Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá! Como já sabem, adquiri uma moradia de 3 pisos que tem um problema de infiltrações na cave. A solução apresentada pela empresa que tem estado a seguir a situação, passa por escavar em cerca de 25 cm o chão da mesma, tanto no exterior como no interior, isolar com gravilha, colocar uma bomba para drenar as aguas e colocar uma parede de pladur no interior... e no exterior aplanar o chão para não reter aguas, como está a suceder neste momento.
    É dificil explicar para quem é leigo no assunto, mas segundo o arquitecto é a solução dentro de valores pagáveis.

    O meu receio é que, escavando a cave, isso interfira com a segurança da própria casa, com a estabilidade da estrutura. A cave apanha a area toda da casa, havendo pilares para a amparar. Quando coloquei esta questão, o arquitecto disse-me que estivesse tranquila e que têm seguros. Mas como estar tranquila?

    A minha pergunta é precisamente como saber que estão a fazer o procedimento correcto e sem riscos? Se há um "desastre", quem é responsavel? Como saber se têm um seguro que cubra desgraças? ... help! :S
    é muito complicado gerir esta posição de cliente e não é de todo minha intenção desconfiar do empreiteiro/arquitecto, que têm sido 5 estrelas... mas tenho francamente receio!


    segue imagem explicativa do trabalho que me foi apresentada
  2.  # 2

    Suponho que assinou com o empreiteiro um contrato de empreitada e que lhe pediu todos os documentos: alvará, seguros, termo de responsabilidade do técnico, etc.?
  3.  # 3

    Não se alarme que não é preciso, eles não vão deixar a casa no ar.
    Quanto muito escavam até ao nivel das sapatas por fora e por dentro só chegam ao betão.
    Isso não trás qualquer perigo para a construção.
    Cheira que não tem ligação dos tubos de geodreno exteriores ao muro de suporte para lado algum, e eventualmente não colocaram a manga plástica (PVC), ou furaram-na durante a construção.
    Às vezes é preferível forrar toda a área do piso da cave com uma manta drenante tipo Megadrain, tal como se faz nos muros de suporte.
    È uma hipótese, poderia haver outras mas só tendo mais dados.
  4.  # 4

    Se tivesse no seu lugar pedia ao construtor que colocasse além da brita um tubo de drenagem (diam 50 ou 63mm)mesmo que de pequeno diametro (com inclinação) para um único lugar na rua (jardim).
    O custo deste é baixo e retira qualquer possibilidadse de entupimentos da brita daqui a uns anos, que aí o problema já passa a ser seu (passados os 5 anos)
  5.  # 5

    Qual é o nivel de infiltração que tem?

    Apenas ressoado pela capilariedade ou água "nascente".

    Outra questão. O gesso cartonado mesmo hidrofugo não deve estar em contacto com água.
  6.  # 6

    Eu forraria as paredes com uma parede de tijolo de 7x20x30, ficando esta afastada uns 10cm da parede existente.

    Colocava um fiada de tijolo, fazia o canal com argamassa entre a parede de tijolo e a de betão, impermeabilizava.
    Ligava esse canal à caixa onde vai ficar a bomba a trabalhar.
    Abria uns buracos na parede em baixo e em cima para ventilação.


    Rebocava a parede e pintava.

    Nunca mais teria problemas
  7.  # 7

    Colocado por: JoaoCarSe tivesse no seu lugar pedia ao construtor que colocasse além da brita um tubo de drenagem (diam 50 ou 63mm)mesmo que de pequeno diametro (com inclinação) para um único lugar na rua (jardim).
    O custo deste é baixo e retira qualquer possibilidadse de entupimentos da brita daqui a uns anos, que aí o problema já passa a ser seu (passados os 5 anos)


    Presumo que é isso mesmo que ele vai fazer, pela explicação que me deu.
  8.  # 8

    Colocado por: pc saldanhaQual é o nivel de infiltração que tem?

    Apenas ressoado pela capilariedade ou água "nascente".

    Outra questão. O gesso cartonado mesmo hidrofugo não deve estar em contacto com água.


    A ver se consigo explicar, o chão do jardim não é plano e retém agua no centro, que se infiltra pela parede da cave. Há outra zona infiltrada (a pior) que se deve ao facto de ter existido uma rampa de garagem que foi posteriormente fechada, havendo uma tampa mal isolada. Por essa tampa entra agua que escorre directamente para a cave.

    Quanto ao gesso não estar em contacto com a água, não ºe isso que vai suceder, porquevão fazer uma parede de tijolo e caixa de ar, e entre esta é que vem a parede de pladur.

    thanks!
  9.  # 9

    Boa noite, hoje visitei a obra da moradia , ainda não acabada, tenfo reparado que na cave enterrada, existe infiltração / nascente , entre a parede (exterior)e o chão!!. Aparentemente a água vem do solo, no encontro entre o chão e a parede exterior ( juntas?) ? Embora ainda esteja em construção já nao será possivel arranjar pelo exterior. Qual a alternativa nesta fase final de construção?

    Muito Obrigado.
      2015-04-25 23.29.122.jpg
  10.  # 10

    Boa tarde,

    Relativamente à situação acima descrita, considerando os constrangimentos acima indicados,acham que colocar tela asfáltica (tipo http://www.fibrosom.com/materiais.aspx?art=16) antes de colocar o pavimento cerâmico e 1 metro de "lambrim" nas paredes, a situação ficará pelo menos contida/remediada?

    Aparentemente a água "nasce"na junção entre a parede encostada à terra e o chão!!

    Obrigado
  11.  # 11

    viva

    tenho uma cave com problema identico, moradia em banda sendo a ultima delas e encostada ao jardim..

    curiosamente não tinha este problema que só surgiu apos um cano do sistema de rega do jardim furar e ficar com a cave cheia de agua algumas vezes.. desde entao quando chove muito que aparece alguma agua.

    acho que só com a tela nao ajuda.. a agua tem que ir para algum lado e penso que é por ai que deve começar, a ideia na minha era criar uma grelha por onde a agua podesse sair para a rua
  12.  # 12

    Boa tarde,

    Este problema poderá também estar relacionado com o facto de neste momento a água se acumular na frente da casa, considerando que a água que cai do telhado e do terraço é encaminha apara um poço em frente à casa. Por sua vez, o saneamento ainda não está completo, pelo que as água pluviais não "têm para onde ir" e acumulam-se na frente da casa (ou seja na parede exterior da cave que "encosta à terra e está enterrada").

    Obrigado.
 
0.0161 seg. NEW