Iniciar sessão ou registar-se
    • umdois
    • 10 setembro 2009 editado

     # 1

    Não tenho qualquer noção de quais as fases e processos que um cidadão tem de passar para poder construir a sua casa. Será que me podem indicar em linhas gerais qual o processo? Para me auxiliarem, aqui vão mais algumas dúvidas relacionadas que não consegui ainda esclarecer muito bem:
    - é necessário haver arquitecto? há quem diga basta haver um engenheiro...e afinal quais são as tarefas do arquitecto (com todo o respeito pelos arquitectos! apenas pretendo aprender e saber mais)?

    - ainda nem terreno tenho :-), será que falo já com algum arquitecto para pensar no género de casa que gostaria de ter e só depois procuro um terreno com as dimensões que pretendo? ou será que basta ter uma ideia da casa que quero, compro o terreno e só depois trato do projecto da casa em si?

    - como se escolhe um terreno? onde se vê e como se sabe se está completamente pronto para construção?

    - será arriscado comprar um terreno sem este ter um project o aprovado para construção? já agora, quanto mais caro será o preço de um terreno para construção, quando comparado com um sem projecto aprovado?

    Muito obrigado pela atenção e pela ajuda que me possam dar.
  1.  # 2

    Eu começava pelo sítio, penso que é o mais importante.

    Não sei a diferença de preços entre terrenos com / sem projecto aprovado, mas sei que, com projecto aprovado, são mais caros. Mas um arquitecto pode ajudá-lo, consultando o PDM, a perceber qual a viabilidade construtiva de determinado terreno.

    Veja aqui:

    http://www.oasrs.org/conteudo/mailing/Trabalhar%20com%20um%20Arquitecto.pdf
    Contacte vários arquitectos. Escolha o melhor e regateie o preço.
  2.  # 3

    umdois aconselho sempre um arquitecto mas eu sou suspeito, mas acredite que até em em remodelações pequenas sem precisar de licenciamento vale a pena, mesmo monetariamente.

    na minha perspectiva tem duas opções:

    ou encontra já um arquitecto e o ajuda a procurar um terreno, dá-lhe opiniões sobre o que se pode desde logo fazer com o terreno, e uma opinião sobre custos.

    ou se tiver já um tipo de terreno que goste muito assim que comprar ou melhor na altura antes da compra contacte ai um arquitecto, que lhe dá logo uma opinião.

    concluindo sai sempre a ganhar, mas como disse tente mesmo desde o inicio contratar o arquitecto.

    não não é arriscado comprar o terreno sem projecto aprovado, alias o contrario é que não aconselho mesmo.

    cumprimentos
  3.  # 4

    Um conselho de quem não é suspeito : ))))
    Tem algumas vantagens em contratar um arquitecto em detrimento de um engenheiro ous um Agante técnico de arquitectura e engenharia.

    Desvantagens em comprar um terreno já com projecto aprovado.
    Está condiccionado/a ao projecto que já foi aprovado bem como á sua equipa de projecto.
  4.  # 5

    Colocado por: zedasilva
    Desvantagens em comprar um terreno já com projecto aprovado.
    Está condiccionado/a ao projecto que já foi aprovado bem como á sua equipa de projecto.


    por isso não aconselho essas questões por vezes além disso trazem problemas com elas, que nem quero mencionar aqui, mas tem a ver com mesmo estar agarrado à equipa"" de projecto e ao empreendedor.
  5.  # 6

    Obrigado pelos dicas dadas até agora...já fiquei a saber mais algumas coisinhas que não sabia. :-) Essa do projecto obrigar a certas coisas é chato, não sabia. E fiquei mais esclarecido sobre o facto do arquitecto ser mais útil do que pensava. Se não se importarem, coloco então mais umas dúvidas no seguimento dessas:
    1) Quanto se paga (assim muito aproximadamente e muuuuito por alto) por arquitecto "normal" (ou seja, um que não tenha nome e que peça balúrdios de dinheiro)? Já agora, o pagamento é à hora, ao serviço...?

    2) Se comprar um terreno qualquer, sem qualquer projecto, não corro o risco de me dizerem mais tarde que aquele terreno não pode ser para construção ou coisa parecida?

    3) Se alguém aqui quiser partilhar preços de experiências que tenha tido (como cliente ou até como vendedor) relativamente a este tópico, sinta-se à vontade para o fazer. :-)

    Obrigado
  6.  # 7

    2) não não corre tem é de se informar sobre o terreno, ver no pdm onde ele se encontra e o que pode fazer, ou em ultimo se não conseguir informação no pdm, é ir à câmara perguntar o que se pode fazer no terreno.
  7.  # 8

    Penso que se o terreno estiver inserido num loteamento, já terá alguma das regras que terá de cumprir, como a area de construção, nº de pisos, etc...

