Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Meus Caros,

    Estou no meio de uma situação pecúliar e não vejo Como resolver isto de maneira satisfatória. Começando:

    O meu avó deixou umas poucas casas ao meu Pai, metade estão ilegais e a outra metade nem sequer constam em papel algum. Para melhorar a situação, juntou algumas dessas propriedades na mesma caderneta. Conclusão: dois contadores de agua e Luz para 5 ou 6 habitações. O meu Pai sempre teve aquilo alugado, sem recibos ou contratos claro e 'passou' aquilo para mim e para a minha irmã há uns sete anos, apesar de continuar tudo em nome dele.

    Agora tenho três desaas casas alugadas, e o problema é que foram morar para uma dessas casas duas irmãs, a casa foi-lhes "alugada" atraves de um conhecido há quase dois anos.

    Entretanto já estão lá os namorados também, e eu sempre a pagar Luz e agua porque como os contadores nao estão separados sempre fizemos assim. A renda está barata para a casa que é, ninguém está a ficar rico com aquilo, na verdade interessa-me mais que a casa esteje habitada para não se detrioriar.

    Há dois meses estas pessoas agrediram o meu vizinho e ameaçaram a minha irmã.

    Há um mes agrediram a minha mãe e o meu padrasto SEM motivo nenhum. Eu dei-lhes entao 3 meses para sairem todos dali mas dizem que só saem quando lhes for devolvido os dois anos que pagaram de renda. Ameaçaram tambem de ir às finanças claro.

    Quero esta gente fora dali, não importa se me penhorem as casas ou we tenho de as vender. A advogada cobra-me 4.000 e tal euros para Uma ordem de despejo.

    Preciso de conselhos, nao sei o qué fazer. Obrigado.
  2.  # 2

    Bom Dia Abelhudo,

    De que zona é?

    1º - Arranje um advogado a sério. Nunca ouvi tal coisa como 4000 euros para fazer o que for quando a obrigação do profissional da área é aconselha-lo , explicar-lhe soluções, pensar numa estratégia, etc. Deve cobrar-lhe a consulta, dar-lhe uma perspetiva de potenciais custos , problemas e dificuldades.
    2º- Já devia era ter chamado a policia. Na hora. Em ambas as vezes.
    3º- Eles têm contas de agua , luz ou o que seja em nome deles? Como é que eles pagam a renda?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Abelhudo
  3.  # 3

    Bom dia,

    Zona de Sintra.

    A Policia foi chamada das duas vezes, elas vieram logo dizer à Policia que estava tudo ilegal, mas que tem a ver as agressões com o estado da casa? Enfim.

    A advogada cobrou-me 80 euros por aconselhamento jurídico. Para avançar para a frente teria de pagar 3.000 euros MAIS iva e mais Taxa de Justiça 670 euros.

    Rendas eram feitas por transferencia bancaria para a minha irmã.

    Será que seria vantajoso o meu Pai passar aquilo para meu nome por exemplo?

    Obrigado
  4.  # 4

    Agua e Luz tudo em nome do meu Pai.
  5.  # 5

    Bump?
  6.  # 6

    mande cortar a agua e a luz!
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Abelhudo
  7.  # 7

    Corta tudo, água, luz e gás.
    Essa dos 4000 euros por uma ordem e despejo cheira-me a esturro. Já procurou outro adevogado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Abelhudo
  8.  # 8

    Já li por aqui no fórum que se cortar água e Luz a situação se pode virar contra mim... Realmente estava a tentar resolver as coisas minimamente a bem.

    De referir também que deixaram de pagar renda no início do mes porque iam passar a "depositar numa conta em nome do proprietário" até estar tudo resolvido.

    Enquanto eu continuo a pagar custos de Agua e Luz a sete pessoas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodrigoo
    • Nelhas
    • 27 junho 2019 editado

     # 9

    Colocado por: AbelhudoJá li por aqui no fórum que se cortar água e Luz a situação se pode virar contra mim... Realmente estava a tentar resolver as coisas minimamente a bem.

    De referir também que deixaram de pagar renda no início do mes porque iam passar a "depositar numa conta em nome do proprietário" até estar tudo resolvido.

    Enquanto eu continuo a pagar custos de Agua e Luz a sete pessoas...


