Boa noite Peço a vossa ajuda para que tipo de tubo devo usar. Necessito de passar cabo eléctrico da minha casa para a garagem, tem de passar numa parede exterior e depois cerca de três metros suspenso e só depois desce para a garagem. Gostaria de proteger o cabo com um tubo e não sei que tipo de tubo usar. Ja pensei usar o tubo vd mas tenho medo que entre agua para dentro do tubo. Falaram-me do tubo anelado mas também tenho medo que não seja resistente aos raios solares e gelo. Que devo usar? obrigado
O melhor será abrir um pouco de roço na parede na travessia exterior , passar o cabo e tubo dentro da parede. Caso não seja possível, vá a uma loja tipo REXEL ou assim. Compra tubo anelado armado de exterior. Normalmente é cinzento claro. O tubo é um pouco caro , mas bastante resistente e adequado a exterior. Mas atenção, se for numa zona com bastante exposição solar , o tubo não vai resistir para sempre. Para ser um trabalho bem feito e que não se chateie mais, faça o que sugeri na primeira frase. Compra cabo revestido e tubo anelado. Na travessia de exterior , abre uma pouco de roço na parede, poe lá o cabo com o tubo e depois tapa tudo. Atenção, não compre certo tubo anelado baratinho que anda por ai nas superfícies comerciais. E utilize sempre cabo revestido.
Bom dia obrigado pela resposta. eu não queria abrir roço, até porque como disse tenha uma parte em que ele vai passar via aeria e nesse espaço vai mesmo ter que ficar as intempéries..... obrigado
Colocado por: miguel paivaBom dia obrigado pela resposta. eu não queria abrir roço, até porque como disse tenha uma parte em que ele vai passar via aeria e nesse espaço vai mesmo ter que ficar as intempéries..... obrigado
Existe tubo anelado apropriado para a situação que descreve.