça o comprimento mas penso ser de 2,00 ou talvez até os tais 2,40) e funciona lindamente.
      20190311_152836.jpg
      20190311_152315.jpg
  16.  # 17

Onde vão ficar a placa, lava-loiça, fogão, frigorífico..etc..do AC ?
  17.  # 18

Vão ficar todos na ilha, excepto frigorífico e forno.
  18.  # 19

E em relação às 2 opções q existem, como está na imagem ou rodar a ilha e mesa de modo a ficar vertical aos armários da cozinha. A minha ideia de ter a ilha com 1,2 era para aumentar a arrumação assim podia ter de um lado e do outro só isso.
  19.  # 20

A escolha é imensa.
      01_22_InspirationHouse_Kitchen_3_header.jpg
      taDeagTXBiGVZVHexQP7UY-768-80.jpg
      18a8fa53173ac72881946d1d62f05de5.jpg
      kitchen-island.jpg
      Kitchen-island-ideas-go-large.jpg

0.0203 seg. NEW