    Conhece a estação de Algueirão-Mem MArtins?
    Ai nessa zona, funciona uma empresa de recuperação de créditos, litígios , etc da qual já tive clientes que trazem excelentes referências.
    Têm advogado próprio e trata de imensos casos de litigio financeiro , fiscal e de propriedade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Abelhudo
  9.  # 10

    Colocado por: Nelhas

    Conhece a estação de Algueirão-Mem MArtins?
    Ai nessa zona, funciona uma empresa de recuperação de créditos, litígios , etc da qual já tive clientes que trazem excelentes referências.
    Têm advogado próprio e trata de imensos casos de litigio financeiro , fiscal e de propriedade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Abelhudo



    Já não estou em Portugal há alguns anos, mas a minha irmã mora por essa zona.

    Poderá valer a pena investigar essa opção claro, obrigado pela referência.
  10.  # 11

    Colocado por: Abelhudo


    Já não estou em Portugal há alguns anos, mas a minha irmã mora por essa zona.

    Poderá valer a pena investigar essa opção claro, obrigado pela referência.


    Eles podem ajudar no seu caso especifico, pois tratam de problemas legais e de problemas financeiros.
    Em separado ou quando se interligam.
    Rua do Moinho nº 18A
    2725-115
    Algueirão
    Não ponho o nome pois não sei se é possível no fórum a publicidade.

    Abraço e Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Abelhudo
  11.  # 12

    Alguém tem uma vaga ideia do quão complicado é legalizar estas casas?
    Estamos a falar de casas que constam como armazens, algumas nem constam em lado algum, poderia chegar lá um mendigo dizer que a casa era dele que não poderia provar o contrário.

    Suponho que se teria de contratar um engenheiro para fazer modificações necessárias, apresentar projeto à camara etc

    Ainda para mais divisão de cadernetas (já que o meu avó juntou as casas todas em duas ou tres cadernetas com medo que lhe vendessem a herança... Agora herdei problemas em vez de casas)

    Se for muita complicação prefiro vender tudo por truta e meia e comprar uma casa decente com tudo como manda a lei.

    De qualquer maneira amanha vou ao contacto sugerido pelo amigo Nelhas.

    Obrigado desde já por toda a informação que me possam facultar.
  12.  # 13

    Estão aí vários assuntos juntos.
    O primeiro é relativo ao arrendamento e ao contecto que descreve, que já de seguir os seus trâmites.

    O segundo, é relativo ao enquadramento urbanistico dos terrenos e construções existentes. Consulte um arquitecto.
  13.  # 14

    Colocado por: AbelhudoJá li por aqui no fórum que se cortar água e Luz a situação se pode virar contra mim... Realmente estava a tentar resolver as coisas minimamente a bem.

    De referir também que deixaram de pagar renda no início do mes porque iam passar a "depositar numa conta em nome do proprietário" até estar tudo resolvido.

    Enquanto eu continuo a pagar custos de Agua e Luz a sete pessoas...

    Se isso está tudo ilegal, pior do que está não deve ficar. Essas pessoas iam de qualquer forma às financas fazer denuncia, com ou sem água/luz/gás, estando ou nao as casas ilegais.

    Mas também não deixa de ser curioso que só quando as coisas começam a correr para o torto é que nos lembramos de tentar repor as ilegalidades e ter direitos, até lá vamos fugindo pelos pingos da chuva às obrigações de diversa ordem.
    Concordam com este comentário: super
  14.  # 15

    Colocado por: Diogo999
    Se isso está tudo ilegal, pior do que está não deve ficar. Essas pessoas iam de qualquer forma às financas fazer denuncia, com ou sem água/luz/gás, estando ou nao as casas ilegais.

    Mas também não deixa de ser curioso que só quando as coisas começam a correr para o torto é que nos lembramos de tentar repor as ilegalidades e ter direitos, até lá vamos fugindo pelos pingos da chuva às obrigações de diversa ordem.
    Concordam com este comentário:super



    Sr. Diogo as pessoas que lá estão ganharam muito mais com o negócio que eu, o lucro que tinha era risório. Agora agridem a minha família e ainda tem estadia de borla por cima.

    Simplesmente não queria ter aquilo abandonado, mas percebo agora que mais vale desfazer-me das propriedades do que lidar com estes problemas.
  15.  # 16

    Acho que se poderá pensar em termos de soluções de fundo.

    Aqui no fórum nao conhecemos bem a situação. Porém, deixo um contributo.

