Iniciar sessão ou registar-se
    • asfig
    • 10 setembro 2009 editado

# 1

Comprei uma habitação em 2008. Após verificar alguns defeitos na mesma, enviei carta registada ao construtor, que nada fez.
    Entretanto apresentei queixa dele no Inci.
    Já lá vão alguns meses e nunca fui contactada. Sempre que ligo para lá dizem-me para aguardar mais algum tempo porque não podem passar a chamada para a secção de "inspecções".
    Já enviei um fax para o Inci a reforçar um pedido de informação sobre o processo e até agora não me contactaram.

Já alguem teve algum caso parecido? Parece-me que em Portugal não há quem obrigue os construtores a fazerem nada...
  1.  # 2

Pela minha experiência vai esperar ainda mais uns meses até que se passe da cabeça e vá a uma delgação do INCI e não saia de lá sem uma resposta.
    Nessa altura a resposta que lhe vão dar será uma das duas.
    1ª A empresa já não existe.
    2ª A empresa ainda existe e vão fazer uma averiguação da situação por si relatada e despois será contacta.

Soluções.
    Procure no site do INCI se a empresa ainda existe caso exista vá a uma delegação e tente saber que é o responsavel pelo alvará bem como a sua morada.
    Faça uma carta registada a esse responsavel relatnado os factos e dizendo que irá enviar a mesma carta para a sua ordem ous associação.

Se resulta não sei mas é mais uma forma de pressão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: asfig
  2.  # 3

Obrigada pela sua resposta.

A Empresa ainda existe. Já pressionei o arquiotecto responsável pela obra o que ajudou a que a Empresa resolvesse alguns dos problemas mas não todos (ficou de vir concluir os restantes e nunca mais apareceu...)

Vou fazer o que me aconselhou.

Depois relato o que aconteceu. Voce já teve o mesmo problema?
  3.  # 4

Pessoalmente não mas como trabalho na área tenho conhecimento de casos identicos.
    Uns com desfechos mais felizes que outros.
  4.  # 5

Infelizmente sei que há muitas pessoas nessa situação e não me parece que haja quem as proteja.
  5.  # 6

O que na maioria dos caso aconteçe é que a empresa deixa de pagar ao técnico responsavel pelo alvará.
    Este participa ao INCI deixando de ser responsavel pela empresa.
    O INCI notifica a empresa par substituir o técnico ou então entregar o alvará.
    A empresa borrifasse para a notificação e continua a construir e a levantar obras com o mesmo alvará.
    No ano seguinte volta a apresentar a sua candidatura para um novo alvará já com outro nome e outro técnico.
    Passado 2 ou 3 meses volta a repetir o esquema...
  6.  # 7

E o técnico responsável pelo Alvará é técnico responsável pela obra? Aquele que aparece na FTH?
  7.  # 8

Não necessáriamente.
    Na maioria dos casos até nem é.
    • LB
    • 15 setembro 2009

# 9

Boas
    Não me parece a maneira mais correcta de resolver a questão, até porque o técnico responsável pelo alvará não é para aqui chamado.
    Se realmente chegou à fala com o construtor e não consegue que ele promova as reparações necessárias, o melhor mesmo é ir por via judicial intentando acção contra o mesmo. É preciso não esquecer que a casa, quando nova, tem um prazo de garantia legal, dentro do qual o vendedor se obriga a proceder às reparações necessárias derivadas de vícios de obra.
  8.  # 10

LB
    Tem alguma razão qd diz que o técnico do alvará "não é para aqui chamado"
    Mas se for um "bom" técnico sempre será mais uma das possibilidades de pressão.
    • LB
    • 15 setembro 2009

# 11

Sendo técnico ou bom técnico como refere, não tem que andar a receber ameaças de cartas para a associação profissional, já que se trata de assunto que não é do seu domínio.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 12

LB
    Eu tb sou resp. técnico de uma empresa e confesso que não acompanho todas as obras.
    Mas se houvesse um cliente que me viesse fazer "queixa" de uma situação nemos correcta que a empresa tivesse tido numa obra mesmo não sendo DT da obra como resp. técnico da empresa tentaria por todos os meios fazer com que as coisas se resolvessem a contento de todos.
  10.  # 13

Boa tarde,

gostaria de informa-los que acabei por resolver esta situação, com a intervenção amigável do responsável técnico pelo alvará da Empresa. Neste momento, tenho outros problemas que a Empresa também não resolve e o responsável técnico já não è o mesmo.
    No entanto, pelo que me foi informado pelo Inci, ele também è responsável por esta situação, embora não com a mesma relevância de responsabilidade que tem a Empresa.
  11.  # 14

2 anitos para resolver, tá bom...
  12.  # 15

:)

Consegui resolver durante o primeiro trimestre de 2010, recorrendo ao CIAB e ao Eng. responsável pelo Alvará, não me lembrei foi de vir actualizar mais cedo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  13.  # 16

só panhonhas...

o inci não pode fazer nada sobre defeitos de obra - a empresa e o técnico fizeram porque são uns gajos porreiros.

ab
  14.  # 17

quais as implicações de determinada empresa de construção aparecer neste site do Inci como alvara cancelado?
    •  
      FD
    • 22 novembro 2011

# 18

Colocado por: loverscoutquais as implicações de determinada empresa de construção aparecer neste site do Inci como alvara cancelado?

Para quem?
  15.  # 19

para o construtor e para os donos das obras as quais ele nao terminou..... ou melhor.... está a terminar
    •  
      FD
    • 22 novembro 2011

# 20

Depende do motivo do cancelamento - se só expirou e não renovou ou se houve outros motivos.
    Se houve outros motivos, depende de quais.

Penso que nunca são boas notícias, alguma coisa está a correr mal.
    Quanto às implicações burocráticas, desconheço...

0.0219 seg. NEW