Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Depreendo então que também não usa carro, tem o mesmo guarda-roupa desde os 20 anos, não bebe água de garrafas descartáveis, etc...
  2.  # 182

Colocado por: LeaRDepreendo então que também não usa carro, tem o mesmo guarda-roupa desde os 20 anos, não bebe água de garrafas descartáveis, etc...

Depreende mal. Eu não tenho esses complexos ambientais falsos.
    Concordam com este comentário: FJPC
  3.  # 183

Desculpem lá... tenho estado a acompanhar o tópico e nem tencionava comentar... mas... Será que podem respeitar as ideologias de cada um!? Uma coisa é não concordarem com elas... e isso também tem de ser respeitado outra coisa é como tenho lido atacarem uma pessoa completamente só porque a sua ideologia é mais respeitosa ao ambiente...
    Eu INFELIZMENTE não tenho essa preocupação com o meio ambiente MAS DEVIA de ter.. DEVERIA-MOS TODOS...
    E não me venham com o carro para passear e as garrafas PET se as pessoas não andam e não bebem agua, Eu diria que provavelmente farão isso tudo, pois nos dias de hoje o carro é "praticamente indispensável" se calhar bebem em garrafas pet mas só o fato de as colocarem no loal correcto para a reciclagem já diminuíram a sua pegada ambiental com essa reciclagem... aqui não se deveria julgar ninguém ainda por cima segundo me apercebi pessoas que nem sequer se conhecem fazendo juízos de valor sobre elas... Ainda por cima nos dias de hoje sabemos que essas pessoas com tentam diminuir a pegada ambiental é que estão correctas e não nós!!! Mas acima de tudo acho que deviam ser respeitadas as ideologias ecológicas de cada um, ecológicas e não só... podem discordar toda gente respeita isso, mas discordar não é sinonimo de desdenhar, julgar, criticar nem fazer juízos de valor... Por favor respeitem a opinião uns dos outros!!!! (ainda por cima quando sabemos que elas estão certas, só não queremos dar o braço a torcer)
    Concordam com este comentário: vrap.pm, desofiapedro, skypt
  4.  # 184

Duarte e Mena, falou bem. Só se esqueceu que quem quer por 30m2 de relvado sintético também merece ser respeitado. São gostos e opções. Compromisso entre melhor ou mais funcional. Eu preferi algo que tem manutenção baixa, quer em tempo quer em dinheiro. É algo assim tão recriminável?
  5.  # 185

Colocado por: ANdieselDuarte e Mena, falou bem. Só se esqueceu que quem quer por 30m2 de relvado sintético também merece ser respeitado. São gostos e opções. Compromisso entre melhor ou mais funcional. Eu preferi algo que tem manutenção baixa, quer em tempo quer em dinheiro. É algo assim tão recriminável?

Será que me terei mesmo esquecido ANdiesel???
    Relei-a a minha citação novamente por favor...

Colocado por: Duarte&Mena Será que podem respeitar as ideologias de cada um!?
    Mas acima de tudo acho que deviam ser respeitadas as ideologias ecológicas de cada um, ecológicas e não só... podem discordar toda gente respeita isso, mas discordar não é sinonimo de desdenhar, julgar, criticar nem fazer juízos de valor...
    Por favor respeitem a opinião uns dos outros!!!!

Claro que a sua opinião merece e DEVE ser respeitada... do seu ponto de vista até pode-se olhar para isso como ecológico, pois não gastará agua para a manutenção, nem electricidade para a maquina aparar etc etc... que ao longo de alguns anos deverá ser muitos litros e muitos Kw...
    Não é nada recriminável muito pelo contrário... é um ponto de visto como outro qualquer que merece ser respeitado, pode ser aceite ou não da outra parte, mas isso já é outra estória, agora respeitado sempre...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ANdiesel
    • sbcnv
    • 6 julho 2019 editado

# 186

Colocado por: ANdiesel

Da parte que me toca não tenho nada a justificar. Agora não aceito conversa barata de pseudo-ambientalistas. Só isso, de resto cada um compra e trabalha aquilo que quer e pode.