    No meu caso, como pretendo fazer uma casa térrea (neste caso o terreno terá de ser maior), tendo como ponto de partida que queria uma casa de 5 assoalhadas + garagem, comecei por fazer 2 esboços rudimentares com a disposição das divisões da casa, pensando numa forma mais quadrada e outra mais rectangular.

    Depois tive a sorte de encontrar o terreno na zona que pretendia e em que o esboço da casa rectangular cabia...
    •  
      FD
    • 11 setembro 2009

     # 9

    Colocado por: umdoisNão tenho qualquer noção de quais as fases e processos que um cidadão tem de passar para poder construir a sua casa. Será que me podem indicar em linhas gerais qual o processo?

    Passos para construir casa. Construir casa, sim ou não.
    Isto, num tom levezinho, se quiser levar com tudo e ficar desde já desmotivado/a: formalidades para construir.
  8.  # 10

    Boas em relação as seguintes questões:
    - é necessário haver arquitecto? Há quem diga basta haver um engenheiro...E afinal quais são as tarefas do arquitecto (com todo o respeito pelos arquitectos! Apenas pretendo aprender e saber mais)?

    Pois será sempre bom ter um arquitecto que possa avaliar se necessita ou não de projecto para o que queira fazer.! Quando falamos de uma moradia nova a construir é mais que claro que se necessita de um projecto.
    Muito cuidado com muitos factores relacionados com a execução dos projectos e seus custos.!

    - ainda nem terreno tenho :-), será que falo já com algum arquitecto para pensar no género de casa que gostaria de ter e só depois procuro um terreno com as dimensões que pretendo? Ou será que basta ter uma ideia da casa que quero, compro o terreno e só depois trato do projecto da casa em si?

    Sim basta falar com um arquitecto ou imobiliaria, a ideia será apresentada em estudo por o arquitecto.!

    - como se escolhe um terreno? Onde se vê e como se sabe se está completamente pronto para construção?

    Terá de consultar o pdm da sua zona junto da respectiva c.Municipal. E ai terá todas as respostas

    - será arriscado comprar um terreno sem este ter um projecto aprovado para construção? Já agora, quanto mais caro será o preço de um terreno para construção, quando comparado com um sem projecto aprovado?
    Sim sempre antes analisar o pdm, o preço depende sempre da zona onde se quer construir.!

    Eu por mim falo sou arquitecto tenho uma empresa que desenvolve projectos a nível nacional, e gosto de ajudar as pessoas na sua(s) duvidas caso tiver algum interesse da sua parte poderá contactar-me sem compromisso arqº.Paulo tomas 91.0398113 ou via e-mail:
  9.  # 11

    Vou lhe dar a minha perspectiva de cliente:
    embora também esteja a projectar construir, quero lhe dar uma opinião a um nível mais pequeno: a cozinha!

    Contactei (5) empresas diferentes umas mais pequenas e familiares, outras grandes nomes da "praça"! As cinco fizeram uma "espécie de entrevista" procurando saber as nossas preferências e projecções de como queríamos utilizar essa divisão.

    Quatro dos projectos vieram de forma muito semelhante ao que havíamos solicitado (sinceramente sem grande imaginação da nossa parte e poucas melhorias da parte deles).

    O único projecto que nos agradou realmente foi um em que fomos entrevistados por uma equipa (Arquitecto/Designer) e em que eles souberam mesmo preencher todas as nossas lacunas e indecisões, pegaram na divisão e sua envolvente e souberam aproveitá-la e criar.

    O resultado foi que a cozinha (projectada) não ficou como queríamos,... ficou MUITO MELHOR!

    e acho que basicamente é esse o trabalho do seu arquitecto... é pegar em tudo o que voçês querem e criar um projecto bem melhor!
  10.  # 12

    é lá

    só agora reparei que esta discussão é de 2009... e o umdois não anda mais por estes lados da net... e eu a perder o meu latim...!
  11.  # 13

    Colocado por: moraisddé lá

    só agora reparei que esta discussão é de 2009... e o umdois não anda mais por estes lados da net... e eu a perder o meu latim...!


    :D

    É o milagre da "ressuscitação do tópico".
    • svs
    • 10 dezembro 2010

     # 14

    caros... hoje no seculo 21 e desde janeiro 2010, os engenheiros não podem assinar projectos de arquitectura
    • svs
    • 10 dezembro 2010

     # 15

    decreto lei 73/73
  12.  # 16

    Boas

    caros... hoje no seculo 21 e desde janeiro 2010, os engenheiros não podem assinar projectos de arquitectura

    Errado.

    decreto lei 73/73

    Errado.

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 17

    svs
    Isso queria muita gente mas olhe que ainda muita tinta hade correr sobre esse assunto.
    Para 2014 ainda falta algum tempo
 
0.0183 seg. NEW