Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Na sala da minha nova moradia as tomadas do coaxial e de rede estão num local que não me interessa e por isso queria mudá-las de sítio.
    Quanto às tomadas elétricas é simples, faço uma derivação, mas em relação às de rede e coaxial qual a melhor solução? Sendo que a moradia tem ATI e, segundo o ITEAD, a instalação deve ser em Estrela (penso eu), por isso não deve ser correto colocar ali tomadas de passagem. Terei que passar novos cabos de rede e coaxial diretos do ATI para o novo local que pretendo para as tomadas? Ou estou a fazer uma grande confusão?
    Por isso vim pedir ajuda, obrigado.
    Deixo a imagem das tomadas e já agora aquela tampa do lado esquerdo ao lado da coaxial é para a fibra?
    Obrigado mais uma vez.
      P_20190622_151436_vHDR_Auto.jpg
  2.  # 2

    O coaxial consegue safar fazendo uma ligação em série e não directamente do quadro. Mas a rede não. Para pontos de rede tem de os levar ao ponto central onde terá um switch.

    Aquilo ali ao lado do coaxial parece uma tomada passa cabo. Pode servir para várias coisas só depende que ligação tem. Imagino que ao ited também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
  3.  # 3

    se tiver tomadas eléctrica pode sempre usar uma powerline. não sera a mesma coisa mas talvez seja o mais fácil...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
  4.  # 4

    Agradeço as respostas.

    slicer
    Mas ligando em série não há atenuação do sinal? Existe alguma tomada específica para fazer essa ligação em série ou está a referir-se a um derivador? Ou repartidor? (não sei bem a diferença entre derivador e repartidor).

    Quanto à tomada de rede, corrijam-me se estou errado, penso que não será necessária porque com o WiFi fico online em toda a moradia, ficam sem efeito as tomadas de rede que tenho nas várias divisões mas terei sempre o WiFi, certo? E se um dia quiser a rede nas tomadas posso sempre optar pela sugestão que o andcalvario falou.

    Quanto ao telefone fixo liga direto ao router da operadora, certo?

    Obrigado.
  5.  # 5

    Colocado por: Duque2016
    Quanto ao telefone fixo liga direto ao router da operadora, certo?


    Isso ainda existe?
  6.  # 6

    Existe e dá jeito quando se quer ligar para o estrangeiro, sobretudo porque é grátis, dependendo do país e da operadora.
  7.  # 7

    Duque,

    Cada vez que o cabo coaxial é interrompido existe sempre alguma perda de sinal.
    A sua casa tem as tomadas em estrela, segundo ITED. A minha, por exemplo, está tudo em Série. As perdas no meu caso são muito mais pronunciadas. Quando tinha TVCabo, ao ligar no inicio ou no fim a potência do sinal era bem diferente.

    No entanto, hoje o sinal para TV é digital, não vai ser por ter uma tomada ligada em serie a outra que vai ter grandes problemas, digo eu.
    Mas esta sugestão assumia que voçê consegue fazer uma puxada de outra tomada ou mesmo da caixa ITED à parede destino.

    Mas deixe-me dar um passo atrás. Qual é a tecnologia/operadora que voçê quer ter? Coaxial (NOS) ou Fibra (MEO, Vodafone) ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
    • Nelhas
    • 24 junho 2019 editado

     # 8

    Tente fazer um esboço com os novos locais, os locais onde estão essas e a origem.
    Existe facilidade em passar novos cabos?
    Os pontos de rede têm de ser levados ponto a ponto.
    No entanto pode efetivamente fazer patches para extensão dos mesmos , no entanto ao contrário da eletricidade, não existe possibilidade de tornar um ponto em 2 ou 3.
    A extensão do ponto 3 para um ponto 4, continuará a permitir somente a existência de um só ponto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
  8.  # 9

    Mas deixe-me dar um passo atrás. Qual é a tecnologia/operadora que voçê quer ter? Coaxial (NOS) ou Fibra (MEO, Vodafone) ?

    Fibra da Meo.
    A ideia seria fazer uma puxada sim, de uma tomada coaxial para outra, mas não sei se isso é correto (pensando no ITED) ou se a atenuação do sinal não será demasiada ao ponto de prejudicar a imagem. No entanto, como diz, por ser sinal digital talvez não seja preocupante.

