Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Amigos
    Alguem me explica o seguinte:
    Um led de 220 V/ 3 W, consome a potência do led, ou seja 3W
    mas se for de 12 V/3W, consome os 3W mais a potência do transformador, ou será que estou errado.
    obrigado
  2.  # 2

    Claro que consome a potencia do LED mais o aquecimento do transformador. Podes fazer isso de outra maneira. Ligas uma resistencia directamente ao LED e à corrente Utilizando a lei de Hom.
    VOLTES / PELA potencia (Amperes).
    Tendo em conta que normalmente um LED consome 0,030 mA, temos uma resistencia de 7.500 Homios 1W.
    Abraço
  3.  # 3

    Colocado por: amoliveiraAmigos
    Alguem me explica o seguinte:
    Um led de 220 V/ 3 W, consome a potência do led, ou seja 3W
    mas se for de 12 V/3W, consome os 3W mais a potência do transformador, ou será que estou errado.
    obrigado


    Sim, está correcto, o transformador também consome um pouco de energia.

    Um transformador comutado (nada a ver com os antigos tijolos de ferro e cobre) tem um rendimento de uns 80% (depende de aparelho para aparelho e das condições de serviço, estou a ser pessimista com este valor). Isto significa que de 100% de energia que entre, 80% chega efectivamente à saida e 20% perde-se (calor).

    Imagine, por exemplo, um conjunto de 4 lâmpadas LED de 5W cada, num total de 20W, ligado no transformador acima. O consumo total é de 20/0.8 = 25W.

    As lâmpadas para ligar directamente a 220V têm cada uma o seu pequeno transformador embebido na própria lâmpada, e esse transformador também tem perdas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0083 seg. NEW