Você já lá viveu? Na Califórnia e no Texas? É que eu vivo numa terra onde tenho verão com temperaturas de 40C° e invernos com geadas de -10C°. Além de umas nevadas ocasionais. Portanto, um clima muito bom para relvados bonitos.
    Mas tá no seu direito de não gostar da sintética, como eu estou no meu direito de não querer aturar a natural. Só não venha com hipocrisia ambientalista (leia acima que também se lhe aplica).

Meu caro você esta a contar a missa ao padre. Não só ja lá vivi, como tenho casa la... Actualmente vivo no Nordeste EUA onde tenho temperaturas noverao de 35+C com humidades altíssimas (o que ao contrário do que apregoou e das piores coisas que se pode pedir para um relvado - humidade) e tenho invernos de -25C ...

Quanto a neves, e normal ter aqui 2-3 nevões por época acima dos 25 cm e o resto neve normal de 5-12 cm recorrentemente

Aqui fica uma imagem da relva com -20C
      Screenshot_20190705-210425~2.png
  6.  # 187

complexos ambientais falsos... ai ai ai

Eu não me importo que metam sintética, não me faltava mais nada. Não aceito é argumentos que valem de nada, justificam as suas acções apontando possíveis defeitos nos outros. Eu chamo a isso desresponsabilização e má fé.

Mas siga...
  7.  # 188

Hoje vi um jardim que em vez de ser com relva era com trevo de folha branca, e por acaso ficava bem bonito.
  8.  # 189

Colocado por: Anonimo09092021

A questão é que você não faz ideia se isso se aplica a quem está a falar aqui.

E está a comparar comportamentos que não são comparáveis, confundindo o superficial com o essencial. Eu trabalho a 40 km de casa, eu TENHO de ter carro (até porque não há transporte público) e TENHO de ir vestido. Não tenho de usar garrafas de plástico descartáveis nem tenho de usar muito do plástico que se usa hoje em dia. E é por isso que não uso. Tenho uma bebé com pouco mais de 2 meses e até às fraldas que usamos são reutilizáveis, os sacos das compras são sempre os mesmos e a fruta/legumes ou os produtos de charcutaria vêm apenas no papel e nunca com saco de plástico. Para ter uma ideia, até na minha obra sou eu que limpo e faço a separação do plástico para um recipiente à parte para que o possa reciclar.

Não me venha com demagogias e com hiperbolizações que servem apenas para o fazer sentir menos mal com as suas escolhas porque isso não resulta. Gosta mais de relva plástica porque é mais bonita, ponha. Se é uma utilização supérflua e poluente de algo que poderia ser natural, claro! Faz-me lembrar, há uns tempos, uma imagem que vi de gomos de laranja já descascados embalados em covetes plásticas para facilitar na hora de comer.

Você tem noção que é raro nesses comportamentos? Se assim é, parabéns.
    Só corrigir o seguinte “para o fazer sentir menos mal”: sinto-me muitíssimo bem e sem qualquer problema. A poluição do planeta vem de outros sítios, da grande indústria e interesses económicos.

Hoje será aplicada a relva sintética, chegou ontem. Depois mostro o resultado e mostro também o “jardim” do vizinho. Logo me dizem de qual gostam mais.
  9.  # 190

Colocado por: ANdiesel

Só corrigir o seguinte “para o fazer sentir menos mal”: sinto-me muitíssimo bem e sem qualquer problema. A poluição do planeta vem de outros sítios, da grande indústria e interesses económicos.

Hoje será aplicada a relva sintética, chegou ontem. Depois mostro o resultado e mostro também o “jardim” do vizinho. Logo me dizem de qual gostam mais.

A poluição só vem da grande indústria?
    Nunca ouviu falar da ilha de plástico do Pacífico?

Não me diga que não separa em casa minimamente o papel , o plástico e o vidro ?....