    - As obras são legalizaveis? Se sim, quanto custará este processo? Se não, o que se irá fazer? Demolir?
    - As edificações precisam de obras para obter as licenças? Se sim, quanto poderá custar?

    Os valores estão ao alcance? São viáveis?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Abelhudo
  16.  # 17

    Colocado por: ADROatelierAcho que se poderá pensar em termos de soluções de fundo.

    Aqui no fórum nao conhecemos bem a situação. Porém, deixo um contributo.

    - As obras são legalizaveis? Se sim, quanto custará este processo? Se não, o que se irá fazer? Demolir?
    - As edificações precisam de obras para obter as licenças? Se sim, quanto poderá custar?

    Os valores estão ao alcance? São viáveis?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Abelhudo


    O meu Pai chegou a fazer um projeto que enviou para a Junta de Freguesia para uma das casas. Esse projecto ao que parece foi arquivado.

    Veja que estas casas já são antigas, as mais recentes tem à volta de 25 anos, a mais antiga à volta de 200.

    A oficina onde o meu Pai trabalhou durante 30 anos nem sequer consta em papel algum.

    Foi uma avaliadora ao local e deu uma estimativa para valores com o estado actual dos imóveis e depois de legalizados. A diferença foi de 170.000 para 370.000.

    Seriam precisas certamente obras, no mínimo separar contadores de agua/Luz.

    Outros promenores como portas de casa de banho para a cozinha, não sei se teria que mudar isso? Janela grande virada para a estrada está muito baixa em altura aparentemente. Mas que querem que faça? Tenho que mandar a parede abaixo e construir outra vez para legalizar a casa?

    Se compensaría legalizar tudo? Sim provavelmente, mas não tenho disponiveis valores elevados para investir ali.
  17.  # 18

    Convinha consultar um arquitecto que o possa ajudar.
    • RCF
    • 28 junho 2019

     # 19

    Colocado por: AbelhudoJá li por aqui no fórum que se cortar água e Luz a situação se pode virar contra mim...

    Não vejo porquê... o problema poderá ser concretizar o corte. O contador está onde...? Se estiver em zona controlada pelos inquilinos, é de esperar que eles não deixem aceder lá... Não sendo assim, mande cortar.
    Se quiser jogar mais pelo seguro, comece por lhes enviar carta registada, a dar um prazo razoável (por exemplo, 3 meses) para libertarem a casa, acrescentando que, passado esse tempo, se não o fizerem, adotará medidas para um despejo coercivo e cortará o fornecimento de energia elétrica e água. Passado esse tempo, se não saírem, corte.

    Colocado por: AbelhudoO meu Pai chegou a fazer um projeto que enviou para a Junta de Freguesia para uma das casas.

    Ainda se tivesse sido para a Câmara Municipal... a Junta de Freguesia nada tem a ver com esses assuntos.
    Mas, para a legalização, como já lhe disseram, o melhor é tratar com arquiteto.
  18.  # 20

    Colocado por: RCF
    Não vejo porquê... o problema poderá ser concretizar o corte. O contador está onde...? Se estiver em zona controlada pelos inquilinos, é de esperar que eles não deixem aceder lá... Não sendo assim, mande cortar.
    Se quiser jogar mais pelo seguro, comece por lhes enviar carta registada, a dar um prazo razoável (por exemplo, 3 meses) para libertarem a casa, acrescentando que, passado esse tempo, se não o fizerem, adotará medidas para um despejo coercivo e cortará o fornecimento de energia elétrica e água. Passado esse tempo, se não saírem, corte.


    Ainda se tivesse sido para a Câmara Municipal... a Junta de Freguesia nada tem a ver com esses assuntos.
    Mas, para a legalização, como já lhe disseram, o melhor é tratar com arquiteto.


    Assim que o acidente com as agressões aconteceu, dei-lhes três meses para sairem. Respondeu-me dizendo que não saíam enquanto não lhes fosse pago todas as rendas de volta dos dois anos.

    Ou seja depois de dois anos comigo a pagar contas de 300 euros de agua e Luz, e receber 400 de renda querem que devolva as rendas passadas.

    E cortar água e Luz poderá ser problema por haver crianças na casa..

    Se fugi às obrigações como senhorio? Sim ok multem-me por não passar recibos, mas tirem-me esta escumalha da minha casa.
 
0.0227 seg. NEW