    Existe facilidade em passar novos cabos?

    A ideia seria fazer um rasgo na parede até ao chão (não é grave porque esta parede irá ficar tapada com um móvel) e depois passar os cabos por baixo do chão, uma vez que vou trocar o chão aproveitava. Preciso é de tomadas de chão para o coaxial uma vez que o móvel da tv irá ficar num sítio onde não há parede, deve existir qualquer coisa para colocar a tomada coaxial no chão, existe?

    Os pontos de rede têm de ser levados ponto a ponto.

    Como referi noutro comentário em cima, acho que vou esquecer a tomada de rede uma vez que terei sempre rede em qualquer ponto da moradia através do wifi.

    Assentando ideias, esqueço a tomada de rede e derivo a tomada coaxial seguindo a sugestão do slicer. É correto? E pergunto, existo alguma tomada específica da coaxial para fazer essa derivação de uma para outra?

    Obrigado.
  9.  # 10

    Ok.
    Atenção que com o serviço fibra, as MEOBoxes ligam através de cabo de rede (RJ45). Planeia ter uma destas box's certo? Elas não têm Wifi tanto quanto sei.

    A fibra quando entra liga num equipamento designado por ONT que converte a fibra em Coaxial e RJ45 (rede IP).

    O que eu tenho é o seguinte:

    ----(fibra)---> ONT ----(RJ45)----> Router WIFI MEO ---- (RJ45) ----> MEOBOX

    Pense bem agora nas ligações. Tem de escolher bem onde deixa os equipamentos para depois repartir pela casa.
    Muitas vezes o que é feito pelos técnicos é levar a fibra até à sala (junto à TV) onde depois liga os equipamentos todos.

    Outra hipótese, para quem tem o ITED e tem espaço suficiente (importante) é ligar o equipamento na caixa ITED. Porque depois ai pode repartir o Coaxial e a Rede (RJ45) para o resto da casa.

    Veja aqui nesta página do MEO o esquema mais bonito do que lhe referi:

    https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/internet/equipamentos#routersacessoservicointernetfixa

    Nota: Já existem equipamentos que o ONT e o Router fazem 2 em 1. A vodafone tem isto.
    Concordam com este comentário: Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
  10.  # 11

    Já agora, em resposta à questão que colocou inicialmente. Se não estou em erro, existem tomadas de TV que são "terminais" e outras de passagem, para ligar às seguintes. A que tem na sala imagino que seja terminal dado que está ligado em estrela. Compra uma que permite passagem e mete a terminal no outro ponto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
  11.  # 12

    Colocado por: slicerOk.
    Atenção que com o serviço fibra, as MEOBoxes ligam através de cabo de rede (RJ45). Planeia ter uma destas box's certo? Elas não têm Wifi tanto quanto sei.

    A fibra quando entra liga num equipamento designado por ONT que converte a fibra em Coaxial e RJ45 (rede IP).

    O que eu tenho é o seguinte:

    ----(fibra)---> ONT ----(RJ45)----> Router WIFI MEO ---- (RJ45) ----> MEOBOX

    Pense bem agora nas ligações. Tem de escolher bem onde deixa os equipamentos para depois repartir pela casa.
    Muitas vezes o que é feito pelos técnicos é levar a fibra até à sala (junto à TV) onde depois liga os equipamentos todos.

    Outra hipótese, para quem tem o ITED e tem espaço suficiente (importante) é ligar o equipamento na caixa ITED. Porque depois ai pode repartir o Coaxial e a Rede (RJ45) para o resto da casa.

    Veja aqui nesta página do MEO o esquema mais bonito do que lhe referi:

    https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/internet/equipamentos#routersacessoservicointernetfixa

    Nota: Já existem equipamentos que o ONT e o Router fazem 2 em 1. A vodafone tem isto.
    Concordam com este comentário:Nelhas


    Duque,

    Leia com atenção as recomendações e avisos do Slicer.
    Senão depois, abre roços e fica com o mesmo problema.
    Se vai por chão novo , existe rodapé que permite a passagem de cablagem escondida no seu interior até ao ponto de destino.
    Lembre-se que não deve misturar comunicações com rede elétrica e caso coloque as comunicações no chão , a mesma deve ser devidamente entubada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
  12.  # 13

    Atenção que com o serviço fibra, as MEOBoxes ligam através de cabo de rede (RJ45). Planeia ter uma destas box's certo? Elas não têm Wifi tanto quanto sei.