Quantos anos de garantia tem essa relva sintética?
  10.  # 191

Colocado por: Duarte&Mena

Será que me terei mesmo esquecido ANdiesel???
    Relei-a a minha citação novamente por favor...

Claro que a sua opinião merece e DEVE ser respeitada... do seu ponto de vista até pode-se olhar para isso como ecológico, pois não gastará agua para a manutenção, nem electricidade para a maquina aparar etc etc... que ao longo de alguns anos deverá ser muitos litros e muitos Kw...
    Não é nada recriminável muito pelo contrário... é um ponto de visto como outro qualquer que merece ser respeitado, pode ser aceite ou não da outra parte, mas isso já é outra estória, agora respeitado sempre...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ANdiesel

Não não é ecológico! Parem com isso ! A relva natural , produz o2, retém co2, não liberta microplasticos ...
  11.  # 192

Não é assim tão raro. Na generalidade eu faço o mesmo.

O seu problema é que pensa que "a poluição vem de outros sítios". Mas não vem, vem de si e dos seus comportamentos. E a mudança começa em nós, não são os outros que têm de mudar, somos nós.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021, CMartin
  12.  # 193

13.  # 194

Cá está ela prontinha a ir pro sitio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
      612DEBB4-7076-43BE-A5DB-56576D22024A.jpeg
  14.  # 195

Colocado por: FJPCRelva natural ou relva sintética?

Estou indeciso entre colocar relva sintética e relva natural, estou mais inclinado para a sintética pois apesar do custo da aplicação ser superior garanto um aspecto uniforme e impecável praticamente sem manutenção e sem custos (apenas uma regadela nos dias de maior calor.
    Duvidas em relação á aplicação:
    Como preparar o terreno para receber a relva?
    Que tipo de relva?
    Qual a altura recomendada?
    Como fazer o escoamento da água?

Pretendo um trabalho bem feito para um jardim bonito, o que recomendam?

Bom dia caro FJPC,

Eu já tive uma parte da área exterior (alçado principal) da casa, com cerca de 50m2, com relva sintética aplicada.
    Na altura instalei relva artificial, porque vivia numa casa geminada e como tinha e tenho dois cães, esse foi o principal motivo para a sua instalação. Queria que quando estivesse fora de casa, os cães tivessem um local no exterior para "esticar as patas" onde não se sujassem, uma vez que são cães de "interior", e também não pretendia dar-lhes banho todos os dias.

Foi a melhor decisão que tomei.

A relva artificial no meu ponto de vista apresentava várias vantagens em relação à relva natural, como vim a confirmar por experiência própria mais tarde:

1) baixa ou nula manutenção (também prefiro usar o meu tempo livre nos meus hobbies, e jardinagem, para já, não figura na minha lista);
    2) redução do consumo de água (mais por razões económicas, mas também (menos) por ambientais - custa-me desperdiçar água que não seja a da chuva em regas) e custa-me ainda muito mais pagar faturas de água aos serviços municipalizados);
    3) não tem hipótese de fazer lama, em dias de muita chuva;

A relva artificial não é mais bonita que a relva natural quando esta última está "no ponto", isto é, quando cortada e bem tratada, mas não tenho dúvidas que quando a natural não é tratada, uma boa relva artificial faz tanto ou mais boa figura que a natural, mas isto é a minha opinião.

O engraçado foi que a minha esposa insistiu em que a área do alçado tardoz da casa teria de ser em relva natural, e assim foi, desde que ela tomasse conta da sua manutenção.
    Ao fim de um ano, gastos com jardineiro, regas, remendos, uma área apenas um pouco maior área que a da frente da casa, já ia mais cara que a relva artificial (mas isto é outra história).

