Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde.
    Alguém já viu executado ou sabe da viabilidade do tijolo de parede divisórias assente em xps de 3 ou 4 cm?
    Ou seja, lage de suporte + xps 3cm + tijolo directamente sobre xps?
    Obrigado
  2.  # 2

Dá asneira.
    Ainda ontem fiz vistoria a uma obra em que foi usado esse método. É evidente o assentamento das paredes
    Concordam com este comentário: ADROatelier, riscos
  3.  # 3

Já vi no fórum há uns anos parecido. Uma tela qualquer que foi queimada/soldada (não sei o termo técnico) e o tijolo assente em cima. Parece-me ser uma solução que não terá os problemas de assentamentos da parede.
  4.  # 4

tela asfáltica pousada apenas, ou tem de ser colada a calor?
  5.  # 5

não sei se é assim tão descabido

estamos a falar por razões de isolamento

por exemplo "forrar" toda a laje com xps e depois executar uma betonilha e ai sim assentar todas as paredes interiores é descabido?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  6.  # 6

Colocado por: zedasilvaDá asneira.
    Ainda ontem fiz vistoria a uma obra em que foi usado esse método. É evidente o assentamento das paredes
    Concordam com este comentário:ADROatelier,****

Que tipo de problemas poderei ter no futuro?
    Chega aplicar tela asfaltica colada ao chão?
  7.  # 7

Colocado por: Modron
    Que tipo de problemas poderá ter no futuro?
    Chega aplicar tela asfaltica colada ao chão?
  8.  # 8

desculpem ainda não percebi porque fala em desacoplamento e impermeabilização ( não é que não seja preciso) mas pensava que se estava a falar de xps para isolamento da laje e as paredes interiores em cima.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  9.  # 9

sim é isso que eu estava a dizer, e até calculo que o tópico foi lançado nesse sentido
    depois é que todos foram pensando que era apenas na base das paredes.
  10.  # 10

Colocado por: marco1sim é isso que eu estava a dizer, e até calculo que o tópico foi lançado nesse sentido
    depois é que todos foram pensando que era apenas na base das paredes.

A questão era mesmo o essa. Apenas a base da parede tem xps. O restante chão levou Leca 4 cm, depois piso radiante em placas de eps.
  11.  # 11

Colocado por: Anonimo06082021julgo que ninguem falou em impermeabilização.

e isso poderia acontecer num piso térreo...mas também de pouco adiantava fazer isso apenas nas zonas das paredes....teria de ser total.
    Concordam com este comentário:marco1

Pois a minha dúvida é que teria de ser total ou não.
    Neste caso a solução será mandar abaixo e fazer de novo?
  12.  # 12

varejo

penso que o que tem está bom tente é meter um pouco de plástico na ligação do xps com a argamassa de assentamento dos tijolos , penso que é isso que falam do tal desacoplamento ou dessolidarização
  13.  # 13

Colocado por: marco1varejo

penso que o que tem está bom tente é meter um pouco de plástico na ligação do xps com a argamassa de assentamento dos tijolos , penso que é isso que falam do tal desacoplamento ou dessolidarização

a parede já está feita...
  14.  # 14

eu cá não me preocupava muito com isso, mas veja se o sistema de PRH é aplicado segundo as boa praticas, há por aqui muita informação e bons aplicadores.
  15.  # 15

Colocado por: marco1eu cá não me preocupava muito com isso, mas veja se o sistema de PRH é aplicado segundo as boa praticas, há por aqui muita informação e bons aplicadores.

Pois é essa a minha questão também
    porque foi executado - lage aligeirada afastada 60 cm do solo + 4 cm de leca + placas de EPS 2cm da giacomini (a parte mais alta tem 4,5 cm) + 4,5 cm de betonilha + cerâmico 1,5 cm (só tinha 17 cm para executar o chão)
    Fico a pensar que talvez o isolamento termico desta laje esteja longe de ser a ideal.
    Neste caso qual teria sido a solução? Reduzir á espessura da leca ou utilizar outro material? Usar XPS em vez do EPS da placa do piso radiante?
  16.  # 16

parece-me suficiente, digo eu.
  17.  # 17

Se é uma laje térrea com desvao.. Consulte o seu projeto térmico, ou para ser mais fácil para si o pré certficado energético, diz lá qual a solução que tem ou deve colocar, mas digo lhe que o normal é ter 6 cm de xps, que tendo as placas de 2cm de eps bastava colocar 4 cm de xps antes do eps

0.0125 seg. NEW