    O slicer tem ajudado e começo a ficar sem dúvidas, agradeço desde já, mas agora com o que disse acabou por baralhar-me. Ora vejamos, eu tenho meo fibra no meu apartamento onde resido atualmente e pretendo o mesmo sistema, o que vejo aqui é a meobox a ligar ao router através do cabo de rede, tal como disse. O WiFi será distribuido através do router, penso eu, por isso não percebi porque diz que a meobox não tem WiFi.

    A fibra quando entra liga num equipamento designado por ONT que converte a fibra em Coaxial e RJ45 (rede IP).

    O que eu tenho é o seguinte:

    ----(fibra)---> ONT ----(RJ45)----> Router WIFI MEO ---- (RJ45) ----> MEOBOX

    Exatamente como eu tenho atualmente no apartamento.

    Pense bem agora nas ligações. Tem de escolher bem onde deixa os equipamentos para depois repartir pela casa.
    Muitas vezes o que é feito pelos técnicos é levar a fibra até à sala (junto à TV) onde depois liga os equipamentos todos.

    Eu penso, agora se é bem ou não já nem sei. Mas se o ONT, o router WiFi, e a Meobox ficarem junto à TV da sala, o que eu preciso neste ponto é:
    - a fibra da meo que liga ao ONT (como ela lá chega fica para os técnicos da meo pensarem);
    - uma tomada coaxial para injetar o sinal do ONT nas restantes divisões da casa;
    - tomadas elétricas para ligar os diversos aparelhos.

    E com isto tenho TV em todas as tomadas e rede via wi-fi em todo o lado. Por favor, diga-me que estou correto senão fico mesmo todo confuso.

    Outra hipótese, para quem tem o ITED e tem espaço suficiente (importante) é ligar o equipamento na caixa ITED. Porque depois ai pode repartir o Coaxial e a Rede (RJ45) para o resto da casa.

    Também pensei nisso, pelo menos o ONT ficar no ATI, mas como o ONT liga ao router e este à box através de RJ45, já iria precisar de tomadas de rede junto à TV, o que parece ser mais complicado.

    Nota: Já existem equipamentos que o ONT e o Router fazem 2 em 1. A vodafone tem isto.

    Não sabia disso, é vantajoso, mas não posso sair da meo porque estou fidelizado.

    Já agora, em resposta à questão que colocou inicialmente. Se não estou em erro, existem tomadas de TV que são "terminais" e outras de passagem, para ligar às seguintes. A que tem na sala imagino que seja terminal dado que está ligado em estrela. Compra uma que permite passagem e mete a terminal no outro ponto.

    É isso mesmo, colocar uma de passagem no local atual e fazer a ligação para a terminal que irá para o novo local, quanto a isto penso que não tenho dúvidas.

    Nelhas
    Agradeço as suas dicas importantes. Não sabia da existência desse rodapé, vou investigar.
    E é bem lembrado não misturar cabos elétricos com comunicações, sim vou colocar em tubos separados.
    • slicer
    • 25 junho 2019 editado

     # 14

    Colocado por: Duque2016
    O slicer tem ajudado e começo a ficar sem dúvidas, agradeço desde já, mas agora com o que disse acabou por baralhar-me. Ora vejamos, eu tenho meo fibra no meu apartamento onde resido atualmente e pretendo o mesmo sistema, o que vejo aqui é a meobox a ligar ao router através do cabo de rede, tal como disse. O WiFi será distribuido através do router, penso eu, por isso não percebi porque diz que a meobox não tem WiFi.



    É como diz, a meobox liga ao router por cabo de rede. Não liga por WIFI (rede sem fios). O router dá WIFI a outros aparelhos na sua casa.




    Exatamente como eu tenho atualmente no apartamento.


