Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite,
    há cerca de 2 anos e meio mudámo-nos para uma moradia inserida num lote com cerca de 800m2.
    a moradia tem o rés do chão, um 1º andar que é um aproveitamento de sótão e uma garagem transformada em T2.
    desde o início, os proprietários que estavam emigrados nos U.S.A., informaram que a garagem iria ser utilizada nas férias durante cerca de 15 dias, ao que acedemos sem qualquer problema.
    informaram, também que quando voltassem de vez para Portugal, iriam viver para uma cidade do centro norte do país, que é a cidade natal da esposa do proprietário.
    tal como tinham informado, durante 2 verões, a garagem transformada em apartamento foi utilizada pela filha da proprietária durante cerca de 15 dias de cada vez, e correu sempre tudo muito bem.
    acontece que em setembro de 2018 os proprietários vieram definitivamente dos estados unidos e, contrariamente ao que tinham dito, instalaram-se na garagem transformada em T2, onde vivem até hoje.
    logo quando voltaram, pediram-nos que saíssemos o mais breve possível pois querem a casa para eles.
    se bem que a entrada para o T2 se faça através de um portão de garagem, no interior da casa apenas uma porta de interior (tipo de quarto ou de uma sala) nos separa.
    e, embora continuemos à procura de casa, ainda não nos foi possível encontrar uma adequada à nossa situação pois temos 2 cadelas e uma delas é grande, pelo que nem todos os senhorios a aceitam. claro que nunca dizem que é por causa da cadela...
    como é óbvio o desconforto instalado e enorme e estamos a tentar ao máximo sair desta casa que se tornou um sítio muito desagradável, pois os senhorios nem bons vizinhos são.
    inicialmente, tínhamos falado em iríamos ficar nesta casa durante 5 anos e como a casa estava bastante danificada, acordámos um valor de renda baixo e fazíamos as obras de nossa conta, o que aconteceu.
    apesar de faltarem 2 anos e meio para cumprirmos os 5 anos estipulados, já só queremos sair daqui.
    dado que o proprietário estava emigrado na altura, não assinámos nenhum contrato de arrendamento e, quando voltaram também já não assinámos, pois pediram logo para sairmos com a maior brevidade.
    ou seja nem temos contrato, nem temos recibos. mas temos os depósitos feitos na conta do proprietário.
    mas as minhas questões prendem-se com a legalidade de o proprietário ter arrendado um imóvel e estar a ocupar uma parte desse mesmo imóvel apesar de nunca termos tido o acesso à garagem, e com o facto de o valor da renda se manter apesar de estarmos nesta situação
    podem, por favor, elucidar-me quanto a estas questões, apesar de saírem do que se passa habitualmente com arrendamentos?
    grata!
    • size
    • 23 junho 2019

     # 2

    A ilegalidade principal é não existir um contrato de arrendamento escrito, com a qual ambas as partes são cúmplices.
    Sem contrato escrito, como é que pode invocar que a habitação T2, anexa à habitação que está a utilizar, faz parte do seu arrendamento ?
    É que, não é ilegal arrendar um imóvel por unidades susceptíveis de utilização independente. Onde habita, será uma unidade e o tal espaço transformado em T2 será outra unidade.
    Como pode provar que arrendou as 2 unidades ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paula maria
  2.  # 3

    Em vez de estar com tricas,saia da casa quanto antes.A ter que provar o aluguer teria de de fazer denúncias ás finanças e depois ainda tinham de conviver.
    A fazer valer os direitos de 5 anos deviam era acertar um valor para as obras feitas vs Rendas, de modo a ambas as partes não saírem lesadas.

    Quando for procurar casa, não fale nos cães.
    Não há nenhuma lei que proíba cães em apartamentos ou moradias arrendadas.
    Veja é se escolhe um senhorio que more longe do local arrendado.
    E o mais importante:faça com contrato escrito.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paula maria
  3.  # 4

    Mas a ideia é colocar o semhorio fora da sua própria casa? Pode eventualmente tentar chegar a acordo com o senhorio de forma a reaver parte do valor que usou para fazer as obras uma vez que o acordado era ficar 5 anos e o senhorio mudou isso, de resto nao me parece que possa fazer muito mais!
    Se a situação é complicada para si, também será certamente complicada para os proprietários, se onavisou para sair em setembro e ainda lá está é normal que o senhorio nao seja “bom vizinho” de bem que acho que ate muito bom esta a ser ele, de Setembro ate agora ja passou quase um ano!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paula maria
  4.  # 5

