Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Mfa17, que tipo de paredes e que isolamento tem nas restantes paredes da zona climatizada, ao nível da cave?
  2.  # 22

    Colocado por: marco1a garagem mesmo com um portão é fria e ao lado estiver um espaço habitacional vai fazer muito frio, compreendo as preocupações do mfa17, aliado ainda ao facto de ser em cave.
  3.  # 23

    Colocado por: nmex2

    onde (localização) está a considerar uma garagem enterrada com temperaturas inferiores de 5 aos 15°C ? é que o mfa17 não o refere (ou não reparei) e tanto pode ser no topo da serra da estrela (que concordo) como no algarve, perto do mar, onde todo isso não ser verdade.

    questão por desconhecimento:
    os regulamentos da térmica, que determinam que deverá haver isolamento entre as zonas não aquecidas/úteis e as aquecidas/úteis, refere os casos específicos de zonas não aquecidas/úteis, mas enterradas?


    Todas as garagens têm que ser separadas termicamente, porque ninguém (de bom senso, entenda-se) mete radiadores ou PRH a aquecer uma garagem que fica vazia de pessoas 24 sobre 24 horas.

    Por isso, a garagem é um local frio. Sendo frio, a casa perde para lá calor e todos os elementos que separam a casa da garagem têm que ser isolados termicamente.

    O facto da garagem ser enterrada ou semi-enterrada ou adossar apenas à construção principal são questões que ditam se a garagem vai ser mais fria ou mais quente, mesmo não sendo aquecida. Em função disso, vai precisar de mais ou menos isolamento, mas precisa sempre de algum isolamento.

    Pela minha experiência, tudo o que não sejam garagens enterradas estão quase à temperatura exterior, pelo menos de acordo com a matemática da nossa regulamentação. Ou seja, se a parede exterior tem um ETICS com 6 cm, a parede que separa da garagem também deve ter 6 cm de isolamento, seja em ETICS, parece dupla ou pladur.

    Concretizar isto com precisão no projecto em concreto... só conhecendo as peças todas do processo. Mas tem sempre que isolar, isso tem.
  4.  # 24

    Obrigado pelos vossos comentários.

    a casa fica colada ao minho e o portão será um seccionado normalíssimo.
    No piso superior acima da laje levará isolamento e PRH também.
    as paredes exterior da cave, mesmo as enterradas levaram 6cm xps, e nas restantes vai levar ETICS 6cm.
    anexo mais uma imagem para que percebam melhor que paredes são enterradas da cave (amarelo zonas NÃO enterradas, todas as restantes são completamente enterradas, a vermelho o portão).

    Quantos cm seriam ideais para isolar essa zona interior? 4,5,6 de la de rocha ou xps?
      de6324401c474e2aa2e619b74cdad01a.png
  5.  # 25

    Meta o mesmo que nas paredes exteriores e fica para a vida. Assunto arrumado.
  6.  # 26

    6cm portanto, mas com parede dupla em tijolo ou com uma fiada única e depois pladur e lã de rocha? Numa parede dupla deve se deixar com ou sem caixa de ar? Creio que caixa de ar = condensados...
  7.  # 27

    Essa parede dupla é interior, não deverá ter condensados como uma parede exterior.

    Mas pode usar lã-de-rocha e encher toda a caixa de ar da parede dupla.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  8.  # 28

    Meta tijolo de 11,la de rocha ou de vidro com papel kraft ( voltada para a zona aquecida, > 60mm) e tijolo de 11 e o revstimento final que considerar... e sem caixas de ar!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  9.  # 29

    Se optar por isolar com 60mm na zona dos pilares leva 60mm igual, ou pode reduzir para 30/40mm?
    Obrigado
  10.  # 30

    Colocado por: mfa17Se optar por isolar com 60mm na zona dos pilares leva 60mm igual, ou pode reduzir para 30/40mm?
    Obrigado

    Idealmente igual. Mas se tiver de reduzir para 40mm, e sendo uma parede "interior" não morre ng. QUem dera a muitos ter as exteriores assim isoladas!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
 
0.0167 seg. NEW