    Eu penso, agora se é bem ou não já nem sei. Mas se o ONT, o router WiFi, e a Meobox ficarem junto à TV da sala, o que eu preciso neste ponto é:
    - a fibra da meo que liga ao ONT (como ela lá chega fica para os técnicos da meo pensarem);
    - uma tomada coaxial para injetar o sinal do ONT nas restantes divisões da casa;
    - tomadas elétricas para ligar os diversos aparelhos.

    E com isto tenho TV em todas as tomadas e rede via wi-fi em todo o lado. Por favor, diga-me que estou correto senão fico mesmo todo confuso.



    Está correcto! Leva apenas a fibra até à sala.




    Também pensei nisso, pelo menos o ONT ficar no ATI, mas como o ONT liga ao router e este à box através de RJ45, já iria precisar de tomadas de rede junto à TV, o que parece ser mais complicado.


    Não sabia disso, é vantajoso, mas não posso sair da meo porque estou fidelizado.


    É isso mesmo, colocar uma de passagem no local atual e fazer a ligação para a terminal que irá para o novo local, quanto a isto penso que não tenho dúvidas.

    Nelhas
    Agradeço as suas dicas importantes. Não sabia da existência desse rodapé, vou investigar.
    E é bem lembrado não misturar cabos elétricos com comunicações, sim vou colocar em tubos separados.




    O que tem em mente é o modelo mais simples e resolve a questão. Levar uma fibra é fácil por qualquer cablagem pré-existente, é um cabo fino. Só tem de prever como vai levar a fibra da entrada a essa parede em questão.

    Só estava a "complicar" um pouco para esta ideia que deixo à sua consideração:

    Imagine que num dos quartos / escritório tem um PC / Portátil. E o alcance do WIFI é fraco. Nessa divisão vai ter uma tomada RJ45 certamente. Mas não vão estar alimentadas, porque o router está na sala e só está ao alcance/ligado à MEOBox no seu caso.

    Se porventura tivesse um cabo de rede junto do Router que fosse à caixa ITED podia com um equipamento de rede "Switch" (são pequenos e baratos) dotar todas as suas divisões de ligação à rede / Internet.
    Se vai fazer uma pequena obra para passar o coaxial e a fibra, porque não passar logo também um cabo de rede junto desse que liga directamente à caixa ITED?

    Espero ter sido mais claro. Se precisar de mais ajuda não hesite!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
  13.  # 15

    Sim foi claro slicer e quando fala no WiFi fraco fez-me pensar num AP (acess point), mas para ligar o AP preciso de uma tomada de rede.
    E ao falar no escritório também lembrou que vou ter lá um PC fixo ou seja preciso mesmo de rede nas tomadas, nem me lembrava desse grande pormenor.
    Ou seja vou ter mesmo que ter uma tomada RJ45 junto do router e para isso teria que passar um cabo vindo do ATI, penso que é isso.
    Mas, repare bem e pense comigo, posso sempre manter a tomada de rede no local onde está e passar apenas um cabo de rede, por debaixo do chão, direto do router até à tomada. Se calhar não ficava era grande coisa esteticamente mas o resultado seria o mesmo, não era?
  14.  # 16

    Bom Dia Duque,

    Pense assim.
    Existe um ponto central que vem da rua ( operador) e que descarrega o sinal em sua casa. Seja fibra, adsl, o que seja.
    Quando esse cabo entra em sua casa , ele descarrega a informação num equipamento central do operador.
    A partir dessa caixa central fica servido em sua casa por: TV, Internet. A caixa central providencia o sinal de 2 formas : Cablada e Wi-Fi.
    As boxes da tv recebem o sinal de forma cablada. Os pc´s, telemóveis, smart tv´s para netflix e afins, tablets , etc recebem por wi-fi e por rede cablada.
    Em minha casa existe um ponto central onde chega tudo.
    Desse ponto central saem 2 cabos para a divisão inferior : um vai a box da sala e outro a um ponto de rede onde tenho um ap. Dessa forma no andar de baixo fico com televisão e com rede wireless para os equipamentos.
    A um destes dois pontos pode ser ligado um switch. Esse switch funciona basicamente como uma extensão elétrica. permite transformar 1 ligação em várias permitindo mais ligações.
    No andar de cima o equipamento central fornece wireless e de lá saem mais 2 cabos. um para outra box e um cablado para o escritório.
    3 cabos cablados para 3 pontos de rede fixo. Que depois podem ser expandidos ( claro que com as devidas perdas de sinal ).
    Por isso deve distribuir pontos fixos por zonas estratégicas de casa e pensar a partir dai.
    No entanto deve sempre definir um ponto central onde chegue as comunicações do operador. Hoje têm uma coisa. Amanhã eles inventam outra.
    Como a eletricidade, com as devidas distâncias. Um quadro central, uma distribuição pela casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
  15.  # 17

