Comprei uma habitação em 2008. Após verificar alguns defeitos na mesma, enviei carta registada ao construtor, que nada fez. Entretanto apresentei queixa dele no Inci. Já lá vão alguns meses e nunca fui contactada. Sempre que ligo para lá dizem-me para aguardar mais algum tempo porque não podem passar a chamada para a secção de "inspecções". Já enviei um fax para o Inci a reforçar um pedido de informação sobre o processo e até agora não me contactaram.
Já alguem teve algum caso parecido? Parece-me que em Portugal não há quem obrigue os construtores a fazerem nada...
Pela minha experiência vai esperar ainda mais uns meses até que se passe da cabeça e vá a uma delgação do INCI e não saia de lá sem uma resposta. Nessa altura a resposta que lhe vão dar será uma das duas. 1ª A empresa já não existe. 2ª A empresa ainda existe e vão fazer uma averiguação da situação por si relatada e despois será contacta.
Soluções. Procure no site do INCI se a empresa ainda existe caso exista vá a uma delegação e tente saber que é o responsavel pelo alvará bem como a sua morada. Faça uma carta registada a esse responsavel relatnado os factos e dizendo que irá enviar a mesma carta para a sua ordem ous associação.
Se resulta não sei mas é mais uma forma de pressão
A Empresa ainda existe. Já pressionei o arquiotecto responsável pela obra o que ajudou a que a Empresa resolvesse alguns dos problemas mas não todos (ficou de vir concluir os restantes e nunca mais apareceu...)
Vou fazer o que me aconselhou.
Depois relato o que aconteceu. Voce já teve o mesmo problema?
O que na maioria dos caso aconteçe é que a empresa deixa de pagar ao técnico responsavel pelo alvará. Este participa ao INCI deixando de ser responsavel pela empresa. O INCI notifica a empresa par substituir o técnico ou então entregar o alvará. A empresa borrifasse para a notificação e continua a construir e a levantar obras com o mesmo alvará. No ano seguinte volta a apresentar a sua candidatura para um novo alvará já com outro nome e outro técnico. Passado 2 ou 3 meses volta a repetir o esquema...
Boas Não me parece a maneira mais correcta de resolver a questão, até porque o técnico responsável pelo alvará não é para aqui chamado. Se realmente chegou à fala com o construtor e não consegue que ele promova as reparações necessárias, o melhor mesmo é ir por via judicial intentando acção contra o mesmo. É preciso não esquecer que a casa, quando nova, tem um prazo de garantia legal, dentro do qual o vendedor se obriga a proceder às reparações necessárias derivadas de vícios de obra.
LB Tem alguma razão qd diz que o técnico do alvará "não é para aqui chamado" Mas se for um "bom" técnico sempre será mais uma das possibilidades de pressão.
Sendo técnico ou bom técnico como refere, não tem que andar a receber ameaças de cartas para a associação profissional, já que se trata de assunto que não é do seu domínio.
LB Eu tb sou resp. técnico de uma empresa e confesso que não acompanho todas as obras. Mas se houvesse um cliente que me viesse fazer "queixa" de uma situação nemos correcta que a empresa tivesse tido numa obra mesmo não sendo DT da obra como resp. técnico da empresa tentaria por todos os meios fazer com que as coisas se resolvessem a contento de todos.
gostaria de informa-los que acabei por resolver esta situação, com a intervenção amigável do responsável técnico pelo alvará da Empresa. Neste momento, tenho outros problemas que a Empresa também não resolve e o responsável técnico já não è o mesmo. No entanto, pelo que me foi informado pelo Inci, ele também è responsável por esta situação, embora não com a mesma relevância de responsabilidade que tem a Empresa.
Consegui resolver durante o primeiro trimestre de 2010, recorrendo ao CIAB e ao Eng. responsável pelo Alvará, não me lembrei foi de vir actualizar mais cedo.
Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva