Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tenho em vista um terreno que vai sofrer uma alteração de loteamento. Neste momento permite area bruta de construção de 240m2. Queremos aproveitar a alteração do loteamento para pedir um aumento da capacidade construtiva. O terreno em questão fica no concelho de Matosinhos.
    Falaram-me que este aumento custa cerca de 50 eur por m2 Triu incluído. Parece-me muito mas sou leiga no assunto.
    Faz-vos sentido este valor, até pela vossa experiência com outras câmaras?
    Já fui ver ao regulamento de taxas e o Triu tem imensos factores que desconhecemos e por isso não conseguimos calcular aquilo.
    Obrigada pela ajuda.
  2.  # 2

    Tem de perguntar ao tecnico que irá tratar dessa alteração.
    As taxas variam muito.... e alterações de loteamentos existetnes, muitas vezes são calculadas de modo diferente.. Possivelmente nem o tecnico saberá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lisps
  3.  # 3

    Há câmara bem mais dispendiosas.
  4.  # 4

    O vosso problema não é esse. No bolo geral da construção de uma moradia de mais de 240m² (imagino pelo menos 300m² para justificar a necessidasde da alteração), o valor a pagar de taxas pela alteração será um grão de areia.
    Têm a certeza de que não vos bastam os 240m² ? Isso já dá para fazer uma bela moradia.
    Curiosamente as alterações de loteamentos que tenho feito têm sido sobretudo para reduzir a área.
  5.  # 5

    ?

    nunca me calhou isso Nuno, os loteamentos por norma falam em áreas e parâmetros máximos, não obrigam a construir o que lá está descrito.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    curiosamente alterei o ano passado um para aumentar tb a área... foi um filme, mas consegui, houve muita ginástica para manter-me dentro dos índices permitidos pela CM.

    Colocado por: LispsQueremos aproveitar a alteração do loteamento para pedir um aumento da capacidade construtiva
    tem a certeza que pode aumentar? por norma as áreas nos loteamentos já andam nos limites máximos dos índices..
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemoscuriosamente alterei o ano passado um para aumentar tb a área... foi um filme, mas consegui, houve muita ginástica para manter-me dentro dos índices permitidos pela CM.

    tem a certeza que pode aumentar? por norma as áreas nos loteamentos já andam nos limites máximos dos índices..


    Este não, está a cerca de metade da área máxima permitida. É uma coisa que vamos ter que ver com o arquitecto quando o contratarmos. Não quero uma casa muito grande mas se aos 240m2 descontar garagem para dois carros, arrumos e áreas técnicas, paredes e circulação pode não sobrar muito para fazer um t3+1 ou T4 com uma boa sala. Só vendo mais à frente mesmo tb consoante o orçamento. Prefiro ceder nas áreas do que ceder no dinheiro. :)

    Só achei 50 eur por m2 um balúrdio mas pelos vistos é o normal nas câmaras. Minha nossa...
  8.  # 8

    Colocado por: LispsEste não, está a cerca de metade da área máxima permitida.
    o indice de área de implantação ou o índice de área de construção?
    • Lisps
    • 5 julho 2019 editado

     # 9

    Colocado por: antonylemoso indice de área de implantação ou o índice de área de construção?


    Está a metade da área de construção total permitida que é de 2 pisos de 250 m2 cada, área de implantação máxima de 250m2.
  9.  # 10

    O índice não é achado lote a lote... É através da contabilização da operação de loteamento toda.
    Concordam com este comentário: Lisps, nunogouveia
  10.  # 11

    Qual é a area total do lote?

    Necessita mesmo de aumentar a área? Atenção ao tempo e aos custos.

    Colocado por: Lisps

    Está a metade da área de construção total permitida que é de 2 pisos de 250 m2 cada, área de implantação máxima de 250m2.
  11.  # 12

    Colocado por: ADROatelierQual é a area total do lote?

    Necessita mesmo de aumentar a área? Atenção ao tempo e aos custos.



    Vou tentar não aumentar. Só queria mesmo saber caso quisesse aumentar por quanto ficaria o m2.
  12.  # 13

    Ainda tem custos com projectos e o tempo, que não é pouco.

    Colocado por: Lisps

    Vou tentar não aumentar. Só queria mesmo saber caso quisesse aumentar por quanto ficaria o m2.
  13.  # 14

    Bem há casos que essa alteração ao loteamento se resume a apresentar a planta síntese e no respetivo quadro síntese alterar o valor das áreas isto a par com uma memoria descritiva sucinta. é claro que os maiores custos serão na camara pois coisas com loteamentos costumam ser bem taxadas. ah e o tempo, é preciso não haver espinhas no processo e fazer pressão na camara para cada departamento por a cruz e despachar o processo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lisps
    • Lupan
    • 6 julho 2019 editado

     # 15

    Para aumentar tem de ver o índice de construção do loteamento e comparar com o PDM. Depois de apurar o que pode ou não aumentar, tem de pagar a TMU, quem tem uns cálculos que podem variar de município para município, e tem de pagar umas taxas fixas, sendo que podem também variar se forem loteamentos com mais ou menos de 100 fogos.

    Posso dizer que vou aumentar 44m2 e tirando as taxas fixas são +/- 700 €...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lisps
      Screenshot_2019-07-06-09-38-46_1.jpg
  14.  # 16

    Vamos tentar não aumentar e fazer apenas casa térrea com 250m2 qu é mais do do suficiente. Temos é que conseguir colocar a garagem fora tipo com uma pala ou alpendre.
    Isto provavelmente tb depende de câmara para câmara mas um alpendre ou pala com pilares (mas totalmente aberta) não entra para área de implantação pois não?
  15.  # 17

    com pilares pode contar, assim como mesmo em caso de não contar pode não ser permitido fora do polígono definido de implantação.
    deve procurar apoio técnico com um técnico. nem todos os loteamentos se regem pelas mesmas premissas e nem todas as camaras idem.
  16.  # 18

    Colocado por: marco1com pilares pode contar, assim como mesmo em caso de não contar pode não ser permitido fora do polígono definido de implantação.
    deve procurar apoio técnico com um técnico. nem todos os loteamentos se regem pelas mesmas premissas e nem todas as camaras idem.


    Obrigada! Pois temos mesmo que ver depois com o arquitecto. Mas tenho confiança que acabe por se conseguir! Não queria nada fazer mais um piso, para além de gostar de casas térreas não quero que o custo vá por aí acima.
  17.  # 19

    essa situação tem sido corrente nos casos que tenho acompanhado, tem sido normal fazer isso, uns mais fáceis que outros evidentemente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lisps
    • cary
    • 1 novembro 2019

     # 20

    Colocado por: LispsBom dia,
    Tenho em vista um terreno que vai sofrer uma alteração de loteamento. Neste momento permite area bruta de construção de 240m2. Queremos aproveitar a alteração do loteamento para pedir um aumento da capacidade construtiva. O terreno em questão fica no concelho de Matosinhos.
    Falaram-me que este aumento custa cerca de 50 eur por m2 Triu incluído. Parece-me muito mas sou leiga no assunto.
    Faz-vos sentido este valor, até pela vossa experiência com outras câmaras?
    Já fui ver ao regulamento de taxas e o Triu tem imensos factores que desconhecemos e por isso não conseguimos calcular aquilo.
    Obrigada pela ajuda.
 
0.0201 seg. NEW