    Viva,

    Exacto. Se quiser amplificar o Wifi com outro AP tem de ter o ponto de rede a jeito, ou então powerline (não recomendo..).

    Era isso que estava a pensar. Se o Duque vai usar aquelas tomadas na imagem que colocou para fazer uma puxada de coaxial, tem lá uma tomada de rede a jeito.
    Sim, não vai ter problemas em ligar o cabo de rede naquela tomada para fazer a "passagem".

    Então o que o Duque pretende fazer é colocar um tubo que vai daquele bloco de tomadas, pelo chão, até ao local dos equipamentos onde vai passar 3 cabos:

    - Cabo fibra - Este tem de vir inteiro da entrada da fibra da rua para ligar ao ONT, mas os técnicos tratam disso, desde que garanta a passagem. Pode não vir inteiro.. mas tem de por a caixa de ligação da fibra na parede e comprar um chicote de fibra e passar no tubo...
    - Coaxial - Ligado da tomada de passagem ao ONT ou com uma tomada intermédia (como preferir)
    - Cat. 5E/6 (Rede) - Ligado da tomada na parede ao Router MEO ou com uma tomada intermédia (como preferir)

    O Duque referiu que estava a pensar em colocar a saída do tubo no chão certo? Não sei que soluções existem para ter tomadas no chão. Mas pode sempre por uma "caixa" de saída com os cabos directos. A desvantagem de ter apenas os cabos (sem tomadas) é que os cabos podem desgastar-se ou danificar-se no futuro, mas por outro lado, se os tiver de substituir o troço é curto visto que liga nas tomadas da parede.

    O Nelhas também estava a acompanhar o tópico, espere também pela opinião/sugestões dele.

    Cumprs.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
  16.  # 18

    Muito grato a ambos pelas informações e bem esclarecedoras.

    Eu vou ter uma situação parecida ao do Nelhas, a moradia tem 3 pisos e provavelmente irei precisar de AP, sendo que o ponto central fica no piso do meio, o R/C. Quando se refere ao ponto central penso que está a falar do ONT, correto?

    Só tenho que decidir onde fica o ONT, ou perto da TV ou no ATI, mas nesta decisão o técnico da MEO tem uma palavra a dizer? Ou não? Sou eu que escolho o local?

    No andar de cima o equipamento central fornece wireless e de lá saem mais 2 cabos. um para outra box e um cablado para o escritório.

    Um pouco off topic mas pergunto, porque tem mais do que uma box? Pensando que com tomadas coaxiais espalhadas pela casa tem na mesma todos os canais. Talvez para ter acesso a canais premium, será?

    Então o que o Duque pretende fazer é colocar um tubo que vai daquele bloco de tomadas, pelo chão, até ao local dos equipamentos onde vai passar 3 cabos:

    - Cabo fibra - Este tem de vir inteiro da entrada da fibra da rua para ligar ao ONT, mas os técnicos tratam disso, desde que garanta a passagem. Pode não vir inteiro.. mas tem de por a caixa de ligação da fibra na parede e comprar um chicote de fibra e passar no tubo...
    - Coaxial - Ligado da tomada de passagem ao ONT ou com uma tomada intermédia (como preferir)
    - Cat. 5E/6 (Rede) - Ligado da tomada na parede ao Router MEO ou com uma tomada intermédia (como preferir)

    É isso tudo, só faltou o cabo da corrente elétrica :)
    Mas caso decida colocar o ONT no ATI a fibra fica por ali, correto?
    E agora surgem-me mais dúvidas às quais peço a vossa ajuda mais uma vez:
    - Se o ONT ficar no ATI já não necessito da tomada coaxial junto à TV? Penso que não porque o ONT liga ao router por cabo de rede e o router à MEObox também por cabo de rede, depois há-de haver modo de ligar o ONT por coaxial no ATI para ficar com TV nas coaxiais todas, há? Estou correto neste raciocínio?
    - Outra pequena dúvida, como é que chega a rede a todas as tomadas RJ45? Basta ligar um cabo de rede do router à tomada RJ mais próxima? Não é preciso fazer nada no ATI?
    Será por isso, vendo a foto em cima, que existem ali duas tomadas de rede? Uma para ligar ao router trazendo o sinal do ONT que está no ATI e outra para injetar o sinal do router, distribuindo assim a rede pelas restantes tomadas. Até tinha lógica mas se calhar estou a confundir as coisas.

    Bom, resumindo, junto à TV (e à MEObox) terei sempre que ter, para além da tomada elétrica, tomada RJ45. A tomada coaxial vai depender do local onde fico o ONT, se ficar junto à TV tenho que ter tomada coaxial, se ficar no ATI não é necessária, correto?

    Obrigado mais uma vez pela vossa preciosa ajuda.
    • slicer
    • 26 junho 2019 editado

     # 19

    Se colocar o ONT no ATI (veja se tem alimentação lá) a fibra termina aí e fica logo com o coaxial ligado sim.
    O ONT tem de ligar ao router por cabo de rede. O ideal era ter tanto o ONT como o router ou o equipamento 2 em 1 centralizado, mas esqueça isso. Tenho um familiar que conseguiu colocar o da vodafone lá, mas foi muito complicado. E a ventilação fica comprometida.

    Portanto, se tiver o ONT no ATI, liga via cabo de rede ao Router na sala e do Router liga à MeoBox.

    Mas isto não chega.. se quiser ter rede para o resto da casa / tomadas, tem de fazer:

    - Colocar também um Switch no ATI (Switch de 5/8 portas gigabit por exemplo)
    - Tem de ligar OUTRO cabo de rede do router para o switch, visto que cablagem de rede é ponto a ponto, não dá para fazer ligações como o coaxial. Tem uma tomada de rede dupla naquela parede. Será que já tem dois cabos passados?
    - Por fim, liga os restantes pontos de rede da casa do ATI ao Switch
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
  17.  # 20

    Envio a foto do ATI, parece não ter tomada elétrica a não ser que esteja por dentro, mas o quadro elétrico está ao lado, não deve ser difícil encontrar alimentação.

    Pois o ideal seria ter o ONT e router no ATI mas provavelmente não haverá espaço.

    Já tinha lido sobre isso do switch que ainda é necessário.
    Não percebo como os ATI's não ficam já prontos para isto tudo, espaço para os aparelhos, alimentação e switch, mas enfim temos que nos adaptar ao que temos.

    Espero bem que aquelas duas tomadas tenham 2 cabos, senão não fazia sentido estarem lá às duas.

    Sabe, a moradia ainda não é minha, vou fazer a escritura esta 6f e só depois posso ver bem o que lá tenho.

    Para já penso que não tenho dúvidas sobre o que tenho que fazer:
    - ONT, router e switch no ATI, se houver espaço e com alimentação;
    - fazer chegar perto da TV tomadas de rede, coaxial (caso o ONT não fique no ATI) e elétrica;
    - passar cabo de rede do router para um switch;
    - ligar portas do switch às restantes tomadas da casa, através do ATI.

    É isto não é slicer?

    Em relação às tomadas de rede e pensando naquelas duas que já estão na parede, posso ligar um cabo cat. 5E/6 com ficha RJ45 numa tomada (por fora) e na outra ponta colocar outra tomada de rede, fazendo tipo uma extensão?

    Se não for possível terei que passar um cabo de rede com 2 fichas RJ45 (uma cada extremidade) e liga direto da tomada aos aparelhos (MEObox ou/e router). A ideia era não ficar ali uma ponta solta que, como já referiu o slicer também, se pode danificar com o tempo.
 
0.0260 seg. NEW