Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Colocado por: marco1está a sofrer por antecipação mais nada

    noticias do projeto não há?? já passou a planta a limpo?

    Sim há.
    Mas queria ver se recebia os alçados para meter aqui.
    Fui lá com aquele desenho ele fez algumas alterações, enviou por e-mail, eu não gostei, basicamente era o seu desenho, mas não gostei de umas áreas então alterei ele fez na hora e agora está perfeito.

    Entretanto surgiu mais um grave problema na minha opinião, no projeto inicial as janelas da sala eram normais de sacada com cerca de 1,5m de largura/cada. Mas agora a senhora achou que assim não ficava bem, então quer é umas janelas do chão ao teto com o dobro da largura, até pode ser mas para isso vou ter que proteger aquele vão, e penso que aquilo ficava bom era aí com uma pergula de 1,5m no mínimo, ora eu penso que algo desse gênero numa casa com um telhado de 2 águas, com vãos tão grandes aquilo não bate nada certo
  2.  # 242

    marco1

    Eu não percebo nada de projetos, mas penso que janelas janelas como as que estão na foto que mando em anexo e pergulas como as que estão na foto, ou faço uma casa com cobertura plana ou então aquilo fica uma cagada de todo o tamanho.

    Para falar verdade a arquitetura que mais gosto é com cobertura plana, eu só não optei logo por uma cobertura plana porque tenho medo que dê problemas, e não sei de quanto em quanto tempo eu vou ter de trocar as telas e se trocar as telas custa muito dinheiro.
    É sobre coberturas planas que tenho andado aqui a ler no fórum já há umas boas 3 horas e tal
      Screenshot_2019-06-22-16-01-25.png
      Screenshot_2019-06-24-20-29-58.png
  3.  # 243

    Ora a casa ia ficar mais ou menos assim com essa varanda, só que as janelas seriam bem maiores o que ficava ainda mais feio
      Screenshot_2019-06-27-00-12-33.png
      Screenshot_2019-06-27-00-12-49.png
      Screenshot_2019-06-27-00-12-40.png
  4.  # 244

    esqueça isso
    como esgotou a área de implantação, tem de ver se a camara lhe deixa considerar alpendres ( com pilares) sem contar para área de implantação.
    pois isso prolongar o telhado ( mesmo sem pilares) mais do que 50 cm já pode ser considerado implantação e fica feio regra geral.
    OU fazer apenas palas ( em betão em principio) e ai já ninguém o chateia á partida,
    acho que aos poucos o seu orçamento irá á viola, pensei que pretendia ser simples e fazer uma casa bem corrente e "tradicional" sem grandes floreados.
    já agora pérgulas ficam sempre bem com esse estilo de casa, nem que as tenha que fazer depois.
  5.  # 245

    Colocado por: marco1esqueça isso
    como esgotou a área de implantação, tem de ver se a camara lhe deixa considerar alpendres ( com pilares) sem contar para área de implantação.
    pois isso prolongar o telhado ( mesmo sem pilares) mais do que 50 cm já pode ser considerado implantação e fica feio regra geral.
    OU fazer apenas palas ( em betão em principio) e ai já ninguém o chateia á partida,
    acho que aos poucos o seu orçamento irá á viola, pensei que pretendia ser simples e fazer uma casa bem corrente e "tradicional" sem grandes floreados.
    já agora pérgulas ficam sempre bem com esse estilo de casa, nem que as tenha que fazer depois.
    se for sem pilares posso fazer a pala ate 1,8m, com pilares conta como área de implantação
  6.  # 246

    Colocado por: marco1esqueça isso
    como esgotou a área de implantação, tem de ver se a camara lhe deixa considerar alpendres ( com pilares) sem contar para área de implantação.
    pois isso prolongar o telhado ( mesmo sem pilares) mais do que 50 cm já pode ser considerado implantação e fica feio regra geral.
    OU fazer apenas palas ( em betão em principio) e ai já ninguém o chateia á partida,
    acho que aos poucos o seu orçamento irá á viola, pensei que pretendia ser simples e fazer uma casa bem corrente e "tradicional" sem grandes floreados.
    já agora pérgulas ficam sempre bem com esse estilo de casa, nem que as tenha que fazer depois.

    Mas acha que se meter a cobertura plana e fizer a pala a proteger as janelas da sala e a entrada da casa já não vou ser capaz de cumprir o orçamento?
  7.  # 247

    Colocado por: Paulo nunesse for sem pilares posso fazer a pala ate 1,8m, com pilares conta como área de implantação


    Lá se vão os custos controlados
    Concordam com este comentário: jorgferr
  8.  # 248

    ****... É situação recorrente... Por mais q que avise durante o processo de elaboração do projecto...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  9.  # 249

    Colocado por: marco1isso prolongar o telhado ( mesmo sem pilares) mais do que 50 cm já pode ser considerado implantação e fica feio regra geral.

    já agora pérgulas ficam sempre bem com esse estilo de casa, nem que as tenha que fazer depois.

    Sim o arquiteto também me disse que esticar o telhado mesmo sem pilares aquilo fica feio e eu não ia gostar.

    No entender dele a melhor solução é fazer a casa normal de 2 águas, e deixar só uma pala a proteger a entrada da casa.

    Depois para proteger os vãos fazia um pergula mesmo em ferro depois da obra terminada e da licença de utilização na mão.
    Algo deste gênero que mando na foto a proteger aquelas janelas que vão apanhar sol um dia inteiro.
      Screenshot_2019-06-22-16-04-413.png
  10.  # 250

    Colocado por: ****Aqui está um exemplo, da mudança de discurso de um DO , ao longo do processo , quando chega ao cabinete têm 130 mil e quer uma cabana de jardim , quando sai continua a ter 130 mil mas quer o palácio de Versailles.

    As janelinhas já passaram a grandes vãos , depois de mais umas visitas na net, já são uma série minimalista.


    Ps: Paulo Nunes nada contra si

    Eu percebo essa parte essa é simples de entender, por isso é que é complicado decidir.
    Mas vou ter que decidir, vou esperar que venha os alçados, e depois com certeza tenho uma ideia mais clara se gosto ou não.
    Mas acho que não é por aumentar os vãos da sala e depois fazer uma pergula a posteriori que a casa vai encarecer bastante. Mas isto sou eu a pensar 😁😁
  11.  # 251

    O que falta aqui é eu saber se essa pérgola em frente a sala de estar/jantar não vai ficar feia, por ser uma casa com um telhado de 2 águas, e eu só consigo perceber isso vendo ou algo parecido ou os alçados
  12.  # 252

    claro que pode. É até nesta fase que normalmente existem contratempos em sede de licenciamento.

    Colocado por: Paulo nunes
    Sim também entendi isso.
    Só disse que aqui não passa na câmara municipal por causa do aspecto, não sabia que o projecto podia ser recusado pela sua arquitetura



    Paulo,
    uma sugestão.
    Os vãos grandes e de perfil minimalista, geralmente, correspondem a uma linguagem dita mais "moderna". Alinha com esta ideia, as coberturas planas, terraços, palas.

    Quando optamos por cobertura inclinada revestida a telha, normalmente a liguagem é outra, mais "clássica".

    Naturalmente o que acabo de referir são generalizações. Pretende ser apenas um ponto de partida para ajudar a pensar um todo mais harmonioso e coeso.

    Colocado por: Paulo nunes
    Eu percebo essa parte essa é simples de entender, por isso é que é complicado decidir.
    Mas vou ter que decidir, vou esperar que venha os alçados, e depois com certeza tenho uma ideia mais clara se gosto ou não.
    Mas acho que não é por aumentar os vãos da sala e depois fazer uma pergula a posteriori que a casa vai encarecer bastante. Mas isto sou eu a pensar 😁😁
    Concordam com este comentário: marco1
  13.  # 253

    Colocado por: Paulo nunes
    Eu percebo essa parte essa é simples de entender, por isso é que é complicado decidir.
    Mas vou ter que decidir, vou esperar que venha os alçados, e depois com certeza tenho uma ideia mais clara se gosto ou não.
    Mas acho que não é por aumentar os vãos da sala e depois fazer uma pergula a posteriori que a casa vai encarecer bastante. Mas isto sou eu a pensar 😁😁


    Vou propor uma ideia se calhar meio parva... Proponha fazer a casa tendo um beiral de telhado com uma altura tal, que lhe permita depois fazer uma pérgula na continuação da casa, que tenha altura q.b. para lhe meter um telhado/telheiro ou até a continuação do seu telhado...fica enquadrado e conforme a estrutura usada até pode um dia fechar com as chamadas cortinas de vidro.
  14.  # 254

    Colocado por: ADROatelier
    Paulo,
    uma sugestão.
    Os vãos grandes e de perfil minimalista, geralmente, correspondem a uma linguagem dita mais "moderna". Alinha com esta ideia, as coberturas planas, terraços, palas.

