Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde! Tenho uma grande questão e está difícil de a conseguir resolver!
    Tenho interesse em adquirir uma moradia que pertence a um ex casal recentemente divorciado, na qual o sr é meu conhecido. Os mesmos quando divorciaram-se dividiram a dívida da moradia em dois, em que o Sr continua a liquidar a sua parte todos os meses e a sua ex esposa deu insolvência da sua parte da dívida como não tinha possibilidades de a liquidar. Acontece que quero comprar a casa e o processo da mesma não consegue avançar por uma das partes estar insolvente e o banco não saber como resolver a situação! O sr pode vender a sua parte pela dívida que tem a decorrer e como fica a parte da outra sra insolvente? É a questão que estamos a enfrentar e sem conseguir respostas, ambos (eu e o sr) não estamos a conseguir resolver a situação, porque não conseguem respostas para tal!
    Alguém me consegue explicar o que fazer ou dizer???
    Estamos num beco sem saída à vista :(
  2.  # 2

    estano insolvente deve haver um gestor da insolvência com poderes para vender a metade da casa dela, ou não?
    Concordam com este comentário: Barbaraluis
    • Nelhas
    • 26 junho 2019 editado

     # 3

    Boa Tarde Barbara,

    Espere ai. Vamos por partes.
    1º Divorciaram-se. certo.
    Dividiram a divida? Como assim?
    Se tinha um CH de compra da moradia, significa que os dois eram titulares do empréstimo, aos quais o banco hipotecou a parte que financiou.
    Quando se separaram , o que aconteceu? Continuaram os dois como titulares da casa a pagar? Como Assim? Isso está ai qualquer coisa que têm de ser esclarecida.
    Primeiro porque quem ficou a morar na casa pagava uma parte e a pessoa que saiu pagava também mesmo não morando lá?
    Faço estas perguntas porque esta ai qualquer coisa no imóvel que não é claro.
    O Banco não sabe o que fazer?
    O Banco têm uma hipoteca pendurada e não sabe o que fazer???? Não estou a ver . Pode e não querer saber , pois já têm o processo em resolução
    Concordam com este comentário: Barbaraluis
  3.  # 4

    Colocado por: pauloagsantosestano insolvente deve haver um gestor da insolvência com poderes para vender a metade da casa dela, ou não?
    Concordam com este comentário:Barbaraluis

    Pois existe, mas este esta a demorar muito em dar qualquer solução! e queria-mos tentar resolver + depressa mas está complicado
  4.  # 5

    Colocado por: NelhasBoa Tarde Barbara,

    Espere ai. Vamos por partes.
    1º Divorciaram-se. certo.
    Dividiram a divida? Como assim?
    Se tinha um CH de compra da moradia, significa que os dois eram titulares do empréstimo, aos quais o banco hipotecou a parte que financiou.
    Quando se separaram , o que aconteceu? Continuaram os dois como titulares da casa a pagar? Como Assim? Isso está ai qualquer coisa que têm de ser esclarecida.
    Primeiro porque quem ficou a morar na casa pagava uma parte e a pessoa que saiu pagava também mesmo não morando lá?
    Faço estas perguntas porque esta ai qualquer coisa no imóvel que não é claro.
    O Banco não sabe o que fazer?
    O Banco têm uma hipoteca pendurada e não sabe o que fazer???? Não estou a ver . Pode e não querer saber , pois já têm o processo em resolução


    Sim divorciaram-se!
    Pelo o que o meu amigo disse foi que, ele ficou a pagar metade da divida e ela a outra metade (que na verdade deu insolvencia)
    em relação ao banco, o meu amigo já foi várias vezes tentar saber o que se passa por parte da ex esposa porque quer vender a casa e não consegue devido à mesma insolvencia e este responde-lhe dizendo que não conseguem dizer nada devido ao processo dela! Coisa que se acha estranho, porque se existem compradores disponiveis, o proprio banco deveria ter soluções para poder vender e conseguir "liquidar" a divida que o meu amigo tem certo? E no entanto andamos assim, sem saber o que fazer! não sei se me estou a fazer entender?! Ambos não vivem na casa, ela está fechada.
  5.  # 6

    Colocado por: BarbaraluisPois existe, mas este esta a demorar muito em dar qualquer solução! e queria-mos tentar resolver + depressa mas está complicado


    então ai tem que o pressionar, ele é o principal interessado em realizar capital para pagar as dividas, é o trabalho dele. penso que não podem passar por cima dele.
  6.  # 7

    Se comprar a parte dele fica com direito a 50% da casa !!

    Se a senhora está insolvente, os 50% dela, se não estam já, iram entrar em venda judicial.

    1º conselho, não se meta nisso

    2º se quiser mesmo avançar, a primeira coisa a fazer é falar com o Administrador de Insolvência
    Concordam com este comentário: Barbaraluis
  7.  # 8

    E quando me refiro a 50% é... A senhora tem o mesmo direito de lá morar, como a Bárbara...

    Com paciência tudo se resolve, mas Insolvências e 1/2 de direitos sobre a habilitação... São situações morosas e complicadas.

    Contate um(a) solicitador(a)
    Concordam com este comentário: Barbaraluis
    • Nelhas
    • 27 junho 2019 editado

     # 9

    Colocado por: Barbaraluis

    Sim divorciaram-se!
    Pelo o que o meu amigo disse foi que, ele ficou a pagar metade da divida e ela a outra metade (que na verdade deu insolvencia)
    em relação ao banco, o meu amigo já foi várias vezes tentar saber o que se passa por parte da ex esposa porque quer vender a casa e não consegue devido à mesma insolvencia e este responde-lhe dizendo que não conseguem dizer nada devido ao processo dela! Coisa que se acha estranho, porque se existem compradores disponiveis, o proprio banco deveria ter soluções para poder vender e conseguir "liquidar" a divida que o meu amigo tem certo? E no entanto andamos assim, sem saber o que fazer! não sei se me estou a fazer entender?! Ambos não vivem na casa, ela está fechada.


    Barbara ,

    Ele ficou a pagar metade e ela outra metade.
    Isso não funciona assim.
    O Banco não dissolve um CH com hipoteca com 2 titulares para 2 contratos onde cada um paga a sua parte.
    Isso não funciona assim.
    Só isso.
    Aliás, mesmo nos casos de separação , onde um dos interessados quer ficar com a responsabilidade sozinha do empréstimo, libertando o outro, é uma longa metragem porque o banco torce logo o nariz.
    Não entendo que estrutura de negócio foi essa. Só isso.
    Conheço casos sim, onde o Banco liberta a hipoteca original e dissolve a divida num bolo em 2 , hipotecando de cada um dos divorciados um bem que assegura a divida repartida.
    Mas ai , nem um nem outro ficam ligados a nada.
    Exemplo:
    Um casal faz um CH para compra de imóvel com uma hipoteca de 70 000.
    Separam-se.
    Propõem ao Banco partir a divida em 2. Sendo que o ex-marido fica a pagar 35 000 hipotecando esse valor sobre um bem existe ou adquirido.
    O mesmo sucede com a ex-mulher.
    Mas ai a relação financeira de credito entre ambos acaba.
    Cada um paga o que assumir.
    Como o seu amigo conta, dessa forma aqui explicada , nunca vi.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, Barbaraluis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JonyCosta
 
0.0172 seg. NEW