Colocado por: FJPCComo preparar o terreno para receber a relva?

eu tinha um terreno de consistência arenosa como base (onde tinha havido anteriormente relva plantada), que foi limpo do coberto vegetal e batido com um maço até apresentar uma compactação apropriada para se andar em cima.
    Depois foi aplicada uma tela geotêxtil de 200g/m2 por cima(poderia ter aplicado antes do geotêxtil pó de pedra ou similar, mas saltei este passo).
    Por cima coloquei o tapete de relva artificial, onde coloquei sílica (areia) branca por cima, para lhe conferir mais peso e evitar que esta levantasse com o vento (se fosse hoje não teria colocado a areia, uma vez que estava em local com pouca exposição ao vento), e para manter o pelo ereto, basta uma rápida passagem de uma vassoura de jardim de cerdas médias que o levanta num instante.
    Também apliquei grampos a espaço para esta ficar presa.

Colocado por: FJPCQue tipo de relva?

Se estiver a falar da artificial, eu adquiri a minha (kit - geotêxtil, sílica, grampos), e depois de muito analisar, numa loja em Almada, onde achei a melhor relação preço/qualidade na altura. Não era a mais bonita que vi, nem a mais densa, mas por cerca de menos de €19/m2(já com IVA), foi uma escolha acertada.
    Ao contrário das outras que vi numa grande superfície multinacional de Bricolage, Construção, Decoração e Jardim muito conhecida, em que as mais caras eram mais bonitas, mas custavam cerca do dobro do preço, e até mais caras. Na mesma gama de preço que paguei, nessa grande superfície não havia nada comparável, assim como nas pesquisas que fiz na net. A loja de Almada, se pesquisar por "relva artificial almada" encontra-a na primeira página das pesquisas (acaba em "ex"). Comprei a chamada topo de gama, na altura, que tem um pêlo com cerca de 40mm altura. E ao longe enganava bem, até parecendo relva natural.

Colocado por: FJPCQual a altura recomendada?

Recomendo um mínimo de 40mm de altura, mas neste momento já se conseguem cerdas (pêlos) de maior altura. Eu acho que quanto mais alta (dentro do que existe no mercado), mais natural parece, para lá de outros requisitos, como pêlos de várias cores (tonalidades de verde, amarelos, castanhos) para lhe conferir um tom mais natural, densidade do tapete (pontos por m2), etc.

Colocado por: FJPCComo fazer o escoamento da água?

Na relva artificial, e das que vi, todas são furadas (as cerdas estão presas numa tela de base "aborrachada" drenante, isto é, a drenagem das águas da chuva, não consitui problema uma vez que passa o tapete e infiltra-se no terreno.

Volta e meia e a espaços iam aparecendo umas ervas daninhas na zona da relva artificial, que resolvia com a aplicação com um borrifador de um potente herbicida, a saber, (vinagre de vinho branco e sal, por cada litro de vinagre duas colheres de sopa de sal), em dias de maior calor duas horas depois as daninhas "já eram".

Também em dias de maior calor, nunca senti grande necessidade de regar o tapete, só o fiz volta e meia quando recebia visitas de amigos que levavam crianças e por uma questão de descanso mental dava uma "molhadela" ligeira no tapete para o arrefecer. Nunca tive queixas nem queimaduras de qualquer grau..... :))))

Deixo em anexo uma imagem da coisa instalada.

Se quiser mais informações, envie PM.

Espero ter ajudado e sido construtivo para este tópico.

cumprimentos
    Concordam com este comentário: skypt, FJPC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt, smart, FJPC
      relva_artificial.jpg
  15.  # 196

Evolução dos trabalhos.
    Falta esticar, colar outro tapete de 0,5m junto à casa, aplicar areia de sílica.
    Para já é este o efeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt, ricat, Wardruna
      D799EFD2-9B93-4465-BABE-2E6C2219BA91.jpeg
  16.  # 197

Lindíssima. Tem aí uma bela alcatifa.
  17.  # 198

É verde... Pronto! Mas só de cor.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  18.  # 199

gostava de ver uma imagem térmica disso no verão...
  19.  # 200

Colocado por: enf.magalhaes
    Não não é ecológico! Parem com isso ! A relva natural , produz o2, retém co2, não liberta microplasticos ...

Acho que anda muito a leste. Aqui nunca ninguem disse que a relva sintetica é ecologica.

0.0212 seg. NEW