Iniciar sessão ou registar-se
    • Anaa
    • 19 junho 2019

     # 1

    Boa tarde
    É possível alterar a altura dos vãos em obra? A questão é que tenho os vãos a 210 mas queria que ficassem um pouco maiores, tenho 260 livres (270-10 teto falso) e acho que ficava melhor os vãos a 230.
    Tratando-se de uma comunicação prévia existe algum procedimento para essa alteração ou faz-se em telas finais?
    A alteração é só mesmo em altura.
  1.  # 2

    Colocado por: Anaaou faz-se em telas finais?

    Não!
    Trata-se de uma alteração de fachada, tem que licenciar.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • Anaa
    • 19 junho 2019

     # 3

    Colocado por: zedasilva
    Não!
    Trata-se de uma alteração de fachada, tem que licenciar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anaa


    Licenciar uma alteração em que o projecto inicial é submetido através de comunicação prévia?

    Pronto... Está resolvido... Ficam a 210 :)
  2.  # 4

    Tem de perguntar essas coisas aos SEUS projectistas e aos responsáveis de obra...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  3.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasTem de pedrguntar essas coisas aos SEUS projectistas e aos responsáveis de obra...

    Se eles disserem que pode ir em telas finais, responsabilize-os por isso mesmo.
    No final vai pedir a licença de utilização e a mesma é recusada porque tem que licenciar as alterações
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  4.  # 6

    e analisou a diferença de preços nas caixilharias ao alterar a altura de 210cm para 230cm?

    olhe que essas medidas não padronizadas tem preços upa upa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  5.  # 7

    paulo

    medidas padronizadas para vãos de fachada, de caixilharia ?

    Anaa

    sejam qual for o procedimento, se tiver euros não deixe de fazer essa alteração.
    até pode ser que nem precise de licenciar essa alteração, um projeto de licenciamento até nem costuma ter isso cotado, embora os desenhos irem á escala, mas não é por si uma questão por ai alem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • Anaa
    • 19 junho 2019

     # 8

    @Pedro Barradas - eu sei que tenho de perguntar aos projectistas, foi uma questão que foi levantada ontem ao olhar pela milésima vez para o projecto, mas se for uma questão que levanta procedimentos complicados ou riscos de alguma coisa correr mal no final... Tão depressa a ideia se levantou como volta a pousar! Não vou ser menos feliz com menos 20cm de altura de janelas :)

    @zedasilva - não responsabilizo ninguém por decisões tomadas por mim... Se eu teimar em que seja feita a alteração em obra e correr mal nunca iria responsabilizar os projectistas, aliás a decisão (como todas até à data) são sempre tomadas com fundamento e a certeza de que está a ser feito de forma correcta... Todo o projecto foi feito em conjunto entre os técnicos e nós como clientes, todas as ideias que tivemos e poderiam suscitar dúvidas, foram espremidas ao pormenor, com a procura de informação adequada.. Não sou de mandar postas de pescada ao ar à espera que os outros resolvam, tenho todo o interesse em que este processo de construção, que por si só já é bastante complexo e desgastante, corra da melhor forma!

    @marco1 - o problema (além da questão de ser ou não possível) é que os € a mais não são só os respeitantes a m2 de caixilharia, são os indiretos provenientes do tempo que esse procedimento possa acrescentar. Não posso perder mais tempo com procedimentos, tenho a obra prestes a começar e não posso adiar mais com alterações...

    Qualquer das formas vou colocar a questão aos projectistas e procurar tb saber junto dos técnicos da CM se é ou não possível alterar esses 20cm em obra sem ser necessário alterar o projecto que foi submetido pela comunicação prévia.
  6.  # 9

    Consulte o artº 83 do DL 136/2014.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa, bluewings
  7.  # 10

    Colocado por: Gabinete OPConsulte o artº 83 do DL 136/2014.

    www.gabineteop.com
    • Anaa
    • 19 junho 2019

     # 11

    Colocado por: Gabinete OPConsulte o artº 83 do DL 136/2014.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário:marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anaa,bluewings


    Pela minha interpretação deduzo que sim, é possível. Mas não tenho conhecimento técnico para ter a certeza que estou a interpretar da forma correcta.

    Sendo que se trata de uma comunicação prévia e desde que cumpra os requisitos definidos em loteamento e afins tb não vejo motivo para não poder alterar. Ou seja pelo que consigo entender são posteriormente submetidos todos os novos elementos que sofreram alterações em obra, necessariamente antes de se submeter o pedido de licença de utilização.
      IMG_20190619_124259.jpg
  8.  # 12

    Sim Anaa é isso, os seus técnicos apenas tem de apresentar na camara os desenhos onde essa alteração se reflete
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • vulpes
    • 19 junho 2019 editado

     # 13

    Boas,

    penso que essas pequenas alterações não é necessário submeter processo pelo que me teem dito.. até porque se os fiscais da camara não disserem nada em principio nimguem lhe chateia..

    Aproveitando o assunto.

    No caso de no projeto estar uma guarda em vidro numa varanda e em obra se fazer uma guarda em grade de metal, presumo que apenas seja necessário refletir isso nas telas finais. correto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • Anaa
    • 19 junho 2019

     # 14

    Ainda falta tb ver em quanto acresce o valor da caixilharia... Se for uma diferença abismal será difícil ou mesmo impossível fazer.
    •  
      marco1
    • 19 junho 2019 editado

     # 15

    Vulpes

    isso das varandas tem de ser comunicado não basta ir nas telas finais.
    em todo o caso como isto é o pais das capelinhas, dirija-se á camara e pergunte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  9.  # 16

    Obrigado pela informação. . Tenho de esclarecer entretanto a situação..
 
0.0206 seg. NEW