    Quando optamos por cobertura inclinada revestida a telha, normalmente a liguagem é outra, mais "clássica".


    Sim mas eu também acho isso por isso as minhas dúvidas.
    Todas as casas que conheço de 2 águas são tipo rústicas, e por acaso ainda nunca vi nenhuma com a entrada de lado como a minha.

    Isto é sofrer por antecipação porque com os alçados eu sei logo se gosto ou se não gosto.
    Mas isto é mesmo defeito de fabrico, bem havendo dúvidas na minha cabeça ela não para nunca enquanto não tiverem resolvidas
  15.  # 255

    Colocado por: JotaP

    Vou propor uma ideia se calhar meio parva... Proponha fazer a casa tendo um beiral de telhado com uma altura tal, que lhe permita depois fazer uma pérgula na continuação da casa, que tenha altura q.b. para lhe meter um telhado/telheiro ou até a continuação do seu telhado...fica enquadrado e conforme a estrutura usada até pode um dia fechar com as chamadas cortinas de vidro.

    Mas isso é o que estou a pensar, eu não sei a altura que vai do chão a um beirado mas penso que dentro da normalidade chega não precisa de ficar muito mais alto para a pérgola caber penso eu
  16.  # 256

    jotaP

    não é meio parva é assim que se faz, não precisa é de muita altura para incorporar a pérgula no alçado

    Paulo

    o seu arquiteto afinal até tem bom senso, siga

    Pedro e ****

    lá está, depois os arquitetos é que são isto e aquilo, é o que eu já estou cansado de referir por aqui, porque é que hoje em dia as casas acabam por ficar mais caras, já ninguém se contenta com uma simples casinha com telhado tipo anos 80 feita pelo construtor mas com a planta bem desenhada e com janelas e volumes com proporção equilibrada. assim quer pela legislação quer pelas vivencias e informação atual dos DO as coisas mudaram, ( até se fala em ilhas, caixilharias xpto, PRH, isolamentos a dobrar, etc...etc...)
    enfim….
  17.  # 257

    Colocado por: marco1jotaP

    não é meio parva é assim que se faz, não precisa é de muita altura para incorporar a pérgula no alçado

    Paulo

    o seu arquiteto afinal até tem bom senso, siga

    Pedro e ****

    lá está, depois os arquitetos é que são isto e aquilo, é o que eu já estou cansado de referir por aqui, porque é que hoje em dia as casas acabam por ficar mais caras, já ninguém se contenta com uma simples casinha com telhado tipo anos 80 feita pelo construtor mas com a planta bem desenhada e com janelas e volumes com proporção equilibrada. assim quer pela legislação quer pelas vivencias e informação atual dos DO as coisas mudaram, ( até se fala em ilhas, caixilharias xpto, PRH, isolamentos a dobrar, etc...etc...)
    enfim….

    A casa onde é a sala de estar/refeições têm 9,20m e tinha 2 janelas de 1,5m de largura/cada, para mim está bom mas ela gostava que fossem um pouco mais largo mas também não precisa de ser 4 metros cada.
    Eu disse-lhe que numa casa com telhado essas janelas assim podem não ficar com o aspecto visual desejado, mas também para ela está tudo bom, a unica coisa que quer fora do "normal" é essas tais janelas um pouco maiores e de correr.
  18.  # 258

    Colocado por: marco1( até se fala em ilhas, caixilharias xpto, PRH, isolamentos a dobrar, etc...etc...)
    enfim….

    Esse PHR é piso radiante hidráulico?
  19.  # 259

    É, sim
  20.  # 260

    Colocado por: Paulo nunesEu disse-lhe que numa casa com telhado essas janelas assim podem não ficar com o aspecto visual desejado

    Não complique, peça ao seu arquiteto para simplificar as coisas
      alc.JPG
 
0.0637 seg. NEW