    Colocado por: paula mariaa garagem transformada em apartamento


    E como repartem as despesas da luz, água? TV?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paula maria
  5.  # 6

    Colocado por: paula mariamas as minhas questões prendem-se com a legalidade de o proprietário ter arrendado um imóvel e estar a ocupar uma parte desse mesmo imóvel apesar de nunca termos tido o acesso à garagem, e com o facto de o valor da renda se manter apesar de estarmos nesta situação


    A legalidade termina a partir do momento em que não existe nenhum contrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paula maria
  6.  # 7

    bom dia,
    obrigada a todos pelos comentários!
    na realidade, só viemos para esta casa por o senhorio ter sempre dito que, quando voltasse definitivamente, iria viver para a cidade natal da esposa.
    jamais aceitaríamos viver aqui, com uma porta de um quarto a separar-nos.
    e, quanto a mudar-nos, é mesmo o que mais queremos. no entanto, nesta zona não há casas a arrendar. inclusive, o senhorio já foi com o meu marido ver algumas e constatou que estão improprias para habitar.
    e, caro DR 1982, a questão não me parece que seja por o senhorio fora da sua própria casa, pois o senhorio arrendou um imóvel do qual a garagem/T2 faz parte e, passado ano e meio veio ocupá-lo, apesar de sempre ter dito o contrário. e quando digo que não são bons vizinhos tem a ver com gritos e agressões entre eles. o que digo é que, deveriam ter respeitado o que disseram desde o início e nunca ter vindo para aqui morar enquanto nós cá estivéssemos, que foi o combinado.
  7.  # 8

    mais, não existe contrato porque um dos irmãos da esposa do senhorio é advogado e ficou de elaborar o contrato e nunca o fez.
    e quando o proprietário voltou, pediu-nos para sair, logo não iria fazer contrato.
    a garagem/t2 nunca fez parte do nosso acordo, sempre se falou que era destinada a ser utilizada 15 dias no verão.
  8.  # 9

    os contratos de água e luz estão em nome do proprietário, claro. sem contrato não podem ser mudados.
    quem paga a totalidade da água e da luz somos nós, eles nunca pagaram uma única conta e nós temos os recibos com os respectivos comprovativos-
  9.  # 10

    Colocado por: paula mariaa questão não me parece que seja por o senhorio fora da sua própria casa, pois o senhorio arrendou um imóvel do qual a garagem/T2 faz parte e, passado ano e meio veio ocupá-lo, apesar de sempre ter dito o contrário. e quando digo que não são bons vizinhos tem a ver com gritos e agressões entre eles. o que digo é que, deveriam ter respeitado o que disseram desde o início e nunca ter vindo para aqui morar enquanto nós cá estivéssemos, que foi o combinado.
    Então o que pretende ao perguntar se o senhorio tem direito a fazer o que fez? Nao é saber se ha alguma forma de obrigar o senhorio a sair?
    Essa parte da casa faz parte,mas nunca teve acesso à garagem/T2 certo?
    Claro que o cenário ideal seria o senhorio cumprir o que foi acordado, mas neste caso nao o fez, esta a darlhe tempo suficiente para arranjar uma casa, por isso acho que deve concentrar as suas energias em arranjar uma casa e deixar o resto!
  10.  # 11

    Já saiu da casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sr.io
  11.  # 12

    pela minha expriencia como senhorio, não quer dizer q seja este o caso mas muitos artistas procuram q lhes deem razao,,,, q vale o q vale e vao aprendendo a tramar,, ja tive inquilina q m ajoelhou a frente para q eu recuase,,,, recuei , espetou -me a faca, bem tinha razao o meu advogado q m disse olhe q voce arrepende-se, e arrependi-me ,,ano 1999, tenho muita pena não poder acreditar em quem esta a minha frente, não foi essa a minha criaçao ,mas tive de aprender,,,,mundo de ladroes q vivemos com ponto alto na corrupção, que aqui bastava um juizo especial para o efeito, mesmo assim advertencias,e o que é hoje dinheiro roubado passsaria para benificio dos q mais precisam, é o mundo q temos ,aos politicos interessa.
  12.  # 13

    Boa noite, sim já arranjamos casa e já mudámos.
    Saímos sem ter havido qualquer atrito.
    Grata pela atenção!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sr.io
 
0.0202 seg. NEW